Notícias do Angus

 Programa Carne Angus Certificada chega ao Paraná

A Associação Brasileira de Angus (ABA) fechou parceria com a Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão – CooperAliança, de Guarapuava/PR, para a certificação da carne produzida pela cooperativa, situada na região sudoeste do estado, através do Programa Carne Angus Certificada.

“A entrada da CooperAliança marca o início do programa no Paraná, que já está presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, envolvendo 14 plantas frigoríficas dos parceiros Marfrig, VPJ e Silva. Somente em 2011 foram abatidos cerca de 200 mil animais, gerando consistentes premiações aos pecuaristas participantes. É uma satisfação incluir o Paraná na nossa iniciativa”, ressalta Paulo de Castro Marques, presidente da Angus.

O interesse da Angus em trazer o Programa Carne Angus Certificada para o Paraná é antigo. “As negociações com a CooperAliança começaram em 2009. Hoje, o programa está consolidado e visualizamos um ótimo cenário para começar a operar no Estado, até porque a cooperativa dos produtores de Guarapuava estava buscando melhores condições de pagamento para os animais Angus e Cruza Angus dos cooperados”, explica Reynaldo Salvador, diretor do programa de certificação da Angus.

Ao todo, são 38 produtores cooperados produzindo animais Angus e Cruza Angus. “Esta parceria significa a valorização do nosso produto, canalizando a oferta de gado para o atendimento ao consumidor que deseja qualidade”, assinala Edio Sander, presidente da CooperAliança e produtor de Cruza Angus na Chácara Bela Vista (Distrito de Entre Rios).

A CooperAliança abate, aproximadamente, 12 mil animais/ano. “O percentual de animais Angus e Cruza Angus chega a 45%, atingindo cerca de 500 cortes por mês. Com a certificação do Programa Carne Angus, esperamos, até o final de 2012, que este número salte para 1,5 mil animais/mês”, complementa Edio Sander.

O Paraná desponta como um grande criador de Angus, com mercado interno promissor e aquecido. “Em 2011, 42% de todas as doses de sêmen vendidas no Paraná foram de reprodutores Angus, provando que o pecuarista paranaense conhece e valoriza as características da raça, como fertilidade, precocidade e habilidade materna”, exemplifica Salvador.

“Vale ressaltar que os pecuaristas do Paraná conseguem abater animais Angus ou Cruza Angus de 14 meses, com peso vivo de 500 kg e peso carcaça de 270 kg, comprovando que o estado apresenta ótimas condições para a criação de Angus”, afirma Reynaldo Salvador, projetando que até o final de 2012 o Programa Carne Angus Certificada deverá firmar parcerias com outros grupos locais.


Associação Brasileira de Angus estreia no Canal Rural

A partir de agora a Associação Brasileira de Angus está mais próxima de você. Tudo se deve à estreia do Angus News, programa dinâmico veiculado pelo Canal Rural. “A conquista deste espaço na emissora vai ao encontro das expectativas da associação, nas quais o trabalho principal é difundir toda qualidade da carne da raça e incentivar o uso de genética Angus de Norte a Sul do Brasil”, explicou o presidente Paulo de Castro.

Exibido semanalmente, o Angus News irá trazer reportagens inéditas a cada semana e entrevistas sobre o dia a dia no campo, segundo a visão de quem realmente conhece o mercado. Dicas de manejo, opinião, fatos, acontecimentos diretos do campo, mercado, qualidades da raça que mais cresce no Brasil serão alguns dos muitos assuntos tratados nas noites de sexta-feira.

O trabalho de divulgação das qualidades da raça Aberdeen Angus vem sendo trabalhado pela entidade há vários anos, através dos programas de fomento, como é caso do Programa Carne Angus Certificada, que conta com parcerias entre redes de supermercado, fast food, frigoríficos e produtores rurais. “O Angus News reforça a visibilidade nacional da raça e cria um canal direto com o criador e os usuários da raça”, disse o dirigente. “Além de se fazer presente no prato do brasileiro, a raça Angus também estará na televisão.”

Produzido pela Cubo Filmes e veiculado pelo Canal Rural, o Angus News é transmitido toda sexta-feira a partir das 20h50, logo após o Jornal da Pecuária.


Angus Brasil comemora excelente participação na ExpoLondrina (PR)

Encerradas as atividades da segunda etapa do ranking nacional de criadores e expositores, a Associação Brasileira de Angus comemora a excelente participação da raça na 52ª ExpoLondrina, que aconteceu de 10 a 15 de abril no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina/ PR. Ao todo, foram 137 animais machos e fêmeas PO avaliados pelo técnico da associação Flávio Montenegro Alves, também diretor-técnico da Cabanha Santo Antão (Alegrete/ RS).

“Nossa participação em Londrina foi diferente. Inauguramos nossa sede própria no parque, assinamos contrato com a CooperAliança e, principalmente, nas pistas, tivemos um time superior. Com a entrada dos animais vindos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, podemos perceber o alto nível zootécnico dos exemplares, dificultando o trabalho do jurado e aumentando o grau de participação nas próximas ranqueadas”, disse o presidente da ABA.


Grande Campeonato - A Cabanha da Corticeira, de São Borja/ RS, conquistou o grande campeonato de Fêmeas PO da ExpoLondrina com LC Tifani, vaquilhona maior, propriedade de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira. “É a maior recompensa que poderíamos receber. Mostra que estamos no caminho certo e que nosso trabalho é correto. Foi uma competição acirrada, com grandes concorrentes”, disse Luiz Anselmo, finalizando que é uma satisfação e um orgulho muito grande levar para São Borja este prêmio. A Reservada Grande Campeã foi a vaquilhona menor Cia Azul Katrina, do expositor Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril (Fama/MG). Já a 3ª Melhor Fêmea foi Maufer Rainha, de Mauricio e Fernando Lampert Weiand, da Cabanha Maufer (Cruzeiro do Sul/RS).

Já a Cabanha Basca, da expositora Mariana Franco Tellechea, situada no município de Uruguaiana/RS, conquistou durante as pistas de julgamento o Grande Campeonato Macho PO, com o touro jovem Paineiras Lucky Zorzal. “Esse é nosso primeiro prêmio na feira de Londrina, que já acompanhamos faz muito tempo. Receber esta premiação em uma praça tão qualificada agrega valor ao nosso produto e sinaliza que o trabalho de pecuária que realizamos na Basca está dando certo”, disse Mariana, que ficou muito emocionada durante o anúncio do prêmio. O título de Reservado Grande Campeão ficou com o Touro Júnior Maufer Te kila, de Mauricio e Fernando Lampert Weiand, da Cabanha Maufer (Cruzeiro do Sul/RS). E o 3º Melhor Macho foi o Terneiro Maior Reconquista 1957, de José Paulo Dornelles Cairoli, da Reconquista Agropecuária (Alegrete/RS).


Seminário Técnico – Tradicional no calendário de eventos da ExpoLondrina, o Seminário Produção de Carne de Qualidade, promovido pela Associação Brasileira de Angus, aconteceu dia 10 de abril no Auditório Milton Alcover, dentro do Parque de Exposições. O evento foi dividido em três etapas. “Todas focadas na produção de carne de qualidade e otimização do manejo nutricional e na eficiência nas propriedades”, explicou Fábio Medeiros, coordenador do programa de certificação da entidade, contabilizando mais de 250 participantes.


Programa Carne Angus – O programa de certificação da entidade organizou ação de degustação de carne Angus em dois leilões comerciais. Promoveu um almoço com imprensa e autoridades, com pratos elaborados com cortes Angus certificados, e um coquetel de entrega de prêmios no estande da Angus.