Notícias do Angus

 

Congresso Brasileiro de Angus atraiu mais de 400 participantes

A Associação Brasileira de Angus realizou o Congresso Brasileiro de Angus, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012, em Porto Alegre (RS). O evento foi um sucesso e atraiu mais de 400 produtores e profissionais ligados à pecuária.

O tema central do congresso foi "Selecionando e produzindo o melhor Angus para o Brasil", com destaque especial para o melhoramento genético na raça.O evento foi dividido em três painéis com especialistas, empresários e criadores discutindo sobre: programas de seleção no Brasil, Uruguai, Argentina e Estados Unidos; Angus no Brasil; e Cruzamento Industrial.

O congresso foi aberto pelo presidente da Angus, Paulo de Castro Marques, que ressaltou a crescente importância da raça para a produção de carne no Brasil e no mundo. O gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, apresentou o atual panorama da raça no Brasil e abordou os desafios da seleção por um animal de alta qualidade, resultando, assim, em uma carne diferenciada.

Steve Olson (American Angus Association) e Mike Tess (Red Angus Association) falaram sobre as principais diretrizes dos trabalhos de seleção genética nos rebanhos dos EUA e destacaram a importância da informação no processo de escolha de animais para as futuras gerações.

O uso da avaliação genômica como informação complementar aos dados da DEP (Diferença Esperada na Progênie) e a adesão dos criadores ao programa de certificação foram destacados no Congresso.

Os especialistas também atentaram ao crescimento populacional como forte pressão para a cadeia produtiva da carne, cenário que obriga os pecuaristas a ajustar a produção com informações relevantes já na escolha das matrizes e dos reprodutores.

"Há um grande número de ferramentas de seleção à disposição dos criadores que possibilitam maior precisão sobre o mérito genético dos animais que servirão de base para a escolha ou descarte de animais”, destacou Steve Olson.

A eficiência alimentar como ferramenta de seleção também foi tema do evento, levando em consideração a discussão relacionada ao ganho adicional de produtividade e a crescente demanda por carne no mercado. Os especialistas entendem que o cálculo de eficiência alimentar funciona como método complementar ao modo convencional de medição para a obtenção das DEPs, ressaltando a importância dos cuidados alimentares na procura por um animal melhorador.

Ainda no painel do Congresso, foram apresentados os cases da Gardiner Angus Ranch (EUA), por Mark Gardiner, e da Angus Três Marias (Argentina), por Horácio Gutierrez, da Associação Argentina de Angus e titular da Cabanha Três Marias.

Horácio Guitou, do INTA, apresentou as diretrizes no programa ERA, de seleção de reprodutores superiores na Argentina. Lucas Gremminger, da Sociedade de Criadores de Angus, falou sobre os avanços do Angus no Uruguai.

O cruzamento industrial, como um dos principais assuntos do Congresso, foi tema das apresentações de Rogério Fonseca Guimarães Peres, gerente de pecuária da Agropecuária Fazenda Brasil; Antônio Chaves Neto, técnico da Angus; Roberto Barcellos, da Beef & Veal Consultoria; e Luciano Andrade, gerente nacional de fomento da Marfrig.

Os especialistas discursaram sobre uso de touros Angus no cruzamento industrial, destacando o desempenho dos meio sangue Angus no confinamento e os efeitos do relacionamento indústria x pecuarista na produção de carne de qualidade.

"A proposta do Congresso Brasileiro de Angus foi reunir lideranças e criadores dos países com tradição na seleção de gado Angus para discutir e trazer experiências bem-sucedidas para o público, que lotou as plenárias. Os objetivos foram plenamente alcançados", ressalta Paulo de Castro Marques.

Mérito Genético - A sexta edição do Prêmio Mérito Genético, criado pela Associação Brasileira de Angus, também foi destaque do Congresso.

Os vencedores foram Ulisses Amaral, da Cabanha Santa Joana (Santa Vitória do Palmar/ RS), que recebeu o troféu Luiz Alberto Fries; Eduardo M. Linhares, da GAP Genética (Uruguaiana/RS); Susana M. Salvador, da Cia Azul Agropecuária (Alegrete/RS); Ângelo B. Tellechea, da Cabanha Umbu (Uruguaiana/ RS); e Helena R. Rotta, da Estância Santa Amélia (Santa Vitoria do Palmar/RS).

