Sucessão

 

Geração ENTUSIASMADA

Eduardo Zoratto Borges de Assis, conhecido como Dudu, com três anos de idade, em 2003, pela primeira vez foi inscrito na Expointer, tornando-se o mais jovem expositor da feira agropecuária. Aos sete anos, na ExpoLondrina, recebeu a premiação conferida aos melhores criadores do Brasil, o troféu The Best, promovido pela Revista AG.

Rodrigo Zoratto Borges de Assis, o Didi, seguiu os mesmos passos do irmão e, também, aos três anos, iniciou participação como expositor de animais na Expointer 2007. Aos sete anos, em junho de 2012, conquistou o troféu The Best, que recebeu na Feicorte, em São Paulo.

NA FAZENDA

Puxar os animais nos julgamentos de classificação é o resultado final de um trabalho que inicia muito antes. A seleção dos animais destinados às mostras agropecuárias começa nos acasalamentos programados, objetivando um produto sempre melhor que os pais. Nascidos os terneiros, são, então, escolhidos aqueles que se destinarão às exposições. Eduardo e Rodrigo, nesta fase, já manifestam preferências. O manejo sanitário rígido é condição indispensável para todo o rebanho.

Nas férias escolares de julho, o programa preferido dos irmãos é ir para a fazenda. Divertem-se com companheiros especiais, como com o Ben, cachorro ovelheiro brasileiro, e a Binga, a coelha, além de outros amigos fiéis. Os irmãos ainda têm uma função bem definida, que é a de participar da preparação dos animais Simental, Simbrasil e Red Poll que serão expostos na Expointer.

É interessante ressaltar o cuidado que eles têm com os animais. Aprenderam que precisam conquistar o respeito dos bichos e zelar pelo bem-estar deles. Eduardo, particularmente, sabe que precisa evitar atos que pareçam agressões. Rodrigo começa a amansar o terneiro ainda recém-nascido, aos dois dias de idade. Primeira providência é o tratamento do umbigo. O terneiro é batizado de Mancha Branca. Duas horas depois, Rodrigo e Mancha Branca já parecem ser amigos.

Nesta atividade, a segurança é fundamental. Por isso, os meninos treinam os animais mais jovens, sempre supervisionados pelos pais, Paula e Eduardo, pela avó Terezinha ou pelos tios e, ainda, pelos funcionários da propriedade. Tem de ter muito cuidado com cabeçadas e coices, lembra Dudu. Os treinamentos devem ser sem gritos. Sem pessoas estranhas em volta. E não em dias muito quentes ou muito frios, acrescenta Rodrigo.

“Um dos momentos mais felizes da minha vida foi quando pude ver que Eduardo e Rodrigo gostam da vida no campo. Têm amor pelos animais e muito jeito para lidar com eles. Herdaram o interesse e o respeito pela natureza”, conta, emocionado, o pai, Eduardo Borges de Assis.

Paula recorda que no apartamento, em Porto Alegre/RS, já “hospedou” até um casal de leitões. Um tio do Eduardo, o José Volni, lembra ter visto quase tudo na vida, mas porco andar de elevador foi surpreendente.

Na Expointer 2012, os resultados alcançados premiaram o trabalho. Conquistaram os grandes campeonatos do Simbrasil e fizeram o Grande Campeão Red Poll, além do Grande Campeão Simental. Com os feitos, a Fazenda Santa Terezinha terminou a mostra como Melhor Criador das Raças Simental e Simbrasil.