Notícias do Angus

 

Associação de Angus inscreve recorde de animais na Expointer 2012

Ao todo, a Associação Brasileira de Angus levará 474 animais da raça, número 6% superior ao da edição de 2011, na qual foram inscritos 448 exemplares

A edição 2012 da Feira Internacional de Animais, Máquinas Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontece de 25 de agosto a 2 de setembro, será de comemoração para a Associação Brasileira de Angus, o que se deve ao número recorde de animais inscritos para as pistas de julgamento da raça. Ao todo, foram registrados na Associação Nacional dos Criadores (ANC) e na associação de Angus 474 animais da raça, sendo 273 de argola e 201 rústicos (67 trios).

Para a Expointer 2012, 54 expositores de Angus de argola PO (Puro de Origem) e 23 de rústicos PO e PC (Puro por Cruza) dos estados de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais se revezarão na apresentação dos animais em três dias de pista, nesta que é a maior vitrine da raça na América Latina. “É importante lembrar que teremos, durante a feira, a V Exposição Nacional de Rústicos, que este ano acontece dia 27 de agosto e conta pontos para o Ranking Nacional de Expositores de Rústicos da raça Angus”, ressalta Katiulci Santos, lembrando que as pistas de julgamento para os exemplares machos e fêmeas de argola acontecem dias 28 e 29, respectivamente.

Na comparação com 2011, o crescimento percentual chega a 6%. Para o presidente da Angus, Paulo de Castro Marques, o mérito deste recorde é todo da associação, que com seus programas de carne de qualidade e fomento da raça tornaram o Angus a opção genética líder, ainda mais consistente e presente na região Sul. “O motivo de tanto sucesso do Angus é que o retorno econômico/financeiro é muito mais rápido ao pecuarista”, diz Marques.

Segundo Juliana Brunelli, gerente da Associação Brasileira de Angus, o aumento da participação da raça Angus na feira representa a união de esforços dos pecuaristas brasileiros, que fortalecem cada vez mais a imagem da raça na exposição. “Esta será mais uma Expointer onde a raça Angus comprovará sua excelência, mostrando em pista o melhor da genética nacional.”

Angus promove Workshop Carne Angus durante Expointer 2012

Durante a Expointer 2012, a Associação Brasileira de Angus promoverá pelo nono ano consecutivo o tradicional Workshop Carne Angus, principal fórum de discussão da cadeia produtiva da carne, que acontecerá no dia 30 de agosto, a partir das 14h, durante a feira, que acontece em Esteio (RS).

“O Workshop da Carne Angus é o principal fórum de discussão pecuária da feira, reunindo participantes de diferentes elos da cadeia da carne, desde os insumos até o varejo. Nossa expectativa é mais um ano de debates altamente produtivos”, explica Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada.

O tema escolhido para a edição deste ano é “O Mercado para Produtos Premium no Brasil” e reflete a temática das principais discussões da Expointer nos últimos anos, que têm sido fomentadas pela Angus.

“Por meio do nosso programa de carnes, já realizamos ações de integração entre os distintos elos da cadeia produtiva para atender as demandas do consumidor e agregar valor ao produto final, isto é, a carne de qualidade”, disse Medeiros, lembrando que o workshop terá participação de todos os parceiros do Programa Carne Angus, que levarão aos presentes os cases de sucesso na comercialização dos produtos certificados pela associação no mercado da carne.

Depois do encerramento do 9º Workshop Carne Angus, que acontece na Casa da RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, a Associação Brasileira de Angus, em parceira com a Santa Úrsula Remates e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), chancela na noite do dia 30 de agosto a Feira da Novilha Angus.

“Estamos com expectativa em reunir mais de 600 exemplares Angus e Cruza Angus. Este ano a oferta promete ser diferenciada e somente com animais selecionados, que servirão para compor a qualidade do futuro produto abatido nos moldes do Programa Carne Angus Certificada”, explicou Jean Soares, assistente técnico do programa de certificação.