O Prêmio Mérito Genético valoriza a genética Angus por meio de teste de progênie com touros jovens PO e PC. O objetivo é promover a avaliação de progênie e identificar os melhores touros do relatório de recursos genéticos da raça e, assim, valorizar a raça.


Os melhores do Angus em 2012

A Associação Brasileira de Angus anunciou o resultado dos rankings nacional e regional de criadores e expositores para animais de argola.

No âmbito nacional, o grande destaque foi a Cabanha Rincón del Sarandy, de Claudia Indarte Silva, de Uruguaiana (RS), que faturou as primeiras colocações no ranking nacional de expositores e criadores. O vicecampeonato do ranking nacional de expositores ficou com a Reconquista Agropecuária Ltda, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS). Entre os criadores, o segundo melhor foi a Cabanha da Corticeira, de Luiz Anselmo Cassol, de São Borja (RS).

No ranking regional de criadores do Oeste do Rio Grande do Sul, a campeã nas categorias melhor criador e melhor expositor também foi a Cabanha Rincón del Sarandy, de Claudia Indarte Silva, de Uruguaiana (RS). O segundo melhor criador e expositor foi Sérgio Bastos Tellechea, da Cabanha do Posto, de Uruguaiana (RS).

No ranking regional de criadores e expositores Angus da região Leste do RS, a primeira posição ficou para Maurício e Fernando Lampert Weiand, da Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul (RS), seguidos pela Cabanha Catanduva, de Cachoeira do Sul (RS), de Fábio Luiz Gomes e Fabiana Defferrari Gomes.

No ranking regional de criadores e expositores da Angus de Santa Catarina, a primeira posição ficou com a Brasil Florestal Ltda, de Nivaldo Dzyekanski, de Itaiópolis (SC), seguida por Agropecuária Mafra, de Canoinhas (SC). No ranking regional de criadores e expositores da Angus do Estado do Paraná, os destaques foram José Filippon, de Guaraniaçu (PR), primeiro colocado, e Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), segundo lugar.

No ranking regional de São Paulo, o melhor criador e melhor expositor foi a Fazenda MC, de Elloy Tuffi, de Espírito Santo do Pinhal (SP). A Casa Branca Agropastoril, de Paulo de Castro Marques, de Fama (MG), foi a vice-campeã entre os expositores, e a 3E Agropecuária Ltda, de Renato Segura Ramires, de Catanduva (SP), a segunda melhor entre os criadores.


Agenda de Exposições 2013

A agenda 2013 de leilões e exposições ranqueadas da Associação Brasileira de Angus está cheia. E começa pela 48ª Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa), de 1º a 10 de março, no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, Avaré (SP), dando a largada para a disputa no ranking nacional de criadores e expositores Angus 2013. Veja ao lado a tabela de exposições do primeiro semestre.


Leilão Nova Era fatura mais de R$ 133 mil

O tradicional Leilão Nova Era foi realizado no dia 6 de dezembro de 2012, em Porto Alegre (RS), fechando o calendário da raça Angus no ano passado.

A festa que encerrou com chave de ouro o Congresso Brasileiro de Angus contou com a casa cheia para o último remate do ano. Jornalistas, parceiros e colaboradores puderam acompanhar a entrega de premios dos melhores do ano na raça e o grande leilão beneficente que aconteceu nas dependências do salão da Casa Vetro, em Porto Alegre (RS).

Criadores parceiros da Angus arremataram 33 lotes de animais e material genético de reprodutores Angus, acumulando faturamento total de R$ 133,35 mil. Ao todo, foram comercializados 16 embriões, seis lotes de prenhezes, duas terneiras e 325 doses de sêmen - doadas por criadores e empresas parceiras da Angus

O valor arrecadado no leilão é destinado às ações de marketing da Associação Brasileira de Angus, como o programa “Angus News”, que vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 20h50, no Canal Rural.