Notícias do Angus

 

Angus Brasil registra excelente participação na Feicorte 2012

É um novo recorde. A Associação Brasileira de Angus (ABA) participou com 108 fêmeas e 49 machos nas pistas de julgamento da 12ª Exposição Nacional da Raça, que aconteceu durante a 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte). Os 157 exemplares, de criatórios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, foram julgados pelo norte-americano Jim Willians na Pista 2 do Centro de Exposição Imigrantes.

A raça Angus vive momento extremamente positivo no Brasil e já ocupa a segunda colocação entre as raças de corte em venda de sêmen, com cerca de 2,4 milhões de doses em 2011, 33% superior a 2010. “O mercado interno está aquecido. A Feicorte certamente ajudou a consolidar a raça entre os produtores brasileiros”, afirma Paulo de Castro Marques, presidente da entidade.

Para Jim Willians, o Brasil está avançando a passos largos na seleção genética. “Estou impressionado com a qualidade e a superioridade da raça Angus brasileira. A pista estava bem mesclada, não vejo diferenças entre o animal preto ou vermelho, o que conta mesmo é a qualidade fenotípica e genética. E o que eu vi em pista me deixou muito feliz e com a certeza de que vocês estão no caminho certo.”


Feicorte conhece grandes Campeões Macho e Fêmea Angus

O Grande Campeão da 4ª exposição nacional ranqueada da entidade foi o animal de Box 156 Carumbé Red Brigadier 1217, da Cabanha do Posto (Uruguaiana/ RS), de propriedade de Sérgio Bastos Tellechea. “Participo da etapa de São Paulo há muito tempo, este foi meu primeiro prêmio na exposição. Venho de uma família que está na raça há quatro gerações, mais de 100 anos de seleção, e com certeza este macho é nosso melhor produto. Estou muito feliz”, disse Tellechea.

O Reservado Grande Campeão foi de Box 161, Reconquista 1575 Pablito Brigadier Quebracho, de José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista (Alegrete/RS), e o 3º Melhor Macho foi Reconquista 1957 Sufoco Traveler, também da Fazenda Reconquista.

Já no campeonato de fêmeas teve dobradinha, a Casa Branca Agropastoril, do presidente da ABA, Paulo de Castro Marques, conquistou o prêmio de Grande Campeã com o Box 76, Cia Azul Katrina TE 1401, e o prêmio de Reservada Grande Campeã, com a fêmea Rincon Muchas Gracias TE 1638 Del Sarandi. “Essa é uma alegria muito grande para mim e para a Casa Branca. Sinaliza que meu projeto pecuário está dando certo, explicou Marques.

A 3ª Melhor Fêmea foi o Box 94, LC Tifani T1192 Candombe, de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira, (São Borja/RS).


Associação de Angus participa do ‘Projeto Caminho da Carne’ durante Feicorte 2012

Durante as atividades da 18ª Feicorte, o Programa Carne Angus Certificada da ABA participou do Projeto Caminho da Carne, que teve por objetivo apresentar a prática da produção pecuária e chamar atenção para a importância da integração entre os elos da cadeia produtiva da carne. Sob o slogan “Faça o caminho da carne que dá lucro e fortalece o Brasil”, a entidade participou da dinâmica que envolveu as diferentes etapas da produção pecuária: genética, manejo, sanidade, meio ambiente, infraestrutura, gestão, nutrição e mercado.

“Estivemos por todo caminho da carne, principalmente nas estações que falavam sobre o uso de genética Angus agregando valor nos elos da cadeia da carne, desde o pecuarista até o produto final; em como planejar o uso desta genética no rebanho comercial e; principalmente, no miniconfinamento apresentado no final do caminho, onde o resultado do cruzamento industrial com Angus foi mostrado ao vivo”, explica Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada.


Anuário Angus chega a sua 7ª edição e é lançado na Feicorte

Evento de destaque na programação da Angus durante a Feicorte foi o anúncio oficial do lançamento da sétima edição do Anuário de Ações da ABA 2011/2012, documento editorial que reúne fotos e textos sobre os principais eventos organizados pela entidade e por núcleos regionais de criadores da raça pelo país.

