Notícias do Montana

Aumento de rentabilidade é com o Montana!

Gabriela Giacomini*

Durante o mês de junho, o Programa Montana participou de um workshop sobre pecuária de cria, promovido por um importante portal de agronegócio.

Participaram do evento técnicos e pecuaristas de diversas regiões do país, todos envolvidos com cria e focados num objetivo único: aumentar a rentabilidade e viabilizar esta atividade frente a outras mais rentáveis.

Diversas foram as estratégias discutidas, mas o que chamou a atenção é que é quase unânime a necessidade de se utilizar o cruzamento para aumento de rentabilidade e melhora dos índices zootécnicos.

Este aumento de interesse pelo cruzamento vem sendo percebido pelos criadores de Montana desde 2008, com o crescente aumento de procura pelos touros.

No workshop, apresentei um estudo de caso de uma propriedade de cria gaúcha, situada na região de Pelotas. A fazenda conta com cerca de 1.400ha de pastagens, sendo a maioria campo nativo. São 650 matrizes em reprodução.

A fazenda trabalhava com uma raça pura europeia e decidiu começar a cruzar com Montana. Atualmente, não existem mais vacas puras taurinas, todo o rebanho passou a ser cruza Montana.

Todos os anos, touros velhos são substituídos por touros Montana jovens, escolhidos cuidadosamente pelo gerente e pelo assessor dos criadores do RS.

Após a decisão de usar Montana, a taxa de desmama de bezerros passou de 60% para 87% (geral), incremento de 45%. O peso médio de desmama passou de 150 kg para 210 kg, incremento de 40%. Com isso, a rentabilidade da fazenda teve um crescimento de 35%.

O investimento em touros Montana é baixo, o manejo é muito simples e os resultados são surpreendentes. A melhoria na produtividade da propriedade pode ser conferida na primeira safra de bezerros e, incorporando as fêmeas Montana no plantel, os resultados são ainda melhores, otimizando os índices de prenhez e a fertilidade do rebanho.

A carne de qualidade é outro benefício do uso de Montana. Animais Montana possuem carne de qualidade padrão exportação, com deposição de gordura, maciez e marmoreio para atingir os mercados mais exigentes. Invista certo, invista em Montana.

*Zootecnista e gerente de operações do Montana


Vem aí o Megaleilão Virtual Montana 2012

O Megaleilão Virtual Montana, principal evento da raça no ano, será realizado no dia 13 de setembro, às 20h30min, com transmissão pelo Canal do Boi.

Neste ano, serão 120 touros com Índice Montana TOP 2% da safra, CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e andrológico positivo. O pagamento será em 14 parcelas (2+2+10) e com descontos especiais para lotes de opção.

Para compras de 16 ou 24 touros, o frete rodoviário é gratuito. Para volumes menores, os compradores podem retirar touros em Pontes Gestal/SP, Presidente Venceslau/SP, Rio Brilhante/ MS, e Aporé/GO.

Para saber mais, acesse www.compostomontana. com.br, mande e-mail para [email protected] com.br ou ligue para (17) 3231-6455. Você também pode seguir o Montana no Twitter (@programamontana) ou no Facebook (Programa Montana Composto).