Notícias do Charolês

 

ABCCharolês promove Reciclagem Técnica em Alegrete/RS

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), promoveu em 17 de março uma atividade de reciclagem técnica nas dependências do Sindicato Rural de Alegrete/RS. O encontro reuniu técnicos da associação, criadores e convidados.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente da ABCCharolês, Joaquin Villegas, que após a saudação aos participantes fez uma explanação sobre o momento da raça no Brasil, Estados Unidos e Europa.

O primeiro palestrante da manhã foi Dr. Amilton Cardoso Elias, superintendente da Associação Nacional de Criadores “Herd- Book Collares”, que falou sobre as alterações nos regulamentos da raça Charolês focadas na progressão de registros de PC para PO.

Conforme o superintendente, “esse evento foi uma ótima oportunidade para colocar todos os técnicos a par das novas regras, e para esclarecer dúvidas sobre questões pertinentes à nova regulamentação”.

Após almoço de confraternização, houve a palestra do Dr. Pedro Rocha Marques, representante da NESPRO – Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva, que abordou a suplementação de bovinos de corte, visando ao aumento da rentabilidade da fazenda.

Segundo Pedro Rocha, “os produtores estão demonstrando grande interesse na utilização das tecnologias disponíveis para a melhoria na nutrição animal, objetivando aumentar o lucro na produção final. E os técnicos presentes sabem que o Charolês responde de maneira melhor do que outras raças quando utilizadas essas formas de nutrição, devido a grande potencialidade de ganho de peso”.

O presidente do Conselho Técnico, Dr. André Plastina Gomes, afirmou ter sido importante o contato dos técnicos com as novas regulamentações do serviço de registros genealógicos.


Estância Sá Brito sedia Dia de Campo

Em um domingo de sol, em 18 de março, foi realizado mais uma edição do Dia de Campo. Desta vez, quem sediou o evento foi a histórica Estância Sá Britto, de Alegrete/RS. Dr. André Plastina Gomes e família abriram as porteiras da propriedade e recepcionaram a todos com grande simpatia. Em visita pelos recantos da Estância, Gomes relatou a história da mesma. A propriedade foi fundada no ano de 1850 por Francisco Sá Brito, ex-ministro da Revolução Farroupilha.

Após a apresentação do local, os participantes encaminharam-se para a mangueira, onde foram analisados diferentes lotes de animais, todos avaliados pelo Programa de Avaliação Genética (PROMEBO).

A Estância Sá Brito é uma das propriedades pioneiras a utilizar o PROMEBO como programa de avaliação na raça Charolês, desde 1977, idealizado pela Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”, como uma forma precisa de seleção do gado.

Após o trabalho de campo, todos visitantes foram agraciados com um churrasco na sede da Sá Brito. No encerramento, a Associação de Criadores de Charolês homenageou com uma placa a família do Dr. Adolpho Guerra Gomes e filhos e colaboradores.

Dr. André Plastina Gomes aproveitou para agradecer e afirmou ter ficado muito satisfeito com as atividades. Segundo ele, “foi uma grande satisfação receber tantos amigos e passar um dia agradável de confraternização e trabalho técnico. Ações como esta são importantíssimas para técnicos e criadores”.


ExpoLondrina será primeira das feiras ranqueadas de Charolês

A abertura das feiras ranqueadas da raça charolesa 2012 será na ExpoLondrina, em Londrina/PR. A raça estará na vitrine do Brasil com julgamento a cargo do Sr. Célio Arantes Heim, diretor de pecuária da Sociedade Rural do Paraná.

O Núcleo de Criadores do Norte do Paraná, juntamente com a ABCCharolês, deixam as portas abertas para o pecuarista que tem o objetivo de alcançar um resultado eficaz. Fica, portanto, o convite para visitar o espaço da raça na feira, de 5 a 15 de abril.

Logo após o leilão haverá cerimônia de premiação na Casa Do Charolês, com a entrega de troféu para a Cabanha Tesourão, propriedade do Dr. Nelson João Klass, primeiro lugar no Ranking de 2011.

Julgamento

- 13 de abril a partir das 14h

- 14 de abril a partir das 09h

Leilão Charolês

- 14 de abril a partir das 14h. Serão ofertados 400 animais cruzados,15 touros PO rústicos e 5 fêmeas elite, selecionados para a pecuária moderna.