Notícias do Brahman

 

Brahman Genética é destaque da ExpoBrahman

Inovação levou a Uberaba/MG animais com genética diferenciada acompanhados dos filhos

Patrícia Peixoto Bayão

“Inovamos e revitalizamos a ExpoBrahman com a realização da Brahman Genética”, avalia o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Ary Marcos de Paula Bárbara. Para Bárbara, a ACBB acertou ao aliar animais de pista e de genética avaliada em um único evento. “Mais que uma vitrine do que há de melhor em beleza racial e genética diferenciada, a ExpoBrahman foi repensada para ser um evento em que o criador conferisse os diferenciais da raça e adquirisse essa genética”, explica o presidente da ACBB.

Bárbara conta que a Associação vem trabalhando incessantemente no sentido de disponibilizar ao mercado animais Brahman testados e provados cientificamente, que tem muito a contribuir para o rebanho nacional em termos de produtividade e, em consequência, de sustentabilidade ambiental. “A realização da Brahman Genética foi mais uma ação nesse sentido”, ressalta o presidente da entidade.

Realizada no dia 12 de outubro, no Parque Fernando Costa, a Brahman Genética recebeu a inscrição de animais não vinculados à competição tradicional de pista, que foram avaliados por uma comissão formada por um membro do Conselho Técnico da ACBB, uma dirigente internacional, um criador, um representante dos programas de melhoramento PMGZ/ABCZ e PMGRB, em quatro categorias: Progênie Avaliada de Pai, Progênie Avaliada de Mãe, Conjunto Fazenda e Trinca de Machos.

O conjunto formado por Mr OXOX FIV 2354 e Mr OXOX FIV 2383, do criatório Brahman OXOX, foi o vencedor da categoria Conjunto Progênie Avaliada de Mãe. ARYB 342, ARYB 348, ARYB 283 e ARYB 372, da Brahman Santa Bárbara, foi o vencedor do Conjunto Progênie Avaliado de Pai. Na categoria Trinca de Machos, Mr OXOX FIV 2222, Mr OXOX FIV 2225 e Mr OXOX FIV 2228, da Brahman OXOX, foram os vencedores. ARYB 99, ARYB 180, ARYB 177, ARYB 139 e ARYB 224, do criatório Brahman Santa Bárbara, foi o vencedor do Conjunto Fazenda.

Além da Brahman Genética, outros eventos despertaram o interesse dos criadores e investidores presente à mostra brahmista, como o estande do PROBRAHMAN e as Feiras de Produtos. “Plantamos uma semente. Com o sucesso desses eventos, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo e vamos, agora, trabalhar no desenvolvimento dessas ações”, ressalta Bárbara.

JULGAMENTOS

A feira mais esperada pelos criadores de Brahman consagrou, como Grande Campeã, Mandy da Canaã, propriedade de César Tome Garreti. Alexia da Canaã, da Agropecuária Leopoldino, foi a Reservada Grande Campeã. A Terceira Melhor do Grande Campeonato de Fêmeas da Expo- Brahman 2012 é Miss Carol Repol, pertencente a Eustáquio Soares Maia.

O grande campeonato de machos foi conquistado por Muzzi Ebano, de Ricardo Muzzi Guimarães. MR Lince 1000, de César Tomé Garetti, foi o Reservado Grande Campeão. O Terceiro Melhor foi Heinz da Canaã, da Agropecuária Leopoldino Ltda.

Agropecuária Leopoldino e César Tomé Garetti conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares de Melhor Criador e Expositor da VIII ExpoBrahman. Resort Portobello foi o terceiro Melhor Criador, seguido por Wilson Lemos de Morais Júnior e Yuri Semansky Engler. Querença Emp. Rural Agric. Pec. Ltda. foi o terceiro Melhor Expositor da mostra brahmista, seguido por Wilson Lemos de Morais Júnior e Carlos Henrique P. Fadel/Pedro Fadel. Veja todos os campeões da VIII ExpoBrahman no site www.brahman.com.br.

A VIII ExpoBrahman, que aconteceu de 8 a 14 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, é uma realização da ACBB, em parceria com ABCZ, Polo de Excelência em Genética Bovina e Brazilian Cattle e com o patrocínio de Web Hotel e Laboravet Laboratório Veterinário, empresa parceira do Laboratório Hermes Pardini.

Muzzi Ebano

Mandy da Canaã