Agro Giro

 

A História do Sucesso da Música Sertaneja

Para contar tudo sobre a trajetória da música sertaneja, Edvan Antunes acaba de lançar o livro “De Caipira a Universitário – A História do Sucesso da Música Sertaneja”. A obra aborda os principais fatos que fazem parte da história desse estilo musical, as curiosidades e os personagens que marcaram época. Informações no site www.matrixeditora.com.br.


Roraima no centro do “eco-mundo”

O governo de Roraima apresentou um projeto ambicioso de sustentabilidade para transformar o estado no primeiro Ecoestado do mundo. A iniciativa também conta com a parceria da Unido - Agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Desenvolvimento Industrial. Boa Vista será a primeira capital a ser moldada dentro dessa nova concepção sustentável, integrando diversos aspectos, como energia renovável, mobilidade urbana, distribuição de água potável e rede de saneamento.


Câmara reabre renegociação das dívidas rurais

O Plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 574, que prevê o parcelamento das dívidas de estados e municípios com o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A grande novidade foi a inclusão das dívidas rurais inscritas na Dívida Ativa da União. Os mutuários abrangidos pela Lei 11.775/08 também serão favorecidos e terão desconto para liquidar ou parcelar débitos até 31 de agosto. Proposta do deputado Nelson Padovani (foto).


MG lidera riquezas

As riquezas geradas no campo brasileiro estão concentradas em seis estados que somados respondem por 61% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário. Em primeiro lugar está Minas Gerais, com 15,2% do total, seguido por São Paulo (11,3%), Rio Grande do Sul (11,1%), Paraná (9,3%) e Goiás (7%). Os dados fazem parte da pesquisa “Produto Interno Bruto dos Municípios 2010”, divulgada pelo IBGE.


Tecnologia ajuda no cálculo dos preços

Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), foi desenvolvido um modelo que estima os preços dos fertilizantes a partir do valor de seus fretes. Para o estudo, a engenheira de transportes Renata Marconato analisou os produtos dos portos de Paranaguá/PR, Santos/SP e do Porto de Rio Grande/ RS. “O produtor pode ver onde é mais vantajoso importar fertilizante, pois o valor do frete influencia no valor final”, diz ela.


Missão gaúcha no Japão e nos Emirados Árabes

Missão internacional organizada pela Cotrijal com o objetivo de abrir novos mercados para o agronegócio gaúcho encerrou roteiro em Dubai, na Índia, depois de passar por Tóquio, no Japão. Chefiada pelo secretário da Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi, e pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o grupo visitou as feiras The Speciallity Foods Festival, SeaFex e Sweets and Snacks e identificou oportunidades para carnes de frango e bovino, além de produtos Premium.


Vaca louca 1

A presença do príon causador do mal da “vaca louca” na fêmea morta em 2010 no Paraná não preocupa, garante Antônio Carlos Alessi, especialista em patologia veterinária da Unesp de Jaboticabal. O caso do Paraná foi caracterizado como não-clássico, pois a vaca diagnosticada com o agente responsável pela doença desenvolveu a enfermidade de maneira espontânea, mas não morreu desse mal. “Além disso, como o animal foi enterrado, o problema acabou ali mesmo”, explica Alessi.


Vaca louca 2

Mesmo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantendo o status do Brasil como país de risco insignificante para “vaca louca”, Japão, África do Sul, Coreia do Sul, China e Taiwan mantêm embargo total à carne brasileira por tempo indeterminado; Peru, no período de três meses, Jordânia e Líbano restringem o produto do Paraná; o Chile cessou a compra de farinha com osso e a Arábia Saudita cancelou a importação de carne in natura.


Kátia Abreu apresenta propostas na China

Cooperação técnica entre Brasil e China para o desenvolvimento de tecnologia agrícola aplicada, ampliação da irrigação no País e projetos de logística e infraestrutura para a região do Arco Norte do Brasil foram temas de reunião da senadora e presidente licenciada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Pequim. Outro encontro está programado para setembro.


Seminário na Embrapa propõe debate

O pagamento por serviços ambientais (PSA), um instrumento econômico para estimular a proteção, o manejo e o uso sustentável dos recursos do meio ambiente, foi o tema de seminário em Concórdia/SC. O PSA recebeu destaque durante a aprovação do novo Código Florestal.