Agro Giro

 

Dilma faz nove vetos ao Código Florestal

A presidente Dilma Rousseff barrou nove itens do Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. O principal veto retira do texto a flexibilização que os parlamentares queriam para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios. Para conferir todos os itens acesse www.faeg.org.br .


Faturamento agropecuário deve crescer 7,9%

O Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário deve chegar em R$ 351,8 bilhões, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A valorização das cotações dos produtos no mercado externo, reflexo das quebras de safra, deverá influenciar o resultado.


Anvisa determina limite de resíduos

Por meio da Resolução Nº 53/2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou limite de resíduos para medicamentos de uso veterinário presentes nos alimentos de origem animal,com base nos protocolos estabelecidos pelo Mercosul. O Conselho Federal de Medicina Veterinária discorda por não se ter pesquisas que estabeleçam limites máximos e mínimos.


Presidente da Embrapa é exonerado do cargo

O Ministério da Agricultura aceitou o pedido de exoneração do presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira. A saída de Arraes do cargo é o desfecho de uma longa e silenciosa crise, cujo enredo vai além de críticas. Assume Maurício Antônio Lopes.


Produzir 1,5 UA/ha pouparia 80 milhões de hectares

Cerca de 80 pessoas reuniram-se para discutir as alterações do Código Florestal, em encontro promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP). Segundo o professor titular da ESALQ/USP, Ricardo Ribeiro Rodrigues, apenas uma ligeira mudança de uma cabeça de gado por hectare para uma cabeça e meia já pouparia 80 milhões de hectares de terra.


Preços do milho recuam em setembro

É o que indica levantamento da Tendências Consultoria. No Brasil, o aumento da oferta e a necessidade de fazer caixa para custear o plantio da nova safra provocaram queda de 1,4% das cotações na média do mês. No mercado internacional, apesar da quebra da safra norte-americana, os preços também seguem em baixa de 3,3%.


Proteção de preços a agropecuaristas

O governador Geraldo Alckmin assinou decreto que institui o projeto Financiamento do Custeio Agropecuário Atrelado a Contrato de Opção. Com a iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo oferece segurança e garante que não haja desequilíbrio entre os custos de produção e os de venda.


A força do associativismo no confinamento

Há sete anos a Assocon apoia diversas conquistas do setor, como a aprovação da normativa em 2008 para o uso de Ionóforos. Neste ano a entidade saiu em defesa da regulamentação do uso dos beta-agonistas na nutrição de animais confinados.


Bovinos abatidos por causa da cama de frango

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que serão abatidos 27 bovinos no Mato Grosso por terem se alimentado com a chamada cama de aviário, composta de restos de ração, penas, cascas de arroz e fezes de aves. A prática é proibida devido aos riscos de contaminação do gado com a doença da vaca louca.


Georreferenciamento de imóveis rurais

O MundoGEO promoveu um seminário presencial e online sobre o tema e atualizou os participantes sobre a legislação vigente. Foram abordadas questões sobre normas técnicas necessárias à aprovação dos projetos junto ao Incra e aos cartórios de Registro de Imóveis.


Dia do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários

No dia 18 de Outubro, foi comemorado o Dia do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários. Segundo estimativas, há mais de 8 mil distribuidores no Brasil, que movimentam mais de R$ 8 bilhões.