On Line

 Simpósio anual da Matsuda

O evento ocorreu nas dependências do Club MED, em Itaparica/BA. O grupo anunciou a construção de novas plantas industriais para produção de suplementos minerais, energéticos/proteicos e rações para grandes e pequenos animais em Imperatriz/MA, Cuiabá/MT, Goianira/GO e Tambau/SP, além de alguns lançamentos que logo estarão no mercado. Na programação técnica, foram realizadas palestras sobre mercado da carne, do leite, do fosfato e de motivação de vendas. “Queremos duplicar tudo o que vendemos hoje”, almeja Jorge Matsuda, presidente do grupo. A Matsuda também prestou homenagem a Herbert Vilela, desenvolvedor do capim elefante Paraíso. Adilson Rodrigues, editor da Revista AG, cobriu o evento a convite da empresa.

Minerva fecha 2011 com lucro expressivo

O lucro líquido foi de R$ 41,7 milhões. Além disso, registrou uma receita bruta recorde de R$ 4,2 bilhões, 19,20% acima de 2010, atribuídos à expansão nas vendas para o mercado interno.

Nova diretoria da ANDAV

Marco Antonio Nasser de Carvalho é o novo presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, que reúne mais de 1.000 distribuidores de produtos agropecuários. São vices Rafael Barsch (veterinária) e Carlos Henrique Nottar (agrícola).

MAPA ratifica tecnologia dos minerais orgânicos

O Ministério da Agricultura publicou, em 23 de fevereiro, no Diário Oficial, uma portaria que revogou a exigência de limites mínimos ou máximos para o uso de micro e macro minerais para a produção de rações. Saiba mais em www.tortuga.com.br.

Assessoria em Inteligência Comercial

A Brazilian Cattle Genetics, parceria entre ABCZ e a APEX-Brasil, a partir deste ano, começa a oferecer assessoria em Inteligência Comercial a 26 empresas e associações promocionais das raças zebuínas.

Bayer CropScience lança linha de embalagens Smartline

A empresa apresenta a linha de embalagens Smartline, que utiliza menos plástico, economizando energia durante a produção e transporte.

Volta o Ketofen® 10%

A Merial Saúde Animal recoloca no mercado o anti-inflamatório Ketofen® 10%, após período de validação para novo registro no MAPA. O produto também possui ação analgésica e antitérmica. Informações em www.merial.com.br.

Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores

No dia 20 de abril, a ANCP realizará a 18a edição do Seminário, com o tema “Equilíbrio no Campo: Ambiente, Produtividade e Família”. O evento é tradicional entre pecuaristas e profissionais do setor e acontecerá no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP. Inscrições gratuitas pelo hotsite www.ancp.org.br/hotsite/18seminario.

Parceria para a Fertilização In Vitro

A Alta Genetics do Brasil acaba de anunciar uma nova parceira com a Fazenda Sete Estrelas – vencedora por três anos consecutivos do Nelore de Ouro. A propriedade irá disponibilizar doadoras para o Programa Alta Embryo.

Rebanho bovino mundial recua em 10 anos

Efetivo brasileiro teve crescimento de 43,5%, passando de 150 milhões em 1991 para 215,2 milhões em 2011. Entretanto, de 1991 e 2011, o rebanho bovino mundial recuou 5,8%, retraindo de 1,07 bilhão para 1,01 bilhão de animais. Os dados são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

II Encontro Regional de Sistemas Produtivos

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de abril, em Sorriso/MT. Entre os temas, estão gestão rural, biotecnologia, produção de grãos, pecuária e integração silviagropastoril. Inscrições pelo site www.catsorriso.com.br.

Veterinário assume a SDA

O médico-veterinário e fiscal federal agropecuário aposentado Enio Antonio Marques Pereira foi nomeado para conduzir a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, a qual já se dedicava há 40 anos.

2º Workshop Internacional em Araçatuba/SP

O 2º Workshop Internacional: Genômica Aplicada à Pecuária apresentou novidades sobre as pesquisas já desenvolvidas e as que estão em andamento em várias partes do mundo sobre a análise do DNA.

Novilhas passam por avaliação

O Rancho da Matinha avalia a eficiência de 128 fêmeas, com média de 17 meses de idade. Durante 90 dias, também serão monitorados terminação e rendimento de carcaça.

Pecuária de luto

Faleceu em Uberaba/MG o pecuarista Cláudio Sabino Carvalho, titular da Chácara Naviraí, em decorrência de infarto. Há mais 45 anos, Sabino dedicava-se à seleção de Nelore, Guzerá, Brahman e Gir.

