Notícias do Charolês

 

CHAROLÊS BRILHOU NA EXPOLONDRINA 2012

O Charolês esteve presente na Expo- Londrina 2012 com 54 animais de argola. O julgamento aconteceu nos dias 13 e 14 de abril e esteve a cargo do Dr. Célio Arantes Heim.

A raça atraiu a atenção de um público interessado nas qualidades que o Charolês representa para o gado de corte.

Segundo Dr. Célio, “a raça evoluiu muito em acabamento, tendo animais de tamanho mais moderado, com boa conformação, desenho e grande precocidade, confirmando o que já vinha observando em outras exposições’’.

Para o presidente do Núcleo dos Criadores do Norte do Paraná, Carlos Henrique da Silva, “a ExpoLondrina serviu para comprovar o crescimento da raça charolesa no cenário nacional, uma representação significativa de animais, e com uma qualidade que superou as expectativas de todos criadores”. Resultados do julgamento e Classificação:

Suprema Campeã e Grande Campeã
Gabiroba 0391 da Estrela - Criador: Annemarie Pfann e Outros - Expositor: Miguel Galdino e Ivan Gaidalo

Reservada de Grande Campeã
Kátia 595 do Tesourão - Criador e Expositor: Nelson João Klas

3ª Melhor fêmea
Isís da Estância Nova - Criador e Expositor: Marco e Maurício Palmeira Checchia

Grande Campeão
Jacó 0498 de Estrela - Criador e Expositor: Annemarie Pfann e Outros

Reservado de Grande Campeão
Konnan 587 do Tesourão - Criador e Expositor: Nelson João Klass

3º Melhor Macho
Índio da LH - Criador: Luiz H. Almerão de Oliveira Gomes - Expositor: Annemarie Pfann e Outros

Julgamento ExpoLondrina


NOITE DE CONFRATERNIZAÇÃO NA CASA DO CHAROLÊS NA EXPOLONDRINA

O presidente do Núcleo dos Criadores Charolês do Norte do Paraná, Carlos Henrique da Silva, iniciou o evento dando boasvindas a todos os participantes da ExpoLondrina 2012. Saudando, em especial, os novos criadores da raça Charolês presentes na feira.

Segundo Carlos, “é uma alegria ver que novos criadores estão valorizando cada vez mais a raça no Brasil’’.

A seguir, foram entregues as premiações dos animais na feira, julgamento que ficou a cargo do Dr. Célio Arantes Heim.

O presidente entregou uma placa de agradecimento a Dra. Neusa Soni Jamus, responsável pelo setor animal da Sociedade Rural do Paraná, destacando que o sucesso da participação do Charolês na feira não seria possível sem a colaboração da mesma.

Carlos H. Silva passou a palavra ao Sr. Joaquin Villegas, presidente da ABCCharolês. Villegas parabenizou o Núcleo pela participação da raça na ExpoLondrina, salientando, em especial, o grande empenho de Carlos Henrique e sua esposa, Viviane.

A noite também serviu para o lançamento da primeira edição da Revista Charolês. De acordo com Villegas, “é a concretização de um antigo sonho dos criadores’’. Foi também entregue a premiação ao Campeão do Ranking Charolês 2011. Melhor Expositor e Criador, Dr. Nelson João Klas, da Cabanha Tesourão de Palmeira/PR.

Dr. Nelson agradeceu a todos os participantes e destacou que o sucesso obtido se deve ao empenho de todos os seus colaboradores, finalizando seu discurso ao lado da esposa.

Joaquin Villegas, Carlos H. Silva e Nelson J. Klas


CHAROLÊS NA FEICORTE

A raça estará presente na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (FEICORTE). A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) será representada por criadores de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul nessa importante feira da capital paulista.

O objetivo da feira é reunir produtores, técnicos, empresários e demais pessoas ligadas à pecuária de corte para discutir os principais temas de interesse do setor.

A FEICORTE acontecerá de 11 a 15 de junho e o julgamento de Charolês será no dia 12 de junho, ficando a cargo do jurado americano Robert Willians.