Andanças

 

Show em Avaré

A exposição Agropecuária de Avaré, a tradicional EMAPA, promete ser a estrela deste começo de ano. O nelore vem sempre para valer nesta mostra, com dois leilões muito bem cuidados: o Tradição, em 2 de março, e o Qualidade, dia 3. Os portões se abrem no dia 24 e só fecham no domingo, 11 de março, mesmo dia em que se encerra a mostra de Gir Leiteiro, que tem sido a estrela do segundo turno.

Poucas e ótimas

Fui visitar novamente agora em janeiro as terras de meu amigo Luiz Fernando Taranto Neves, ali em Itatinga. Gir Leiteiro da melhor qualidade. Vi seis matrizes em controle leiteiro que devem passar a casa dos 10.000 kg de leite. São filhas de Dengosa, Lenda, Proteína, Luzíada, Setiba e Soja. Quem entende de Gir sabe do que eu estou falando. No Gir Leiteiro Suspiro, todas as condições de alta performance são dadas, e assim essas matrizes expressam todo seu potencial. De quebra, ainda fiz um deslumbrante passeio a cavalo pelos 40 alqueires de mata atlântica preservada da propriedade.

C.R.I. cresce acima do mercado

Meu amigo Sérgio Saud anda radiante com o resultado da C.R.I. no fechamento de 2011. Crescimento de mais de 36%, comprovando a eficácia das medidas implantadas, desde que assumiu a companhia, no meio de 2010. Segundo o executivo, este crescimento se deve a uma equipe bem afinada e que tem como norte ser a parceira número 1 do produtor rural.

BBB do BASA

O amigo Evandro Guimarães prepara para março uma oferta especial de bezerras Gir de alta qualidade, com uma condição especial e inédita de venda. Será o BBB do BASA, que quer dizer Bezerras Base Boa, já que o criador foi um dos que mais investiram em genética da prateleira de cima do Gir Leiteiro. Tudo a preço fixo e relacionado às produções das mães.

No varejo

A Ag Ross, maior distribuidor de defensivos agrícolas exclusivo para revendas do país, também comemora os excelentes resultados de 2011. Fruto do desenvolvimento de um conceito exclusivo de redistribuição no segmento agro.

Original acelera

Quem também começa o ano de 2012 acelerando forte é a equipe do Banco Original, formado a partir dos ativos do Banco JBS. O foco continua sendo financiar o crescimento da pecuária brasileira.

Escala definitiva no Pará

Meu amigo Maurício Fraga Filho em breve deve anunciar a inauguração de seu novo negócio, que deverá levá-lo definitivamente a fixar residência no Pará. Evidentemente, será ligado ao boi. Mas ele avisa: continua dirigindo as atividades de pecuária da Corona no estado de SP.

Comemoração

A ABCZ comemora agora em 2012, os 20 anos do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, o PMGZ, que contabiliza mais de 4 milhões de animais controlados.

APCGIL comemora dois anos

A Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro (APCGIL) comemorou dois anos de vida em janeiro. Todas as atenções da entidade neste momento estão voltadas para a Primeira Prova de Gir Leiteiro a Pasto, uma parceria da entidade com a FMVZ da USP, Campus de Pirassununga.

Indicação de Leitura

Sugiro a leitura do excelente O MILAGRE DO BOI BRASILEIRO, da Publique Editora e de autoria dos jornalistas Gitânio Fortes e Fernando Yassu. Os autores fazem uma completa radiografia das ações que tornaram o Brasil o mais importante player da produção de carne no mundo.