Notícias do Brahman

PGPs Brahman são referência para o setor

Patrícia Peixoto Bayão

No momento em que se aquecem os debates sobre as ferramentas aplicadas ao melhoramento genético, a raça Brahman conduz os dois mais consistentes programas da pecuária nacional. “As PGPs (Provas de Ganho em Peso) realizadas hoje, pelo menos na raça Brahman, já não são apenas meras comparações de Peso Final e GMD (Ganho Médio Diário), entre machos bovinos”, avalia o coordenador do Conselho Técnico da ACBB, Aldo Valente.

Valente explica que no PROBRAHMAN (Programa Brahman de Avaliação de Touros) a progênie dos touros é medida e comparada diretamente, partindo do peso ao nascimento e chegando à carcaça terminada. “Demonstram diretamente o que cada reprodutor é capaz de gerar.” De acordo com o coordenador, a realização de PGPs avançadas na raça Brahman provocou a mudança histórica nas PGPs oficiais da ABCZ.

Os primeiros experimentos na raça Brahman foram realizados pelo grupo UberBrahman. As PGPs oficiais da ABCZ, até então, contemplavam apenas o ganho de peso, o peso final e o tipo (EPMURAS), “mas, frequentemente, se destacavam animais mais tardios, pernaltas e de musculatura plana e com peso ao nascimento maior, especialmente nas PGPs confinadas”.

A BrahmanRio, conta o coordenador, foi a primeira entidade a considerar avaliações complementares na classificação e certificado dos animais em uma PGP oficial da ABCZ, concluída em 2008. Essa prova é até hoje reconhecida com um dos melhores resultados a pasto oficiais da ABCZ. Nesta PGP, a avaliação de carcaça feita por ultrassom (AOL e EG) e a medida de circunferência escrotal fizeram parte do índice final. O certificado oficial trouxe também informações complementares referentes ao teste de andrológico e marcadores moleculares (Igenity).

A primeira PGP oficial realizada na Estância Zebu (ABCZ), realizada com machos Brahman, também seguiu assim na modalidade confinamento. Os resultados decorrentes de ambas as PGPs destacaram animais mais precoces, musculosos (maior rendimento de carcaça) e férteis.

Em 2010, o UberBrahman finalizou uma PGP oficial considerada a mais completa avaliação a pasto em machos zebus no mundo: a PGP Coletiva UberBrahman/ABCZ. “Ela ocasionou o mais completo mapeamento dos touros com todas as características mensuradas até então e, ainda, muitas outras relacionadas à ambiência/adaptabilidade, temperamento, resistência a endoparasitas, marcadores moleculares, avaliação de carcaça e fertilidade”, explica Valente.

“Se fala muito em Provas de Eficiência Alimentar, GrowSafe e outras ferramentas. Mais uma vez, o Brahman saiu na frente e realiza uma PGP mais completa que a de 2010, com os animais classificados Superior e Elite terminados em Prova de Eficiência Alimentar, acompanhada em tempo integral em baias individuais”, ressalta o coordenador da ACBB.

Ao final de agosto, a 2ª PGP Oficial Coletiva UberBrahman/ABCZ foi finalizada. Foram medidos não só os aspectos relacionados à Eficiência Alimentar, mas às correlações com as demais mensurações realizadas por dez meses, em um grupo contemporâneo de machos provenientes de 11 criatórios e expostos às quatro estações do ano. Mesmo antes do término da primeira experiência, a ACBB lançou o Circuito Brahman de PGPs, no qual os participantes de PGPs serão finalizados em uma Prova de Eficiência Alimentar.

A ACBB promove, ainda, antecipando à demanda de mercado, o 1º Leilão de Touros Provados durante a VIII ExpoBrahman. À venda apenas animais provados, inclusive os touros classificados como Superior e Elite nas provas. Os animais fora de PGPs precisam ser TOP em avaliação genética.

PROBRAHMAN, Circuito Brahman de PGPs e Leilão de Touros Provados: três projetos modernos, consistentes e abrangentes, que já são realidade e propiciam um progresso rápido para a raça Brahman. Através deles, os melhores reprodutores são identificados (Circuito Brahman de PGPs), testados (PROBRAHMAN) e sua genética democratizada (Leilão de Touros Provados).