Agro Giro

 

Abate humanitário pode ser próxima barreira

Está em consulta pública o projeto de Instrução Normativa que aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário, bem como os métodos de insensibilização autorizados. O principal objetivo da portaria é atualizar a Instrução Normativa nº 3/2000, que trata do bem-estar animal no momento do abate, com o objetivo de elevar o nível de proteção a esses animais.


Fundação Agrisus completa 12 anos

A entidade sem fins lucrativos completou, em 24 abril, 12 anos de atividades. É a única fundação no Brasil que trabalha exclusivamente com recursos privados no apoio a projetos voltados à melhoria e à conservação do solo e à sustentabilidade das atividades rurais. Mais pelo site www.agrisus.org.br.


1ª Feira de Energias Renováveis

A primeira edição da feira internacional será realizada de 27 a 29 de novembro em Porto Alegre/RS. Os segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás e biomassa serão abordados na mostra.


Cartilha orienta aplicação de medicamentos

Durante o encontro no CNPC, também foi apresentado o Programa Educacional de Resíduos de Produtos Veterinários e seu Controle, que reuniu em uma cartilha dicas importantes para aplicação de medicamentos e tempo de carência dos produtos. Elaborada em parceria com o Sindan, a publicação pode ser solicitada pelo site www.cnpc.org.br.


Formulário do Cadastro Ambiental Rural disponível na internet

O documento já disponível na internet é pré-requisito para obtenção de licenciamentos e autorizações ambientais para quaisquer atividades econômicas, agropecuárias ou florestais. O documento é obrigatório e vai permitir a regularização de todas as propriedades rurais. Informações pelo site www.ibama.gov.br.


China confirma casos de aftosa no noroeste do país

O Ministério da Agricultura da China informou que casos de febre aftosa do tipo A foram confirmados na região autônoma de Xinjiang Uygur, no noroeste do país. Uma propriedade no condado de Lop, em Xinjiang, relatou que 12 cabeças de gado apresentavam sinais da doença.


Brasil avança para obter status internacional de país livre de aftosa

O Ministério da Agricultura espera ainda neste mês o reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação para o Pará e sete estados do Nordeste. O tema também foi discutido em coletiva do Conselho Nacional de Pecuária de Corte. O continente americano comemora um ano sem focos. Para a entidade, ajuda ao Equador e o laboratório de biossegurança, em Pedro Leopoldo/MG, foram determinantes.


Esperado plus de 15% para novilho precoce

A proposta da Novilho Precoce MS é incrementar as escalas, com bonificações que vão chegar a quase 15% acima da arroba. A bonificação é válida para os programas: No Ponto/JBS, Angus/Hereford – Beef&Veal, Carrefour/ NaviCarnes e SebraeTec/Sistema Famasul/Exagro.


Poupatempo do Produtor Rural

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi, lançam o Projeto Poupatempo do Produtor Rural. Mais de 50 serviços já oferecidos pela pasta serão integrados num só lugar, facilitando o acesso aos produtores rurais. A atuação será de forma itinerante por meio de três unidades móveis que atenderão municípios da região de Sorocaba. Informações pelo site www.agricultura.sp.gov.br.


Aumento na participação de fêmeas nos abates

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foram abatidos, sob inspeção, 31,1 milhões de bovinos em 2012, aumento de 7,9%, na comparação com 2011. O aumento na oferta de fêmeas foi o maior responsável pelo desempenho dos abates. Foram abatidas 13 milhões de cabeças, um salto anual de 12,6%.