Ag Na Fazenda

 

Vem aí O MAIOR LEILÃO DO RS

Liquidação da Cabanha Paipasso oferta 1.300 animais Angus e Brangus registrados

Adilson Rodrigues
[email protected]

Em média, os maiores leilões de bovinos no estado do Rio Grande do Sul comercializam em torno de 500 animais, mas, nos dias 8 e 9 de maio, Santana do Livramento/RS vai ficar pequena para o que promete ser o maior leilão de gado já ocorrido em todo o estado, em quantidade de animais. A Agropecuária Corrêa Osório vai colocar à venda 1.300 Angus e Brangus registrados, provenientes dos 25 anos de seleção da Cabanha Paipasso, vitrine da pecuária seletiva da propriedade. Os rebanhos, já na formação, participavam dos programas PROMEBO (Angus) e NATURA (Brangus) e os dados obtidos da avaliação genética até o momento serão utilizados como critério de seleção dos lotes à disposição.

Doadoras Angus PO

Essa é uma história que começou na década de 1960, quando Walter Elizalde Osório iniciou os trabalhos de absorção dos rebanhos com genética de reprodutores Red Angus, como Cooper, Boot Jack Chief e Major. Mais adiante, nos anos 80, o plantel da propriedade já era definido Red Angus e touros do porte de Leachman EBV e Candid passaram a ser usados frequentemente. Desde o início, o foco do projeto é voltado à produção de novilhos jovens, com qualidade de carne e carcaça diferenciadas, resultando em matéria-prima para as unidades de engorda do grupo, destino de 75% dos machos produzidos pelos 700 ventres Angus e Brangus. Dos 25% restantes, apenas 60 touros são direcionados à reprodução do plantel no ano. Dessa forma, a própria fazenda torna-se laboratório para os produtos de corte.

Somando-se os dados de avaliação genética (Índices e DEPs) às informações de campo e pós-abate pôde-se realizar um trabalho de seleção realmente pautado na produção de carne. A comprovação do trabalho tem se confirmado com as participações dos lotes de novilhos Paipasso nos Concursos de Carcaças Angus, sendo vitoriosos na primeira edição, em 2003, e sempre figurando entre os primeiros colocados nas demais. Tal performance levou a Agropecuária Corrêa Osório a ingressar nos mercados de alto valor agregado. Isso ocorreu já nos anos 90, por meio da empresa Senhor Bife, que demandava apenas novilhos precoces e superprecoces. Fernando Osório, um dos titulares da Agropecuária Corrêa Osório, inclusive, foi o primeiro diretor do Programa Carne Angus Certificada, em 2003, que incentiva a participação dos pecuaristas em programas de carne de qualidade.

“A Cabanha Paipasso possui 25 anos de seleção para performance, atingindo um nível de qualidade bem interessante. Quem adquirir esses animais vai levar Angus e Brangus de alta fertilidade e ganho de peso. E o momento é propício, pois existe uma grande demanda para os produtos das duas raças”, explica Fernando Osório. Segundo ele, existe um motivo especial para a liquidação, que é a extinção da sociedade entre os membros da família. “Cada sócio vai seguir o próprio caminho e um leilão é a forma mais justa de dividir os frutos desses 25 anos de trabalho”, esclarece. Desde a formação dos plantéis, os investimentos em genética foram contínuos, seja no uso de inseminação artificial ou na aquisição de touros de repasse.

Em oferta, estarão ventres Angus filhas de Contrapunto, Ladiesman, Quiri N18, Crédito, Doble Hache Oriental (pai de Brigadier), Doble Hache, Cardenal, Equilizer, Teniente e Brigadier. Das gerações mais recentes, há filhos de touros jovens do Teste de Progênie da ABA (Santa Joana 1069, Santa Thereza 47, entre outros). Quanto às bezerras e às novilhas Angus, destaque para progênies de Sakic, Major League, Capitan e Big Sky. As linhagens de Pucará e Quebrantador serão o destaque entre as prenhezes. De acordo com Fernando Velloso, um dos assessores do remate, o Leilão Liquidação Paipasso Red será sem reservas, oportunidade para quem busca volume e qualidade.

A prioridade será a formação de lotes homogêneos para facilitar a escolha dos compradores. “Serão vistos lotes separados por categoria, idade, precocidade e tipo. O comprador de Brangus, por exemplo, poderá identificar facilmente produtos mais azebuados ou com maior influência taurina. Da mesma forma, confinadores encontrarão grupos de fêmeas de porte maior e os pecuaristas extensivos, as de frame menor e mais funcionais”, informa. As DEPs dos animais também terão prioridade e já estão disponíveis para consulta. O leilão de liquidação da Paipasso será em 8 e 9 de maio, no recinto do Sindicato Rural de Santana do Livramento, com transmissão pelo Canal Rural e pelo C2 Rural (internet). Mais informações podem ser obtidas pelo site www.paipassored.com.br.

CONCURSO DE CARCAÇA ANGUS

2003 - Destaque Carne Angus Painel de Degustação
2009 - Grande Campeão Cruza Angus no IV Concurso de Carcaças Angus
2010 - Lote Campeão do Best Beef Frigorífico Silva
2012 - 3º Melhor Lote de Angus Definido/ Reservado Campeão Cruza do VII Concurso