Notícias do Hereford e Braford

 

Quase 500 alunos já participaram do Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte PampaPlus/Embrapa

Com a 4ª edição do Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de março em Porto Alegre-RS (pela primeira vez na capital gaúcha) e neste ano contou com a presença de mais de 120 alunos no auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o curso de melhoramento em bovinos de corte já repassou conhecimento para quase 500 participantes de vários estados brasileiros e países da América do Sul, em suas quatro edições.

Criado com a meta de divulgar as tecnologias modernas de melhoramento genético de bovinos de corte e demonstrar a utilização do Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford - PampaPlus/Embrapa, o curso é promovido a quatro anos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO – UFRGS) e já pode ser considerado referência no tema no Brasil.

Reunindo importantes nomes da área de melhoramento genético de bovinos de corte, o curso teve início com a abertura oficial, na qual participaram da mesa o presidente da ABHB, Fernando Lopa, acompanhado pelo Dr. Roberto Collares, representando a Embrapa Pecuária Sul, Dr. Kepler Euclides Filho, representando a Embrapa, Dr. Julio Barcellos, coordenador do NESPRO, Dr. Pedro Selbach, diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Dr. José Arthur Martins, vice-presidente do CRMV-RS, e Dr. Air Fagundes, ex-presidente do CRMV-RS.

As palestras de alto nível contaram com apresentações do pesquisador da Embrapa Dr. Kepler Euclides Filho, doutor em Melhoramento Genético Animal pela Universidade da Flórida - EUA; do Dr. Julio Barcellos, coordenador do NESPRO – UFRGS, autor de várias publicações e livros na área de Nutrição Mineral para Ruminantes, Cadeia Produtiva da Carne Bovina, Crescimento Animal, Manejo de Bovinos de Corte com ênfase na cria e recria; da irlandesa Dra. Concepta M. Pimentel, doutorada na Universidade de Oxford, com experiência em adaptação, recursos genéticos animais, parâmetros genéticos e fenotípicos; do Dr. Fernando Flores Cardoso, doutor em Ciência Animal pela Universidade de Michigan, que tem como ponto principal de suas pesquisas a área genômica; do Dr. Yuri Régis Montanholi, vindo da Universidade de Guelph (Canadá), cujas pesquisas giram, entre outros temas, na utilização de imagens infravermelhas para a seleção de animais mais eficientes; do Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., doutor pela Cornell University, com pesquisas em melhoramento, avaliação e cruzamento animal; do Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, doutor em Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, coordenador das pesquisas nas área de Genética e melhoramento de bovinos de corte da Embrapa; do Dr. Marcos Vinícius G. Barbosa da Silva, doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e secretário executivo da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, cujas áreas de pesquisa são Genética Quantitativa, Genética Molecular, Bioestatística e Bioinformática; da então presidente do Conselho Técnico da ABHB, Thaís Pires Lopa, e do Dr. Bruno Teixeira, bolsista do CNPq na Embrapa Pecuária Sul.

Para o fechamento do curso, no sábado, 24 de março, os participantes foram até a Fazenda Santa Tereza, de Ney Azambuja, vencedora da última Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), nas duas raças. Após serem recebidos pelos proprietários e responsáveis pela parte prática do curso, Dr. Joal Brazzale, da Embrapa Pecuária Sul, e Gustavo Isaacsson, inspetor técnico da ABHB, os participantes acompanharam uma palestra com mostra de animais a campo, seguida por práticas zootécnicas, para arrematar os conhecimentos adquiridos durante os dois primeiros dias.

Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa, a associação busca democratizar o conhecimento, realizando cursos a preços acessíveis, principalmente aos estudantes, e isso só é possível por meio dos palestrantes, que se voluntariam para as apresentações.

“Trouxemos pesquisadores de padrão internacional para mostrar aos participantes o que há de mais moderno na área de melhoramento genético. Os alunos tiveram contato com pesquisadores doutores nas suas áreas de atuação e puderam ver em primeira mão o que está acontecendo no mundo do melhoramento genético, ao mesmo tempo, recebem orientações básicas de como iniciar um programa de melhoramento genético em um rebanho”.

A ABHB agradece às empresas que ajudaram a tornar o 4º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus um grande sucesso, Matsuda, C.O.R.T. Genética Brasil, Pitangueira, Trajano Silva, CRV Lagoa, Igenity Merial, Marfrig Group do Brasil, e ao patrocinador oficial da ABHB, Azevedo Bento.


ABHB elege nova diretoria

No dia 30 de março aconteceu na sede da Embrapa Pecuária Sul, localizada em Bagé/RS, a Assembleia Geral Extraordinária para a eleição da diretoria da ABHB para o triênio 2012-15.

A eleição contou com a presença de associados, que, por unanimidade, elegeram a chapa única, que tinha como presidente Fernando Lopa da Silva, que está pela quarta vez à frente da associação, tendo como vices Pedro Monteiro Lopes e Luciano Terra.

