Ovinos/Caprinos

 

Leilão Álamos

Está agendado para o dia 14 de maio, a partir das 18h, o Leilão Virtual Álamos Dorper Embryo. Serão colocados à venda reprodutores, matrizes, borregas e pacotes de embriões e de sêmen dos melhores animais da Álamos. O leilão terá transmissão ao vivo pelo site www.mfrural.com.br. Mais informações no site www.alamos.com.br.


Sistemas de alimentação

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) do Rio Grande do Sul promoveu no mês passado um Dia de Campo para técnicos e produtores. O objetivo foi avaliar diferentes sistemas de alimentação de cordeiros, terminados em pastagem de verão, para a produção sustentável de carne ovina de qualidade no outono.


Mega Leilão Texel Amoras

Será realizado no dia 25 de maio, a partir das 14h, o Mega Leilão Texel da Cabanha Amoras, de Rio Pardo/RS. O remate vai ofertar entre 100 e 150 fêmeas PO e 10 reprodutores PO de linhagem francesa-inglesa. O leilão será no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Mais informações no site www. cabanhaamoras.com.br.


Venda de Texel

Entre os dias 15 a 18 de maio, será realizada a XXV Fenovinos - Feira Nacional Rotativa de Ovinos, que acontece em Júlio de Castilhos/RS. No dia 18, às 18h, a Associação Brasileira de Texel (Brastexel) realizará o I Leilão Estrelas de Ouro Texel, que ofertará ventres selecionados. Mais informações no site www.brastexel.com.br.


Abate certificado

A VPJ Alimentos realizou no final de março o primeiro abate de cordeiros cruza Dorper certificados do país. Os animais são oriundos do Programa de Integração Cordeiro Prime, um modelo de fomento criado pela empresa para integrar os produtores no uso da genética Dorper e na produção de cordeiros precoces. O programa já é ativo em vários estados, com maior foco no Rio Grande do Sul, onde ocorreu o abate.


Expoagro Atibaia

A 5ª Expoagro Atibaia, que ocorre entre 20 e 26 de maio, no Parque Edmundo Zanoni, em Atibaia/SP, terá na sua programação a Exposição de Ovinos. O evento fará parte do ranking “Cabanha do Ano” da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco). Mais informações no site www.aspaco.org.br.


Intercâmbio para capacitação

A Embrapa Caprinos e Ovinos recebeu no mês passado a visita da professora Maria Leite Browning (Alabama A&M University e Tennessee State University), para reunião técnica que discutiu a parceria entre a Embrapa e as duas universidades norte-americanas para a capacitação de pesquisadores, envolvendo também universidades cearenses. Outro objetivo é trabalhar num projeto de pesquisa na área de melhoramento genético de caprinos de corte.


Caprinocultura leiteira

No mês passado, municípios nordestinos da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco receberam a visita do mestre queijeiro espanhol Ignácio Plaza. A iniciativa teve como objetivo beneficiar os produtores locais, chamando a atenção para a importância da diversificação de produtos feitos à base do leite de cabra.