Notícias do Devon

Cabanha & Haras Aparecida recebe Prêmio The Best como melhor criadora da raça Devon

Essa é a primeira vez que a propriedade de Adelar Santarem recebeu a premiação

A Cabanha & Haras Aparecida, de Caxias do Sul/RS, foi a vencedora do Prêmio The Best na categoria Devon. Em sua 12ª edição, a condecoração elegeu os melhores criadores de bovinos, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos do Brasil. Propriedade de Adelar Santarem, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Devon (ABCD), a cabanha se destacou durante o ano de 2011 pelo manejo e pelo desenvolvimento da raça no país, sendo apontada pelos próprios criadores da associação como o destaque do ano passado. “Esse prêmio é sinônimo de satisfação e orgulho, pois a distinção nos certifica que todo o trabalho e dedicação voltados à seleção de nosso plantel estão dando resultado”, afirma Santarem.

A história da Cabanha, localizada em Vila Seca, entre os municípios de Caxias do Sul e São Francisco de Paula/RS, começa no ano de 1974, quando o criador adquiriu o terreno e passou a criar ali cavalos crioulos e gado de corte. Em uma área completamente preservada, cercada por araucárias e ipês e onde convivem centenas de espécies nativas de animais, Santarem começou a colocar em prática o sonho de ser um criador.

A paixão pelo Devon iniciou em 1992, quando Santarem participou do primeiro remate envolvendo os exemplares da raça britânica. “Lembro de ter ficado impressionado com a beleza e a imponência dos animais da raça. Foi nesse dia que iniciei minha criação”, relembra com carinho. As características que mais chamaram e despertaram até hoje a atenção do criador no Devon são a rusticidade, a habilidade materna, a precocidade, a capacidade de conversão da pastagem em carne e o custo-benefício.

Referência em manejo e genética de ponta, a Cabanha & Haras Aparecida investe pesado em grandes campeões, tanto na compra de animais quanto na aquisição de sêmen dos melhores exemplares da raça. Nos últimos dois anos, a estância adquiriu duas fêmeas e dois machos grandes campeões da Expointer, em Esteio/RS. Além disso, o criador comprou também sêmen de exemplares da Inglaterra. “Selecionamos o que existe de melhor na raça Devon, com uma seleção rigorosa dos animais e investimentos pesados no manejo e na pastagem”, afirma.


O Prêmio The Best foi entregue na Feira Internacional da Pecuária de Corte (Feicorte), no dia 13 de junho, em São Paulo/SP. A premiação é um reconhecimento da Revista AG ao trabalho realizado pelos pecuaristas que fecharam 2011 na liderança dos seus respectivos rankings de raça.


A evolução da raça nos últimos anos enche de orgulho o peito do presidente da Associação Brasileira de Criadores. Para ele, quem compara sabe que o Devon brasileiro criado atualmente não perde em nada para as outras raças britânicas, possuindo uma qualidade reconhecida mundialmente. “Ouvimos somente as melhores referências dos criadores estrangeiros que participaram da Conferência Mundial da raça, em maio. São fazendeiros australianos, americanos, ingleses, neozelandeses e uruguaios que ficaram impressionados com a qualidade dos animais criados por nós, brasileiros”, diz. “Somos detentores de um banco genético importante, que vem sendo aprimorado pelos criadores brasileiros há um século. Esse trabalho representa a qualificação do Devon no Brasil”, completa.


Expointer sedia mais uma edição do prêmio Jovem Expositor

Premiação quer incentivar novas gerações no preparo e na criação do Devon

A Associação Brasileira dos Criadores de Devon (ABCD) promove, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de incentivo ao jovem expositor. O concurso tem o propósito de incentivar e estimular a aproximação e a participação das novas gerações nas atividades de preparo e de criação da raça. A disputa ocorre junto aos julgamentos tradicionais da raça, que acontecem no dia 29 de agosto, na Pista Central.

