Notícias do Devon

 

ABCD apresenta inovações para Expointer 2012

Prêmios Chiripá e Jovem Expositor pretendem reunir a família Devon

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) busca valorizar a integração da família Devon na edição 2012 da Expointer, que acontece entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Associação inova com o Prêmio Chiripá, que busca reconhecer a participação direta das mulheres na criação da raça Devon no Brasil. A condecoração será entregue às expositoras da raça que conquistarem o prêmio máximo dentre os animais de galpão.

Na mesma linha, a entidade promove mais uma edição do prêmio de incentivo ao Jovem Expositor, que neste ano irá prestigiar jovens entre 8 e 18 anos. O prêmio entregue ao expositor será dividido entre criador, tratador e puxador do animal na exposição. “A ideia é integrar a família, revitalizando a raça por meio da participação de filhos, netos e sobrinhos no Prêmio Jovem Expositor e valorizando a participação direta das mulheres através do Troféu Chiripá”, afirma a presidente do Conselho Técnico da ABCD, Kátia Huber Ribeiro.

Outro destaque será a participação dos rústicos. Nesta edição da feira, a ABCD teve um número surpreendente de inscrições. “Isso indica bons negócios na Expointer”, ressalta Kátia.

A associação definiu a realização de mais uma edição do concurso de carcaças na feira, com intuito de promover uma avaliação complementar as já tradicionalmente realizadas para definir se os melhores exemplares avaliados em pé são os campeões em rendimento de carne. O concurso inicia no dia 30 de agosto. De Esteio, todos os novilhos serão transportados para o frigorífico Coqueiro, em São Lourenço do Sul, onde serão abatidos. “A ideia é mostrar o julgamento dos animais em pista e, posteriormente, apresentar o resultado do abate”, explica Kátia. Com o abate, as carcaças serão avaliadas por especialistas em carne para concluir se os animais com o melhor biotipo são os que produzem mais carne, com carcaças de melhor acabamento e melhor cobertura de gordura.

Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 29 de agosto, mesma data de realização do Trofeu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. O julga- ABCD apresenta inovações para Expointer 2012 Prêmios Chiripá e Jovem Expositor pretendem reunir a família Devon mento dos rústicos acontece em 30 de agosto. As avaliações ficarão a cargo do jurado Flávio Montenegro Alves. Com amplo conhecimento em raças britânicas, o médico veterinário tem uma relação estreita com o Devon, do qual é técnico há 20 anos. A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A ABCD participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades da raça em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. “No local, o público pode degustar o produto, conhecendo mais das características da carne Devon”, afirma Kátia.

A raça estará representada por 62 animais de argola de 30 expositores. Estarão presentes também 23 touros rústicos de sete expositores e 12 vaquilhonas de dois expositores. Os números mostram o aumento de criadores da raça ocorrido no último ano.

Leilão Top Devon

Após os resultados positivos do ano passado, quando obteve um faturamento total de R$ 151,42 mil com a venda de 30 animais, a ABCD está bastante otimista com o leilão Top Devon, que ocorre no dia 30 de agosto, às 14h, ofertando animais rústicos e de galpão.

ABCD homenageia criadores envolvidos na 9ª World Conference e Devon Tour

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) homenageou os criadores que recepcionaram os participantes nacionais e internacionais da 9ª World Conference & Devon Tour. Em evento ocorrido no final de junho, na Churrascaria Laçador, em Porto Alegre, 13 cabanheiros foram agraciados com um troféu confeccionado pelo artista Caé Braga. A Associação também premiou as pessoas que apoiaram o evento, auxiliando como guias turísticos e intérpretes dos participantes estrangeiros. A vice-presidente da ABCD, Elizabeth Cirne Lima, recebeu uma homenagem especial do presidente Adelar Santarém.

Segundo Santarém, a iniciativa teve o objetivo de agradecer os donos das propriedades que integraram o evento. “Queremos que essa pequena lembrança fique para sempre. Esse evento teve um resultado magnífico e demonstra a dedicação em nome de uma raça”, cons- ABCD homenageia criadores envolvidos na 9ª World Conference e Devon Tour tata o dirigente. A 9ª edição da World Conference & Devon Tour ocorreu entre os dias 10 e 25 de maio no Brasil. O evento contou com palestras técnicas e visitas a propriedades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que receberam criadores de diferentes países, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai e Grã-Bretanha, para promover atualizações e troca de informações sobre seleção genética, criação e manejo da raça Devon.