Notícias do Hereford e Braford

 

ABHB na Expointer

Está chegando mais uma edição da Expointer – 35ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, que ocorre entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) estará presente mais uma vez mostrando o melhor da genética HB para o mundo. A casa da ABHB está localizada no Boulevard do parque e terá sete dias de intensa programação, organizada especialmente para os amantes das raças Hereford e Braford, além dos julgamentos, que já contam com 130 animais a galpão das duas raças (até o fechamento desta edição, as inscrições para trios rústicos ainda não haviam encerrado), e dois grandes remates: O 2º Leilão Elite HB, que acontece no estande da Associação na noite de 28 de agosto, ofertando apenas animais elite (prenhezes e embriões oriundos dos mais tradicionais criatórios do país) e o 7º Leilão Prime HB, ofertando animais rústicos HB, na pista J, logo após o julgamento dos trios no dia 29 de agosto.

Brazilian Hereford & Braford leva Brasil a três grandes eventos internacionais

O Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tem como principal objetivo fomentar a exportação de genética brasileira das raças Hereford e Braford, bem como os mais variados produtos e serviços agropecuários das 35 empresas que atualmente fazem parte do BHB.

Entre os dias 7 e 22 de julho, no município de Mariano Roque Alonso – Paraguai, aconteceu a Expo Paraguai.

O BHB participou do evento através de duas atividades diferenciadas: uma tarde de palestras e uma noite especial de integração entre Brasil e Paraguai, por meio das associações de Braford dos dois países.

As palestras, apresentadas pelo presidente da ABHB, Fernando Lopa, e pela gerente de Promoção Comercial Internacional do BHB, Luciana Bueno, giraram em torno do trabalho realizado pela ABHB com a Raça Braford no Brasil, através de seus programas e projetos, e uma apresentação institucional do BHB. Também participaram da missão o vice-presidente da ABHB, Pedro Monteiro Lopes, e os representantes das centrais de inseminação participantes do Projeto: Alta Genetics (Manuel Ávila) e C.O.R.T. Genética Brasil (Antonio Cabistani), que também palestraram aos visitantes do estande dos criatórios Las Marias e Pitangueira del Paraguay. Durante a noite, Brasil e Paraguai uniram-se pelo Braford. Fernando Lopa apresentou a cerca de 200 pessoas o BHB e os grandes resultados do Programa Carne Certificada Pampa® em 2011.

Ainda na América Latina, o BHB realizou um workshop na Colômbia, onde os representantes do Projeto, Gabriel Isaacsson (superintendente administrativo da ABHB), Gustavo Isaacsson e Marcelo Louzada (Inspetores Técnicos da ABHB) apresentaram, nos dias 26 e 27 de julho, as experiências

da ABHB quanto à seleção de planteis, Registros Genealógicos e demais assuntos de interesse de produtores e empresários.

Já na América do Norte, uma missão composta por Guilherme Dias, gerente do Programa Carne Certificada Pampa® e Ricardo Furtado, criador e presidente do Conselho Técnico da ABHB, estiveram representando o BHB e a Associação no 16º Congresso Mundial Hereford, realizado no município de Calgary, em Alberta, Canadá. No evento, que se estendeu entre os dias 13 e 19, foi eleito o novo secretário executivo do Conselho Mundial Hereford: José “Pepe” Bonica, do Uruguai. O país será sede do próximo congresso mundial da raça, que acontece em 2016. Durante o congresso, a missão brasileira visitou propriedades próximas a Calgary, onde foi possível fazer uma comparação entre os herefords criados no Canadá e no Brasil, comprovando, mais uma vez, a versatilidade da raça, que se desenvolve em ambientes bem distintos entre si.