A Voz do Criador

 

A pecuária do futuro, hoje

Pedimos licença ao amigo Miguel Cavalcanti para plagiar alguns dizeres publicados na coluna “Do Pasto ao Prato”. Quando se visita o melhor confinamento da Austrália, nota-se que o melhor confinamento do Brasil é similar ou até melhor. Muitas raças importadas por pioneiros pecuaristas tupiniquins ajudaram a tornar nossa seleção uma referência global. Os brasileiros são verdadeiros “magos” quando o assunto é criar boi! “Tem muita fazenda, muita gente de primeira, fazendo um trabalho modelo, que é invejado por muitos fora do País”, como bem disse Miguel.

Agora, o que precisamos melhorar é a forma como lidamos com as questões fora da porteira. Muitas iniciativas estão surgindo, o que vem fazendo o setor mudar, e para melhor, como poderemos ver em mais esta edição imperdível de AG - A Revista do Criador. Veja o caso da criação e terminação do novilho precoce a pasto, tema da nossa “Matéria de Capa”. Perfeitamente possível, desde que a pastagem seja tratada como lavoura. Na “Entrevista do Mês”, Luiz Antônio Josahkian, superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, que estuda o uso da genética de touros avaliados sobre a base Puro de Origem.

“Sucessão” mostra a inserção dos jovens nas discussões nacionais do agronegócio. “Sanidade” alerta para o fim das chuvas, que marca o momento do controle da moscados- chifres. Também muito especial, “Feno & Silagem” expõe as tecnologias mais estudadas para a conservação de forragens. “Raça do mês” destaca o Simental e o Simbrasil, “Leite” alerta sobre a mastite ambiental e “O Confinador”, sobre a acidose ruminal. O leitor pediu e a AG atendeu. “Escolha do Leitor” fala dos resultados da virginiamicina no gado criado a pasto. Isso e muito mais nesta riquíssima edição.

Boa leitura!