Notícias do Charolês

 ABCCharolês promove Encontro Técnico em Alegrete/RS

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) promove nos dias 17 e 18 de março de 2012 um encontro técnico em Alegrete, aberto a todos associados e interessados na raça. No dia 17, a atividade ocorrerá no Sindicato Rural da cidade, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dorneles, a partir das 10h, com diversas palestras técnicas. O evento também servirá para a realização de uma reciclagem do colégio de jurados e corpo técnico da entidade. Já no dia 18, o dia de campo acontecerá na Estância Sá Brito, que pertence ao Dr. Adolpho Guerra Gomes e Filhos.

Presidente da entidade, Sr. Joaquin Villegas, destaca que o evento será muito importante porque, na oportunidade, serão apresentadas as recentes alterações no registro de animais PO e PC e regulamento de exposições do Ranking de Criadores e Expositores para 2012. Modificações acordadas em reunião de diretoria e conselho técnico da ABCCharolês.

Mais informações pelo telefone (51) 3458-3919, ou [email protected]


Charolês obtém ótimos resultados em confinamento

Os proprietários da Fazenda Bela Vista ll – Charolês 2P, de Camapuã – MS, Murilo e Régis Pess, estão entusiasmados com os resultados obtidos na criação de bezerras ½ sangue Charolês. Em 13 anos de pioneirismo da raça em Camapuã, é o primeiro ano de confinamento, já que, anteriormente, o gado era criado a pasto com semiconfinamento.

No ano que passou, foi efetuado um primeiro teste com 25 animais de 13 meses de idade, pesando 299 kg na entrada e, aos 15 meses, 378 kg na saída. Em 66 dias de confinamento, o gado obteve ganho de 1,2 kg/dia.

Num outro grupo, de 178 animais que estavam batendo pasto para correção e devido a essa situação estavam com grande perda de peso, bem debilitados, tiveram um bom ganho compensatório em confinamento. Confinados durante 72 dias, com 246,5 kg na entrada e 363,3 kg na saída, tiveram um ganho de 1,622 kg/dia.

No abate dos animais com idade de 15,5 meses, satisfez a qualidade de carcaça, com muito bom acabamento de gordura e conformação.

Segundo Murilo Pess, “os resultados estão superando as expectativas devido ao forte potencial de ganho de peso da raça charolesa e da qualidade dos touros e matrizes’’.

No ano que inicia, a expectativa dos irmãos Pess é conseguir melhorar ainda mais os resultados até agora obtidos. Afinal, afirmam que já são 13 anos honrando a raça e acreditando que tudo é possível com ela, basta ter o gosto e o capricho necessários.


Supra e ABCCharolês renovam parceria

Supra e a ABCCharolês reafirmam a parceria comercial. A novidade foi confirmada pelo presidente da associação, Joaquin Villegas. Segundo ele, o contrato entre as duas partes terá novamente duração de um ano.

Villegas afirma que se trata da continuidade de um projeto que vem beneficiando todo o mercado de pecuária voltado ao Charolês no Brasil. “A Supra é uma marca muito reconhecida no agronegócio e também é importante para a nossa raça estarmos alinhados com empresas deste porte’’, explica.

Referência nacional em rações e alimentos para animais, a Supra possui seis fábricas: São Leopoldo, Esteio e Carazinho/RS, Itajaí/SC, Maringá/PR e Anápolis/GO, atendendo a todo o mercado brasileiro, além de exportar para países da América Latina, Europa e Ásia. A parceria entre a ABCCharolês e a Supra já vigora há mais de uma década.