Boviplan promove tour técnico na Austrália

Aproveitando a grande exposição australiana, a Boviplan promove de 30 de abril a 10 de maio viagem técnica planejada nos mesmos moldes do “Beef Tour” realizado nos EUA em 2011. O roteiro inclui propriedades de ciclo completo, confinamentos, frigoríficos, centros de vendas de gado, institutos de pesquisa, universidades e atrações turísticas.

Parceria leva conhecimento aos pecuaristas

A Biogénesis-Bagó, em parceria com a Associação de Criadores do Mato Grosso, participa da ACRIMAT em Ação. Até junho, serão 30 palestras gratuitas sobre Manejo Sanitário Bovino, distribuídas pelas 30 principais cidades mato-grossenses.

Laboratório Biovet comemora 55 anos

A festividade reuniu 380 colaboradores no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP, e contou com a apresentação de palestras sobre inovação e criatividade.

Novidade na MSD

Rogério de Oliveira Rossi (foto), foi promovido e passou a assumir a gerência Nacional de Vendas. Responderá pela gestão das regionais de MG, RJ, ES, SP, Triângulo Mineiro, RS, SC e Nordeste.

Mais um aliado no controle da brucelose

Acaba de ser relançado a RB-51®, primeira vacina contra brucelose aprovada para aplicação em novilhas e vacas adultas. Mato Grosso e Tocantins iniciaram ações efetivas para ampliar o uso

Errata

Em “Desmame precoce”, Ed. Fevereiro, na tabela apresentada na pág. 22, na parte referente ao desempenho animal, os valores da 2ª coluna deveriam estar na 4ª e vice-versa. Em “Genética”, Ed. Março, pág. 20, as raças Braford e Hereford deveriam ter sido listadas entre as 10 raças que mais comercializaram sêmen no Brasil em 2011.

Braford nacional amplia participação

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) comemora o crescimento da comercialização de genética no Brasil.

Em 2012, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) divulgou balanço das vendas de sêmen, que demonstra os números de 2011 relativos apenas às empresas associadas a ela. Há uma modificação em relação ao formato até então adotado, que utilizava como base de dados, além das empresas associadas, dados do Ministério da Agricultura e demais empresas atuantes, sendo os números de crescimento apontados muito significativos.

Buscando obter um retrato mais fiel do mercado, a ABHB consultou uma das empresas que mais vendem sêmen de Braford no Brasil, a C.O.R.T. GENÉTICA BRASIL – que não é afiliada da ASBIA – e cedeu os números de comercialização de sêmen nacional das raças Hereford e Braford.

Os números apontados para as duas raças promovidas pela ABHB são ainda mais animadores, nos quais se destaca a comercialização de sêmen Braford, que atinge mais de 168 mil doses vendidas, com mais de 85% dessa genética oriunda de criatórios brasileiros.

Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa (foto), os números são animadores, pois o Braford moderno ainda não é muito conhecido no Brasil Central e nem possui incentivos de grandes frigoríficos para a utilização dessa genética. “Os números crescem na propaganda boca a boca, o produtor usa, percebe os ganhos reais de produtividade com a utilização da genética do Braford e comenta com outros criadores”, comenta Lopa. “Nossa meta é dobrar a comercialização do sêmen das raças “HB” nos próximos dois anos. O trabalho da ABHB e seus associados, dos últimos 10 anos, na certificação de animais, seja para reprodução ou abate, tem trazido ganhos fantásticos aos pecuaristas comerciais”, acrescenta Lopa.

Segundo o dirigente, em 2012, a entidade atuará fortemente na promoção das raças no centro do país. Além de divulgar os números comprobatórios de produtividade, já levantados em pesquisas que estão em andamento junto à Embrapa e a outras entidades públicas de pesquisa, organizará workshops para informar ao criador como as raças H&B podem gerar ganhos de produtividade e aumentar a rentabilidade das propriedades. Estará presente em diversos eventos e exposições divulgando programas, como o Brazilian Hereford & Braford, o Carne Certificada Pampa e o programa de melhoramento genético PampaPlus/ Embrapa.

II Simpósio de Eficiência em Produção e Reprodução Animal

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina/PR (ExpoLondrina) sedia, pelo segundo ano consecutivo, o simpósio agendado para 12 de abril. Inscrições pelo link www.srp.com.br/expolondrina2012.

Clarifide Nelore ganha novo site

Clarifide Nelore, painel de marcadores de DNA desenvolvido pela Pfizer Saúde Animal especificamente para o rebanho Nelore brasileiro, acaba de ganhar um novo portal, o www.marcadorespfizer. com.br. Acesse e confira as novidades.