A vice-presidente da ABCD, Elizabeth Cirne Lima, destaca que, na edição do ano passado, a associação percebeu o alto índice de interesse pelo público jovem. “Assim que o prêmio foi lançado, uma legião de jovens se apresentou, fazendo não só do Devon a raça que mais cresceu entre todas na Expointer 2011, como mudou o ritmo, o colorido e a leveza típica dos jovens nas pistas de julgamentos e de remates”, observa.

Na prova, poderão se inscrever jovens de 8 a 25 anos estreantes em competições. Os grandes campeões das categorias fêmea e macho receberão prêmio em dinheiro de R$ 10 mil cada. Os vencedores rústicos levarão R$ 1 mil cada. O prêmio entregue ao expositor será dividido entre criador, tratador e puxador do animal na exposição, iniciativa inédita para raças bovinas. A intenção é incentivar e reconhecer todas as partes que contribuem para que o animal ganhe um grande concurso na Expointer. “Trouxemos os jovens para a vitrine do agronegócio na maior exposição agropecuária da América do Sul”, constata Elizabeth. O prêmio pode ser acumulado por uma mesma pessoa que, por exemplo, pode ser expositor e puxador do animal na pista.

Saiba mais sobre o Prêmio de Incentivo a Jovens Criadores Devon PO

- Quem pode participar: jovens de 8 a 25 anos estreantes em competições e equipe (criador, tratador e puxador do animal na exposição).
- Categorias concorrentes: macho e fêmea
- Informações: [email protected]

Troféu Chiripá homenageia mulheres
Premiação será entregue na Expointer 2012

Reconhecer o engajamento expressivo das mulheres no mundo dos negócios rurais, em especial, na criação da raça Devon no Brasil. Com esse propósito, a Associação Brasileira dos Criadores de Devon (ABCD) criou o Prêmio Chiripá, uma das novidades da entidade para a Expointer 2012, que acontece de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio. A condecoração será entregue às expositoras da raça que conquistarem o prêmio máximo dentre os animais de elite (PO), os rústicos e os concorrentes do Concurso de Carcaça. Ao todo, três mulheres serão agraciadas com troféus e premiação em dinheiro. O concurso ocorre junto aos julgamentos tradicionais da raça, que acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, na Pista Central e na Pista 20, respectivamente.

Segundo a vice-presidente da ABCD, Elizabeth Cirne Lima, nos últimos anos, a entidade tem sido testemunha da ascensão expressiva das mulheres em diferentes setores do mundo dos negócios. “Espaço que elas vêm ocupando com competência, elegância e dedicação. E essa expansão no mercado de trabalho também é observada nas atividades relacionadas com o agronegócio”, constata. Para Elizabeth, na criação de Devon no Brasil, bem como em outros países, há várias mulheres de fibra que coordenam negócios rurais, demonstrando, assim, força e competência. “Por isso, queremos reconhecer esse engajamento expressivo das mulheres no mundo dos negócios rurais, mais especificamente na criação de Devon no Brasil”, esclarece.

Betty lembra ainda que “a família Devon”, como são denominados e reconhecidos os criadores da raça, é composta por diversas famílias e várias personalidades, nas quais é possível destacar a presença e a participação feminina. “Esse fato muito nos orgulha. Queremos demonstrar o agradecimento e o reconhecimento do trabalho dessas mulheres ao fazer a raça forte no Brasil, há mais de cem anos. E por isso a associação decidiu homenageá-las por meio deste prêmio”, explica a vice-presidente da ABCD.

Paralelamente, a Associação promoverá outras iniciativas ligadas ao Prêmio Chiripá durante a Expointer 2012. Entre elas, a realização de concurso que elegerá o Chiripá mais bonito e original. Estão previstas, ainda, palestras, apresentações e exposições sobre a origem da indumentária. As atividades acontecem na sede do Devon, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre essa peça integrante da indumentária gaúcha e que está relacionada com a evolução do povo do Rio Grande do Sul. Informações sobre o Prêmio Chiripá podem ser feitas através do e-mail [email protected] terra.com.br.