Segundo Felipe Moura, diretor de marketing da associação, o sucesso do trabalho é atribuído ao esforço da equipe envolvida na realização. O Anuário Angus precisa ser visto pelo criador como uma enciclopédia da raça, por tudo que ele representa e pelo nível de informações que contém.


Programação comercial Expointer 2012

A ABA realizará durante a Expointer o Shopping Angus, uma ação promovida pela entidade para dar oportunidade a todos os criadores da raça de ofertarem animais de argola na maior vitrine da raça na América Latina. Durante a exposição agropecuária será criado um ambiente onde os animais ficarão expostos, e neste local os interessados em adquiri-los receberão informações e atendimento personalizado. Cada animal ofertado terá um valor pré-fixado pelo vendedor e uma identificação específica do com dados do animal, como paternidade e informações do proprietário.

Também é importante salientar que somente poderão ser inscritos aqueles animais de argola que já estiverem para o julgamento da raça na Expointer. “Essa é uma oportunidade ímpar para os interessados na raça, porque como todos os Angus do shopping irão a julgamento durante a Expointer, o produtor poderá comprar um animal que terá chances de ser um campeão”, destaca Juliana Brunelli.

Além disso, é durante a mostra rural que a ABA abre oficialmente a temporada de remates chancelados de primavera. Segundo Brunelli, devido à grande importância da exposição para a pecuária na região Sul, o resultado dos leilões tradicionalmente servem de termômetro para os preços dos eventos futuros da raça. “Estamos confiantes que iremos alcançar médias superiores a 2011”, lembrando que dia 27 de agosto acontecerá o Leilão Nacional de Rústicos, que colocará à venda os exemplares premiados no julgamento da V Nacional de Rústicos Angus.


Entidade prepara megaprogramação de eventos técnicos e comerciais da raça Angus para a Expointer

A mostra pecuária é apenas em agosto, porém, a ABA marca presença na 35ª Feira Internacional de Animais, Máquinas Implementos e Produtos Agropecuários, (Expointer), em Esteio/RS, com ampla programação que envolverá julgamento de animais argola e rústicos, cursos de cabanheiro, jurado jovem, campeonato Angus mirim, além da programação de remates.

Para a feira, a entidade convidou Jack Ward, jurado da American Angus Association, dos Estados Unidos, para julgar as pistas de Machos e Fêmeas de argola e rústicos, que ocorrem dias 27, 28 e 29 de agosto. “Esta é a principal exposição da raça Angus no Brasil. Estamos esperando mais de 350 animas de argola e rústicos”, disse Juliana Brunelli, gerente da entidade.

É importante ressaltar que a Expointer 2012 abrigará a V Exposição Nacional de Rústicos. Evento este que, além de fazer parte do Ranking Nacional dos Expositores da Raça Angus, terá julgamento classificatório e leilão Angus, em 27 de agosto.

Além dos julgamentos, a associação de Angus promoverá o “Curso de Cabanheiro”, que objetiva orientar e capacitar criadores e demais interessados ligados à pecuária nas principais técnicas de manejo, de modo a preparar o animal para as pistas de julgamento, incluindo cuidados na preparação e técnica de condução, visando posicionamento adequado do animal durante um julgamento, além da melhor forma de apresentação do bovino em pista.

O “Curso Jurado Jovem” é outra ação praticada pela associação na Expointer, destinada aos entusiastas da raça interessados em aprender os critérios para julgamento e, também, para seleção de animais de acordo com o padrão racial. Conteúdo engloba ainda a postura do jurado na pista, na qual o mesmo precisa ser imparcial, correto e tranquilo acerca de sua decisão, “pois está analisando o trabalho de anos do produtor, e, principalmente, como proceder numa pista de julgamento”, explicou Brunelli.

E acompanhando o sucesso de 2011, a entidade promove novamente o Campeonato Angus Mirim, destinado ao público infanto-juvenil, com idade de até 14 anos, filhos de criadores, expositores, tratadores e sócios que tenham proximidade com a raça Angus.