Notícias do Charolês

Charolês cada vez mais presente na pecuária de corte

Dois mil e doze foi o ano da retomada no crescimento comercial para a raça Charolesa

Após um período de adaptação às exigências do mercado de carne do País, o Charolês obteve uma melhora significativa em vários aspectos. O chamado Charolês Funcional está ocupando cada dia mais espaço na pecuária de corte.

Charolês retorna à capital paulista durante a Feicorte

Animais com maior facilidade de parto, precocidade, rendimento de carcaça e rusticidade estão impulsionando a raça novamente a um lugar de destaque no cenário nacional.

Os números apontam para essa melhora de rendimento no ano que está terminando. Os registros genealógicos da raça Charolesa na Associação Nacional de Criadores ‘’Herd-Book Collares’’ cresceram em torno de 10% em relação ao ano passado.

Raça Charolesa esbanja produtividade na Expopato

A Exposição Internacional de Esteio, a Expointer 2012, teve um incremento de 18% nas inscrições em relação ao ano de 2011, confirmando nessa importante exposição o novo momento que a raça está vivendo.

O retorno à Feicorte, em São Paulo, também demonstra que o momento é positivo, e que os criadores da raça Charolesa têm motivos para comemorar nesse final de ano.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês, Joaquin Villegas, 2012 é o marco desse novo momento. “Ver o Charolês novamente em um lugar importante entre as principais raças de corte no Brasil me enche de esperança no futuro. Os associados da ABCCharolês estão imbuídos em continuar trabalhando em busca de melhorar geneticamente seus plantéis e isso nos dá a certeza de que os próximos anos trarão mais noticias positivas para a pecuária de corte nacional.”

Charolês rompe fronteiras com modelo funcional

Outra boa notícia para a raça veio dos remates realizados pelo País afora. Dois bons exemplos foram os Leilões da Cabanha Santa Tecla na cidade de Abelardo Luz, em Santa Catarina, atingindo a excelente média de venda de R$ 8.100,00 nos touros, e da Conexão Charolês Brasil, em Santo Antônio da Platina, no Paraná, com média de R$ 6.008,00. Ambos obtiveram ótimas vendas e total liquidez, trazendo uma perspectiva positiva para o futuro do Charolês no Brasil.