A Voz do Criador

 

Comida aos peixes

A ordem atual no mercado é a utilização de todo o potencial produtivo da propriedade. Além da integração agrossilvipastoril, uma nova opção chega, não para integrar, mas para diversificar o negócio do criador de boi: a piscicultura. Em 15 anos, este mercado cresceu 360% e o consumo de peixe habitante/ano já chegou aos 9 kg. Ainda abaixo da média mundial de 17kg, mas com um ritmo frenético de expansão.

O produtor pode construir tanques ou aproveitar a existência de barragens e açudes, entretanto, com atenção às áreas de preservação permanente (APPs). Canais de irrigação também podem contribuir para redução de gastos. O índice de produtividade é interessante, cerca de 11 toneladas/hectare/ ano e o lucro por hectare/ano pode girar entre R$ 5 mil e 12 mil, dependendo do nível de investimento. Por este motivo, não há razões para deixar de acompanhar a nossa “Matéria de capa”.

A edição traz muita informação interessante, a começar pela homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado em 8 de março. A homenageada é Ângela Linhares, da GAP Genética, um exemplo de como a mulher desempenha novo papel na pecuária brasileira. O leitor pediu e nós atendemos, em “Escolha do Leitor” ênfase no bem-estar animal em bovinos de corte. Manejos já utilizados pela DA Fazendas, destaque do “AG na Fazenda”. Também imperdível está “Tecnologia”, que fala sobre a influência positiva do controle do INMETRO para as cercas elétricas. Em “Raça do mês”, o Girolando reina absoluto na produção de leite a pasto. Falando em “Leite”, o controle e o diagnóstico da brucelose serão tratados na seção. Isso e muito mais nesta imperdível edição da AG - A Revista do Criador!

Boa Leitura!