Notícias do Brahman

 

PROBRAHMAN

Touros participantes do programa são destaques no Sumário do PMGZ

Patrícia Peixoto Bayão

O resultado do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas) da ABCZ, apresentado no Sumário de Touros Brahman 2012, revelou aos brahmistas e aos criadores interessados na genética Brahman uma informação importante para a evolução da raça: dos 161 touros da raça Brahman participantes do sumário, 15 estão inscritos para a 1ª bateria do PROBRAHMAN (Teste de Progênie da Raça Brahman), realizado pela ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil), que terá início em outubro e tem o encerramento previsto para 2013.

“Isso significa que estamos realmente trabalhando os animais que têm uma genética de ponta e, principalmente, com capacidade de transmissão desta genética diferenciada. É interessante observar que esses 15 touros inscritos apresentaram ótimo desempenho na avaliação do PMGZ. Ou seja, nosso teste de progênie, além de aumentar a qualidade de informações dos reprodutores, será realizado em touros comprovadamente diferenciados, que têm muito a contribuir para o melhoramento genético do rebanho brasileiro”, ressalta o diretor-executivo da ACBB, Lydio Cosac.

O PMGZ é desenvolvido pela ABCZ desde 1992 e os dados obtidos pelo programa são fontes para geração das avaliações genéticas de animais jovens e adultos e disponibilizam ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos. Ao participar de qualquer uma das provas zootécnicas do programa, o rebanho está automaticamente inscrito no PMGZ. A avaliação genética para rebanhos de aptidão para corte é o CDP (Controle de Desenvolvimento Ponderal), quando são avaliados animais jovens (machos e fêmeas), matrizes e touros. No entanto, os dados oriundos das PGPs (Provas de Ganho de Peso) também são considerados para a formação das avaliações genéticas, porém se restringem apenas aos machos jovens da propriedade.

Para classificar os animais, o PMGZ utiliza o índice iABCZ, que busca classificar os animais de acordo com seu desempenho e de seus filhos, através de avaliações genéticas. Os animais melhor classificados e avaliados recebem o índice “Top”, em forma de percentil, que mostra o quanto aquele animal foi melhor classificado junto ao restante da população. Quanto menor o valor, melhor é a avaliação do animal.

A 1ª bateria do PROBRAHMAN avaliará os reprodutores inscritos, com base no desempenho de progênies controladas. “Por meio do teste de progênie, avaliaremos o desempenho genético dos touros e destacaremos os que apresentam melhores performances produtivas e reprodutivas. Os dados das progênies serão coletados do nascimento ao sobreano, nos machos. Nas fêmeas, até o nascimento da primeira cria”, informa o diretor-executivo da ACBB.

DESTAQUES

No Sumário Touros Brahman 2012 – que contém informações de todos os 161 reprodutores da raça avaliados pelo programa –, os inscritos no PROBRAHMAN, que tiveram os sêmens distribuídos para diversas fazendas colaboradoras e já possuem filhos, obtiveram classificação destacada. O reprodutor Mr. 77 133 FIV obteve a melhor classificação dentre os animais avaliados pela PMGZ e inscritos no PROBRAHMAN, ficando em 6º lugar e o Top 0,1%. “Este touro foi campeão da primeira PGP (Prova de Ganho de Peso) em Confinamento, realizada na Estância Zebu, uma parceria da ACBB e da ABCZ, e foi comercializado no Leilão Internacional de Touros durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, realizado em outubro de 2010, em Uberaba/MG”, lembra Cosac. Mr. Querença 2945 também apresentou ótima classificação: obteve a 11ª classificação no sumário e Top 0,5% junto aos demais.

Os demais touros participantes do PROBRAHMAN que participam do Sumário da PMGZ obtiveram as seguintes classificações de percentil, pelo índice iABCZ: