Editorial

 

Mudando conforme a pecuária

O ritmo ainda é de férias, mas a pecuária não descansa nunca. Muitas bocas precisam de carne e leite para se alimentar. Por isso, a Revista AG traz sua primeira edição do ano repleta de novidades. Um bom exemplo é a nossa Escolha do Leitor, com o tema do Desmame Precoce. Assim, tão simples, parece que os ganhos imediatos aparecerão nos bezerros, mas na verdade, são vistos nas vacas, que se recuperarão mais rápido, ficarão com um escore corporal melhor e voltarão a emprenhar mais rapidamente. Isso significa mais bezerros em menor tempo, bem como mais arrobas por hectare.

Uma equipe treinada e bem alinhada põe a técnica em prática rapidamente, e sem investir em grandes estruturas. Por falar nisso, a matéria de capa traz um tema de extremo interesse na cadeia produtiva: a qualificação da mão de obra. Com a pecuária se modernizando, aumenta o número de tecnologias dentro da propriedade, o que exige gente capacitada para operar. Desta forma, o peão que, antes apenas laçava e pesava o gado, agora também precisa inserir as informações coletadas sobre o animam em um palm top ou no software de gestão que acompanha os novos modelos de balanças eletrônicas, que exemplificam bem essa nova era.

Indo mais além, o funcionário deverá ter consciência dos novos conceitos de gestão e conhecer o mercado da carne como um todo, de modo a evitar desperdícios e contextualizar a propriedade dentro da cadeia produtiva. Se a fazenda visar a mercados externos específicos, como a Europa, a rastreabilidade é uma necessidade, e aqui mais uma vez a tecnologia se mostra, inclusive com a inserção de novos sistemas eletrônicos de rádiofrequência. É caso do bolus, um sistema de identificação eletrônica intrarruminal, destaque da nossa matéria sobre tecnologia.

Nesta edição, ainda trazemos, as constatações do Rally da Pecuária, as quais o que mais chamou a atenção foi que o pecuarista está investindo na adubação do pasto, antes vista como uma prática inútil; entrevista com Antônio Camardelli, presidente da ABIEC, que fala sobre a Rússia e os demais mercados; dicas para o plantio de sorgo para silagem; os testes com um software que permitiu extrair o lucro máximo de uma propriedade leiteira; o lançamento de produtos veterinários inovadores e muito mais.

Não deixe de ler também Sobrevoando, assinada por Toninho Carancho, que estreia como colunista na Revista AG, integrando-se a um time de colaboradores de primeira linha.

Boa Leitura!