Notícias do Hereford e Braford

Mais de 100 pessoas participam do 5º Curso do PampaPlus em Porto Alegre

Um dos cursos que vêm ganhando mais destaque no cenário do melhoramento de bovinos de corte do Brasil, o Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus, chega a 5ª edição com a participação de mais de 100 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, técnicos e criadores, que lotaram o auditório da Federação da Agricultura do RS (FARSUL), em Porto Alegre, e debateram os princípios e a atualidade do tema.

Realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), GenePlus e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO/UFRGS), o curso contou com palestrantes de nível internacional. As palestras aconteceram nos dias 21 e 22 de março no Auditório da FARSUL.

Na abertura, o presidente da ABHB, Fernando Lopa, comentou a importância do avanço no melhoramento genético e a utilização das tecnologias e ferramentas para alcançarmos uma pecuária cada vez mais eficiente. Disse também que a difusão de conhecimentos adquiridos através das pesquisas realizadas por entidades como a Embrapa e o NESPRO e, também, das experiências a campo é peça chave para se chegar aos resultados esperados pelos criadores.

Junto a Lopa, estiveram presentes na abertura do curso o presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), Mário Ubirajara Rota Anselmi; o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Ricardo do Amaral Furtado; o pesquisador da Embrapa, Joal Brazzale Leal (representando o Chefe Geral do centro Pecuária Sul); o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), José Arthur Martins; o presidente da Conexão Delta G Sul, Eduardo Eichenberg; e o representante do NESPRO, Eduardo Dias.

Nos dois primeiros dias, os palestrantes apresentaram a evolução do melhoramento genético e as formas como ele pode aumentar a produtividade e a qualidade da pecuária de corte brasileira. Também foi mostrado o resultado de um estudo realizado pelo NESPRO, com apoio da ABHB, cujo objetivo foi apontar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos produtores de terneiros.

Foram apresentadas também pesquisas sobre marcadores genéticos, o PampaPlus (funcionamento, resultados esperados e como fazer a interpretação das informações obtidas através dessa tecnologia), eficiência alimentar e a utilização do sumário de touros do programa de melhoramento da ABHB nos processos de acasalamento e seleção.


Aula prática é um dos diferenciais do curso do PampaPlus

NESApós dois dias de palestras teóricas, no dia 23/03 os participantes foram até a Fazenda Santa Tereza, em Arambaré/RS, onde participaram da parte prática do curso, um dos diferenciais em relação aos realizados por outras entidades.

Acompanhados pelo proprietário Ney Arthur Azambuja, o administrador Paulo Azambuja, pelo inspetor técnico credenciado da ABHB que atende a propriedade e por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, os estudantes foram apresentados a lotes de animais das raças Hereford e Braford de diferentes idades e, logo após, participaram de uma palestra sobre o melhoramento genético através da utilização de touros jovens provados nas PAC’s HB, as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford. A última parte do curso foi uma prática zootécnica e funcional, com classificação de animais em lote.

Após a prática, todos os envolvidos no curso foram convidados para um almoço de confraternização oferecido pelos proprietários da fazenda aos participantes.


Participe da Jornada Técnica para Produtores da Carne Certifcada Pampa® na Nacional HB

Durante a Exposição Nacional HB, um evento que vem ganhando destaque é a Jornada Técnica para Produtores de Carne Certificada Pampa®. Voltada para o produtor comercial, a jornada é focada nos sistemas produtivos para obtenção de novilhos de qualidade. Mais informações e programação em breve no site da ABHB e redes sociais.

Na última edição da jornada, realizada na Nacional de 2012, mais de 100 pessoas participaram do evento.

Esse ano, a IV Jornada Técnica acontece dia 16 de maio. Mais informações e inscrições em breve no site da ABHB e nas redes sociais.


Está chegando a Exposição Nacional de Hereford e Braford 2013

Entre os dias 13 e 18 de maio, a ABHB realiza a Exposição Nacional de Hereford e Braford 2013. A exposição acontece no município de Alegrete/RS e vai levar às pistas de julgamento e remate o melhor das raças HB do Brasil. Com grande participação de público, criadores e investidores, são esperados cerca de 500 animais a prêmio entre rústicos e de argola, na exposição mais importante do ano para as duas raças. Em 2012, durante a nacional, foi realizado o remate que apontou o touro mais caro da Raça Braford já vendido no Brasil, o Bitrem Pitangueira. A cota de 50% do reprodutor foi comercializada por R$ 108 mil, valorizando o touro em R$ 216 mil, recorde no Brasil até hoje.


11º Curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford acontece durante a nacional

Realizado pela ABHB em parceria com entidades de pesquisa e extensão e apoiado pelo Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford (NFOHB), o Curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford “Dr. Jacob Momm Filho” é sucesso entre estudantes, criadores, pesquisadores, técnicos e interessados nas raças HB do Brasil e do exterior.

O curso acontece anualmente durante a Exposição Nacional e apresenta noções em morfologia e julgamento das raças HB, além de mostrar como são organizadas as exposições, o funcionamento de uma associação de raças, registros genealógicos e a visão moderna da seleção voltada ao mercado consumidor. Em 2012, 65 pessoas participaram do curso, que também conta com uma prova prática de julgamento. É um curso que ajuda a formar uma base sólida de conhecimentos e a qualificar os futuros técnicos e criadores, que vão fomentar, divulgar e continuar o trabalho de melhoramento das raças no país e fora dele.

Em breve serão divulgadas no site da ABHB – www.abhb.com.br – e nas redes sociais a programação e as formas de inscrição. A 11ª edição acontece entre os dias 13 e 15 de maio no casarão do Parque de Exposições de Alegrete/RS.
Participe!


ABHB realiza reunião do PampaPlus

A ABHB realizou no último dia 20 a Reunião Anual de Avaliação e Treinamento do PampaPlus. Com intuito de atualizar os participantes e apontar o futuro do programa de melhoramento genético oficial das raças Hereford e Braford no Brasil, a reunião contou com a participação do presidente da ABHB, dos coordenadores do PampaPlus, Thais Pires Lopa (ABHB) e Fernando Cardoso (Embrapa), equipe do programa, bem como criadores participantes e pesquisadores convidados. Também durante o encontro, o presidente da ABHB apresentou uma ferramenta que está sendo desenvolvida para facilitar e acelerar o processo de pesquisa por animais e de registro genealógico.

A reunião aconteceu no auditório da FARSUL.