A Voz do Criador

 

O mercado é soberano

Independente de raça e subespécie, no fim das contas apenas importa a qualidade da carne posta à mesa do consumidor. Ela é quem dá as diretrizes, dita o ritmo do trabalho, as características desejáveis do produto e quanto ele vai valer. Pelo menos, essa foi a lição mostrada durante a ExpoLondrina, que serviu de palco para assinatura de uma parceria histórica entre as raças coirmãs Angus e Brangus, as quais há muito caminhavam separadamente.

De concorrentes ávidas a parceiras, a iniciativa denota como o mercado é soberano. Angus vive um momento único na comercialização de sêmen e os touros Brangus estão em alta no cruzamento industrial. Certamente, uma iniciativa como essa vai acelerar ainda mais o fomento do taurino e do sintético. Aqui, nas páginas da AG, vamos tentar dar pistas do que pode estar por vir, mas grandes anúncios devem ocorrer mesmo a partir da realização da Feicorte, em São Paulo.

Enquanto isso, brindamos o leitor com uma matéria especial sobre vacinação racional, aliada do produtor na redução do tempo de manejo, aumento da segurança aos tratadores, economia dos produtos e redutora dos abscessos purulentos, que levam a uma perda superior a 1 kg de carcaça e futuras penalizações do boi no frigorífico. Também é importante lembrar: fazer a “lição de casa” muito ajuda na imunização.

Destaque também para um experimento de longa duração, conduzido no Sul do Brasil, onde foi estudada a “Integração” entre o cultivo de soja e a criação de bovinos de corte. Falando em grãos, “Feno & Silagem” apresenta dicas para se obter excelência na silagem de milho. Para uma análise ampla da erradicação da febre aftosa no Brasil e no continente, ouvimos Tirso de Salles Meirelles, presidente do CNPC (Conselho Nacional de Pecuária de Corte).

O leitor pediu e a Revista AG atendeu, em “Escolha do Leitor” a reposição de novilhas na própria fazenda. Bem feita, torna, inclusive, o ciclo de cria rentável. “Raças” destaca o centenário Devon no Brasil e “O Confinador” traz mais dicas de gestão de custos para o leitor. Por fim, “Caprinovinocultura” relembra a necessidade de um planejamento sanitário e “Leite” apresenta algumas das vantagens da nutrição de precisão. Isso e muito mais na sua Revista AG.

Boa leitura!