A Voz do Criador

Aprendendo com os erros

Os erros existem exatamente para que possamos aprender. Assim aconteceu com o cruzamento industrial, que, hoje, retorna com força total e já é realidade nos programas de produção de carne de qualidade. Antes pouco se conhecia sobre a adaptabilidade das raças taurinas às condições tropicais, coisa que ficou no passado. O pecuarista agora sabe que precisa estudar os melhores cruzamentos para as condições de sua propriedade, além de investir em sanidade e nutrição, para que o animal expresse todo o potencial oferecido por sua heterose.

Vale ressaltar que a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) também serviu de trampolim para este retorno triunfal. Pois, além do sêmen que carrega a genética de ponta, vem toda uma consultoria embutida, seja ela incluída no pacote ou terceirizada. Por isso, não deixe de acompanhar a “Matéria de Capa” desta Revista AG, que traz muitas novidades.

Um bom exemplo é a nossa “Entrevista do Mês”, na qual destacamos uma iniciativa que poderia revolucionar o mercado de Fertilização In Vitro (FIV) no Brasil. Até então exclusiva à elite, surge no Pará uma proposta para estender o uso a rebanhos comerciais. Como? A aspiração das vacas vivas em pequeno número é uma das etapas que mais encarecem a FIV. Na FIV comercial, este estágio não existe, pois os óvulos são extraídos de fêmeas abatidas. Vale a leitura.

O leitor pediu e a Revista AG atendeu: nossa “Escolha do Leitor” apresenta o controle de cupins-de-montículo em pastagens. A espécie mais encontrada é C. Cumulans, que, segundo a Embrapa, não causa danos diretos, mas muitos indiretos, como a depreciação do valor venal da propriedade. “Sanidade” aborda a questão das coccidioses em bovinos, cujos sintomas podem ser confundidos com outras enfermidades e é, extremamente, maléfica ao animal, pois destrói a parede do intestino. Em 100% de propriedades examinadas em Minas Gerais, a coccídia mostrou-se presente.

Acompanhe esta e muitas outras matérias em mais esta riquíssima edição de AG – A Revista do Criador, que traz ainda duas novas seções: Agro Giro, com notas setoriais, micro e macroeconômicas, e Raças, que vai mostrar o momento pelo qual passam as principais raças bovinas brasileiras. Esta primeira é a Marchigiana, cuja associação completa 40 anos de Brasil. Veja também os desdobramentos do The Best, no qual os criadores premiados participaram maciçamente.

Boa leitura!