Notícias do Charolês

Estância Sá Britto é pioneira na progressão da raça Charolês

PROGRAMAÇÃO DO CHAROLÊS NA EXPOINTER 2012
Dia 21/08, às 8h, até 24/08, às 24h - Entrada dos Animais
Dia 26/08 – Domingo, 8h - Julgamento de Admissão e pesagem Dia 27/08 – Segunda-feira, às 14h – Assembleia Geral Ordinária
Dias 28/08 e 29/8 – Terça-feira e Quarta-feira, às 8h30 – Julgamento Classificação Pista 1 - Jurado José Jorge de Boismenú – Uruguai
Dia 28/08 – Terça-feira, às 19h – Coquetel – Encontro de Criadores com Diretoria do Frigorífico Silva – “Bonificação de Animais Charolês e Cruzas”
Dia 29/08 - Quarta-Feira, às 19h30 – Entrega de Prêmios e Leilão Charolês na Casa do Charolês

A Estância Sá Brito, em Alegrete/RS, é pioneira na progressão de animais da raça Charolês para o registro PO. Noventa animais tiveram confirmada essa mudança de status e foram tatuados no dia 14 de julho de 2012 na sede da Estância.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas, o presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”, Dr. Mário Ubirajara Rota Anselmi; o superintendente da ANC, Dr. Amilton Cardoso Elias; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), Sr. Joaquin Villegas; o titular da Agenda Leilões, Dr. Homero Tarrago Filho; o vice-presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Dr. Augusto Monteiro, além da imprensa local e convidados.

Na oportunidade, Dr. Joaquim Francisco R. M. da Costa lançou à reeleição da ANC o presidente Mario Ubirajara. Segundo Joaquim, “a Associação mudou de perfil nos últimos anos, pois está atendendo muito melhor os associados e se encontra em uma situação econômica estável”, declarou. Mario recebeu o apoio de todos os criadores presentes na atividade.

Ubirajara disse ter ficado honrado com as palavras de apoio recebidas e comentou “que apesar dos interesses particulares e familiares, devemos também nos doar pela classe”. Ao fim, prometeu estudar a solicitação dos amigos e associados da ANC.

Ele ainda aproveitou para enaltecer a Estância Sá Britto, salientando a qualidade do trabalho apresentado a todos. “Dr. André Gomes e família estão de parabéns, pois estão abrindo um novo caminho de registros com origem de procedência’’.

Para o presidente da ABCCharolês, Sr. Joaquin Villegas, foi uma grande satisfação a primeira progressão ser realizada na Estância Sá Britto. “A cabanha tem uma seleção de charolês muito séria e criteriosa, alicerçada em mais de trinta anos de PROMEBO’’.

Segundo Dr. André Plastina Gomes, da Parceria Rural Adolpho Guerra Gomes e Filhos, “o importante é que essa progressão de status está confirmando mais de 60 anos de registro e 30 anos de avaliação genética, selecionando animais nas nossas condições, sempre procurando identificar gados com a maior capacidade de adaptação ao nosso ambiente de criação’’.