Na Pista

 

Criadores de Tabapuã se reúnem em Esteio/RS

Cerca de 40 exemplares foram julgados. Vieram da Cabanha Guajuviras, de Fábio Bittencourt, de Manoel Viana/RS, o Grande Campeão e a Grande Campeã, prêmios conquistados por “Thomas da Guajuviras” e “Tonya da Guajuviras”.


Caracu amplia participação na Expointer

A raça ocupou dois lados dos corredores do pavilhão, com a inscrição de 25 exemplares, contra 14 em 2011. “No próximo ano traremos animais para a venda”, anunciou o presidente da associação do Caracu, Sady Marcondes Loureiro Filho.


5ª etapa do Ranking Simental

A 5ª etapa, realizada em Esteio/ RS, bateu recorde no número de inscritos junto à entidade. Foram 193 exemplares de criatórios gaúchos, paranaenses, capixabas, paulistanos e mineiros.


Joaquin Villegas é reeleito presidente do Charolês

Proprietário da Estância Namuncurá, em Itacurubi/RS, comandará a Associação Brasileira de Criadores de Charolês por mais um mandato. Wilson Borges, da Cabanha Labor, de Soledade/RS, é o vice.


Ficam no Sul grandes campeonatos do Brangus

Após quatro anos, a raça voltou a ter um campeão do Rio Grande do Sul na Expointer. Eduardo Linhares, titular da Gap São Pedro, em Uruguaiana/RS, fez o Grande Campeão com “Gap Negrito F843”. Nas fêmeas, destaque para a única matriz levada por Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira, de São Borja/RS.


Normando volta à Expointer após cinco anos

Originária da França, a raça é de dupla aptidão, tendo o leite utilizado para a produção de queijos finos. Entre as prioridades da entidade, impulsionar a participação na mostra e a criação de ações efetivas para fomento.


Junior Fernandes recebe prêmio internacional

Na 35ª Convenção Mundial da Raça Senepol, em Orlando (EUA), o coordenador do Parceiros do Senepol e mentor do Programa Safiras foi o primeiro brasileiro agraciado com o Prêmio Mario Garneri, concedido pela Senepol Cattle Breeders Association.


Jaguaretê busca novos parceiros

O programa Carne Macia Jaguaretê está em busca de novos parceiros para o projeto que já contabiliza 3,5 mil vacas inseminadas. As raças preferenciais para o cruzamento com Simental são as britânicas, como Hereford, Braford e Angus. Já são 15 fazendas parceiras no projeto.


1º clone bovino do mundo gerado de fêmea estéril

O nascimento da bezerra Brisa Serrana é resultado de três anos de parceria entre a Estação Experimental da Epagri de Lages e o Centro de Agroveterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina para a conservação da raça Flamenga. É o primeiro caso de clone fértil de vaca estéril.


Nelore volta mostrar força na Expointer

Após alguns anos de participação mais tímida, o zebuíno participou com 43 cabeças, o triplo de 2011. O gado pertence a seis expositores, sendo quatro do Rio Grande do Sul.


1º Prêmio Cláudio Sabino

Na competição realizada na Expogenética, venceram no Nelore Hanti da Mat, Foniatria de Navirai e Jaad TE da HRO. No Tabapuã, 4310 da COPAC. e Bala Onda Verde. No Sindi, Lagoa da Estiva e Jandaia da Estiva. Fierezza do DER foi o campeão Guzerá.


Casa Branca é destaque na Expointer

A Casa Branca fez a Grande Campeã com Rincon Muchas Gracias TEI1638 Del Sarandy, uma parceria com a Cabanha Rincon del Sarandy. Outros prêmios pode ser conferidos pelo site www.casabrancagropastoril. com.br.


Girolando projeta expansão no RS

Uma comitiva da Associação Brasileira dos Criadores da raça marcou presença na Expointer, realizando reuniões com criadores das associações de gado Holandês e de Gir Leiteiro, visando iniciar um trabalho de seleção.


Feira chinesa destaca produto brasileiro

O setor de couros do Brasil foi um dos maiores destaques da feira All China Leather Exhibition (ACLE), que ocorreu em setembro em Shanghai, na China. Com um número recorde de empresas brasileiras participando (16 ao todo), a feira salientou a qualidade do produto brasileiro.


Ascribu elege novo presidente

A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) elegeu novo presidente durante a Expointer. O criador Dagomar Portofé dos Reis irá presidir a associação até 2014, tendo Evaldo Canali como vice-presidente. A meta será trazer novos criadores para a bubalinocultura.


Cresce procura por touros de genética avaliada

Após o anúncio do resultado da edição 2012 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, 14 dos 18 machos classificados já foram contratados por centrais de inseminação artificial. Os reprodutores são das raças Brahman, Guzerá, Nelore e Tabapuã.


ASOCEBU homenageia ABCZ com “Cebú de Oro”

A ABCZ foi homenageada com a mais importante condecoração da ASOCEBU (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú), o “Cebú de Oro Internacional”. A outorga do prêmio foi comunicada pelo presidente da entidade, Romer Osuna Baldomar, em carta endereçada a Eduardo Biagi.