Falou

 

Destaque no Nelore

Com a palavra, Roberto Alves Mendes, titular da Fazenda do
Sabiá e Melhor Criador do Ranking Nacional da ACNB

“A seleção começa com o investimento numa base
sólida de matrizes e doadoras”, diz Roberto Alves Mendes

Revista AG – Qual o segredo para se consagrar o Melhor Criador do Ranking Nacional da Raça Nelore?

Roberto Mendes – Não existe segredo, mas, sim, muito trabalho. São 45 anos de seleção na raça Nelore, sempre com foco em caracterização e beleza racial, precocidade e desenvolvimento de carcaça. Critérios que resultaram em um gado com a “cara” da Sabiá. Além disso, temos uma excelente equipe de trabalho que faz toda diferença no preparo dos animais para a pista.

Revista AG – E como esse trabalho de seleção é feito?

Roberto Mendes – A seleção começa com o investimento numa base sólida de matrizes e doadoras. Hoje, com as novas tecnologias (Fertilização In Vitro e Transferência de Embriões) e a disponibilidade nos leilões do melhor da genética da raça Nelore, a velocidade da seleção é bem maior. O trabalho de acasalamento das doadoras e da vacada a campo é que define a continuidade do melhoramento genético.

Revista AG – A Fazenda do Sábia também produz touros de campo?

Roberto Mendes – A razão de se fazer o melhoramento genético do gado de elite é disseminar essas melhorias, principalmente, de desempenho e precocidade para pecuária de corte. A venda de tourinhos é onde esses dois trabalhos se encontram. A Sabiá é uma tradicional fornecedora de touros a campo, mantendo uma venda constante.

Revista AG – Quais os animais de maior destaque do plantel?

Roberto Mendes – Tanto nos reprodutores quanto nas fêmeas, a Fazenda do Sabiá produziu alguns animais de extrema relevância para a pecuária de elite. Podemos citar alguns exemplos, como Legat, Tatcher, Bvlgari, Óvni, Íon, Ryatna, Betina, Tajayama, Prada, Empa, Beluga e Soviética. Todos animais que fizeram e fazem a diferença na raça Nelore.

Revista AG – Qual o tamanho do plantel?

Roberto Mendes – O projeto da Sabiá está dividido em três propriedades. No sul de Minas Gerais (Capitólio e Passos) e uma propriedade no norte do estado mineiro (Capitão Enéas), onde também temos gado de corte. A Sabiá possui um plantel de 2.500 matrizes.

Revista AG – Todos Nelore?

Roberto Mendes – Como temos um projeto de FIV, onde produzimos 1.100 prenhezes por ano, contamos com um plantel de 2 mil receptoras cruzadas.

Revista AG – Como está a comercialização de Sêmen? Algum animal em destaque?

Roberto Mendes – A Sabiá é uma tradicional fornecedora de genética há muitos anos, comercializando sêmen de reprodutores. Legat, Tatcher e Bvlgari já são reprodutores consagrados. Da nova geração, podemos destacar o Gomulka e o Latskin. Estamos em andamento com um projeto junto à ABS Pecplan na identificação de novos reprodutores para produção de sêmen.

Revista AG – Quais as expectativas para a Expozebu?

Roberto Mendes – Neste ano, com certeza, teremos uma das melhores edições da Expozebu em todos os tempos. Em 2013, as exposições Nelore já começaram a todo vapor e a expectativa em relação aos leilões são as melhores possíveis, já que praticamente todos os leilões de Nelore elite tiveram crescimento até o momento.

Revista AG – Já da pra adiantar agenda de eventos que a Fazenda do Sábia preparou?

Roberto Mendes – No dia 6 de Maio, teremos a 29ª edição do Noite dos Campeões, em Uberaba/ MG, durante Expozebu. Nos dias 7 e 8 de julho, realizaremos dois Leilões na Fazenda Sabiá em Capitólio/ MG. Já no dia 4 de agosto promoveremos o Leilão Virtual de fêmeas. E encerrando o calendário, produziremos, no dia 3 de novembro, o Shopping Sabiá, também na fazenda, em Capitólio.