Conheça a diretoria executiva da ABHB:

Presidente: Fernando Lopa da Silva (Alegrete-RS)

Vice-Presidente: Luciano Sperotto Terra (Santa Vitória do Palmar-RS)

Vice-Presidente de Promoção das Raças: Pedro Monteiro Lopes (Itaqui-RS)

Diretor Administrativo: Luciano Dornelles de Dornelles (Uruguaiana-RS)

Diretor de Eventos: Celso Jaloto Ávila Junior (São Gabriel-RS)

Diretor Financeiro: Dirceu Menna Barreto de Abreu Netto (São Gabriel-RS)

Diretor de Marketing: Miguel Augusto Bitencourt Bárbara (Uruguaiana-RS)

Presidente do Conselho Técnico: Ricardo Amaral Furtado (Livramento-RS)


Criadores de Hereford e Braford participam da ExpoLondrina

No dia 6 de abril, uma comitiva de criadores de Hereford e Braford, acompanhados pelo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, e de seu diretor de Marketing, Miguel Bárbara, esteve reunida com o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Andrade Lopes, e seus diretores, para viabilizar a ampliação da participação das raças HB, no ano de 2013, na ExpoLondrina.

A ideia é que a ABHB organize a ida de muitos animais de argola, rústicos e para a engorda, além de realizar dois remates e montar um estande institucional na entidade. Durante o encontro também foram discutidos o apoio e a parceria da SRP nas ações de fomento realizadas pela ABHB, como o Programa Carne Certificada Pampa® e o Programa de Difusão Genética a Pecuária Familiar, fazendo que as mesmas atinjam um maior número de criadores paranaenses.

Além de participar da reunião, a ABHB realizou um workshop das raças, no dia 7 de abril, que atraiu um bom público de formadores de opinião, como os diretores da SRP, criadores, confinadores e presidentes de entidades e empresas ligadas à pecuária de corte, que foi considerado um grande sucesso. As palestras foram ministradas pelo inspetor técnico da ABHB, Marcelo Louzada, e pelo presidente da associação, Fernando Lopa, que, logo após, apresentaram animais das raças HB na pista central do parque, momento em que também foi esclarecido um grande número de dúvidas dos visitantes.

Para o criador José Hamilton Moss Filho, da Fazenda Vaca Branca – Guarapuava/PR –, a participação da ABHB na ExpoLondrina foi muito importante.

“A participação na ExpoLondrina foi muito interessante. Apesar de ainda não muito utilizada na região, eu senti um grande interesse dos criadores locais na raça Hereford, principalmente para o cruzamento com zebuínos. A palestra do presidente Lopa e do Marcelo Louzada esclareceram muitas das dúvidas dos participantes e, com certeza, isso deve refletir no futuro.Os participantes foram apresentados às vantagens das raças HB para os criadores”, disse Moss.


Venha para a Exposição Nacional de Hereford e Braford

A Exposição Nacional de Hereford e Braford acontece entre os dias 14 e 20 de maio no Parque Dr. Lauro Dornelles, Alegrete- RS. Venha participar deste grande evento das raças HB, onde são esperados mais de 500 animais a serem julgados por Mario Ubirajara Rota Anselmi, presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), na Hereford, e de Antônio Martins Bastos, jurado brasileiro de renome internacional, para a raça Braford.

Entre os destaques desta edição, acontece também o 10º Curso de Atualização e Julgamento – Dr. Jacob Momm Filho, a 3ª Jornada Técnica para Produtores da Carne Certificada Pampa®, concurso de carcaças, palestras e dois grandes leilões: o Leilão Oficial da Nacional e o Pitangueira Premium.

O Projeto Brazilian Hereford & Braford (ABHB e Apex-Brasil) também estará presente no evento proporcionando visitas a criatórios HB nos dias 14 e 15.

Ainda durante a programação acontece o lançamento do Anuário Hereford e Braford 2011, que contempla os maiores acontecimentos da raça no Brasil e no exterior.

Programação:

Dia 02 – Encerramento de Inscrições de Animais

Dia 14 – Entrada de animais a Galpão

Dias 14 a 16/05 – 8:30 às 18:00 - 10º Curso de Jurados das Raças Hereford e Braford “Dr. Jacob Momm Filho”

Dia 16/05 – 8:30 às 17:30 – Curso Empreendedorismo e Táticas de Negociação em Feiras Internacionais (Brazilian Hereford & Braford)

Dia 17/05 – 3ª Jornada Técnica para Produtores da Carne Certificada Pampa® e Concurso de Carne Pampa
8:00 – Concurso de Carcaças e abates no Frigorífco Marfrig
14:00 – Palestras sobre como incrementar a produção de carne de qualidade e degustação da Carne Certificada Pampa®

Dia 18/05 – 8:30 – Julgamento de Classificação Animais Galpão
20:00 – Jantar de confraternização e apresentação da nova Diretoria da ABHB

Dia 19/05 – 8:30 – Finais Animais a Galpão, Julgamento de Fêmeas Rústicas e Campeonatos de Machos Rústicos
18:00 – Leilão da Nacional HB 2012 (animais registrados e comerciais padrão HB)

Dia 20/05 – 8:30 – Final do Julgamento de Machos Rústicos
13h – Almoço de Entrega de Prêmios
19h – Leilão de Liquidação de Plantel Grupo Pitangueira (Pitangueira Prêmium)