Na Pista

 

PNAT abre inscrições e registra balanço positivo

Próximo a mais uma seleção de touros jovens, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) contabiliza mais de 14 mil doses de sêmen de zebuínos distribuídas gratuitamente em todo o país. Vinte e oito reprodutores zebuínos estão sendo avaliados. A lista está disponível no site do www.pmgz.org.br.


Reconquista e FSL brilham em Avaré

José Paulo Dornelles Cairoli e Antônio Maciel Neto começaram com o pé direito a temporada 1ª etapa do ranking da Associação Brasileira de Angus, durante a 48ª Emapa, em Avaré/ SP. Eles apresentaram a Grande Campeã e o Grande Campeão, respectivamente, com a matriz Reconquista 1725TE Regalada Z.G.C e com o touro FSL 1068 Fenômeno (foto).


Primeiros clones de tabapuã são registrados

Seis clones da raça foram registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O animal clonado é a fêmea Ribalta da Araguaia, pertencente ao criador Giorgio Arnaldi, proprietário da Fazenda Buona Sorte, de Mozarlândia/GO. Eles têm entre 7 e 8 meses de vida.


ABCZ lança ExpoZebu Dinâmica

Uma nova atração está sendo preparada para a 79ª edição da ExpoZebu, entre os dias 3 e 10 de maio. É a ExpoZebu Dinâmica, com demonstração de máquinas e demais tecnologias, em pleno funcionamento. Será em 9 de maio, durante um dia de campo na Estância Orestes Prata Tibery Jr., das 7h às 18h.


Os campeões da Expoinel MT

A Exposição Internacional do Nelore de Mato Grosso - Expoinel MT consagrou Olana FIV da Macuco, de Divadir De Pieri, como Grande Campeã. O Grande Campeão foi Voleibol FIV Da MM, da Arrossensal Agrop. Ind. S/A. Os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor ficaram com o grupo Arrossensal Agropecuária e Indústria S/A, da Fazenda Camargo, de Nortelândia/MT


Vem aí a 4ª Agrocampo

O evento criado para fortalecer o agronegócio será realizado, de 12 a 27 de novembro, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá/PR. O evento contará com palestras e encontros técnicos, além de uma programação de cursos, workshops, leilões e provas equestres. Informações pelo telefone (44) 3261-1735


Cancelado Circuito Feicorte na Agrotins

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário de Tocantins rompeu a parceria com os promotores do evento itinerante. No entanto, ainda se estuda data e local para uma edição local. O próximo Circuito Feicorte NFT será em Campo Grande (MS) nos dias 30 e 31 de julho.


Expodireto Cotrijal bate recorde

O acesso do produtor gaúcho ao crédito rural para a safra 2013 garantiu recorde de vendas na Expodireto, realizada em Não-Me-Toque/RS. O faturamento atingiu 2,5 bilhões, 128% a mais que no ano passado. O público cresceu 20% e o número de expositores aumentou para 481,3% a mais do que nos outros anos.


Angus programa-se para 53ª ExpoLondrina

De 10 a 14 de abril, durante a 53ª ExpoLondrina, em Londrina/PR, a genética Angus estará nas pistas para a segunda etapa do ranking nacional da Associação Brasileira de Angus. A expectativa da entidade é de que mais de 150 animais oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná participem da exposição.


Mistério chega ao fim

O Agrocentro divulgou a data da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne -Feicorte. A 19ª edição da mostra será realizada entre 17 e 21 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP. O evento terá atrações como Prêmio Nelson Pineda, Espaço Carne, Workshop NFT Feicorte, Feimuares e Preview Feinco (Caprinos e Ovinos). Informações pelo site www.feicorte.com.br.


Bateria de touros CFM destaca-se em sumário

No Sumário Qualitas, os destaques são para CFM Magnífico (2º), CFM Marco (5º), CFM Orgulho (10º), CFM Laredo (14º), CFM Olimpo (19º), CFM Especial (25º), CFM Jacumã (28º) e CFM Jim (30º).


Normas para o Ranking Nelore 2013

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) disponibiliza em seu site (www.nelore.org.br) a mudança de 11 novas normas ou reformulações para as exposições do Ranking 2012/2013. Entre elas, fêmeas com 20 meses deverão apresentar bezerros ao pé e as com 30 meses precisarão comprovar parto normal antes de atingir esta idade. Infratores terão os animais impedidos de participar dos julgamentos.