Notícias do Hereforf e Braford

 

Programa Carne Certificada Pampa® supera em setembro números de certificação de 2010

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) comemora os resultados obtidos pelo seu Programa de Carne de Qualidade, o Programa Carne Certificada Pampa®, que, este ano, completa 11 anos e bate a marca de 23,114 mil animais certificados abatidos nos dois frigoríficos parceiros do Programa, o Frigorífico Silva, de Santa Maria/RS, e as plantas de Bagé, Alegrete, São Gabriel e Capão do Leão, do Marfrig Frigoríficos do Brasil, também no RS.

Os números marcam, no fim de setembro, um superávit de 7,81% em relação a todo o ano de 2010, quando foram abatidos 21,449 mil animais HB certificados. Isso confirma que as ações de fomento ao Programa estão efetivamente dando resultados. A Diretoria da entidade comemora, ainda, o fato de os números refletirem somente os animais abatidos no Rio Grande do Sul, sendo animais entre 04 e 06 dentes (até 36 meses). Segundo o Gerente do Programa Carne Certificada Pampa®, Guilherme Dias, “a ABHB vem trabalhando forte com seu Programa de Carne junto ao produtor e também junto a seus parceiros sempre buscando uma boa remuneração para o criador baseado na cotação Esalq/Cepea o que confere credibilidade às bonificações oferecidas pelos frigoríficos parceiros, que, hoje, chegam até 6% a mais que o mercado, para machos, e até 14% para fêmeas”.


Ranking Hereford e Braford se aproxima do final

Faltando menos de 30 dias para o evento de Entrega de prêmios do Ranking Nacional de Criadores de Hereford e Braford, que será na noite de 2 de dezembro, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/ RS, e com as alterações feitas no regulamento do ranking m 2011, a disputa, nesta fase final, está bastante acirrada. Até agora, foram computados os pontos das cinco etapas de Outono, Santa Vitória do Palmar (RS), Bagé (RS), Feicorte (SP/ SP) e as especiais, Exposição Nacional, que aconteceu em Maio, em Alegrete (RS), e Expointer. Faltando apenas os pontos obtidos nas seis feiras de Primavera de Uruguaiana (RS), Pelotas (RS), Bagé, Santa Vitória do Palmar, Alegrete (RS) e Dom Pedrito (RS).Participaram só no primeiro semestre cerca de 45 expositores.


Embrapa comprova: Hereford come menos para produzir mais

Há quatro anos a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) desenvolve um estudo sobre a eficiência alimentar e fase de terminação para abate em gado de raças britânicas, suas cruzas e zebuínos. A instituição divulgou, em setembro, alguns resultados que destacaram a habilidade do Hereford em produzir carne, sendo a raça mais produtiva tanto a pasto quanto em confinamento. No mesmo experimento, conduzido pelo pesquisador Dr. Fernando Cardoso, comprovou-se a eficiência bioeconômica do Hereford, que obteve a melhor conversão alimentar e melhor consumo alimentar residual, importante para sustentabilidade, já que bovinos que apresentam menor consumo alimentar produzem quantidade menor de gás metano, nocivo à camada de ozônio. Juntamente com esta excelente conversão alimentar, o Hereford ainda oferece rusticidade, fertilidade e longevidade.

É neste contexto que a ABHB vem trabalhando e divulgando a qualidade do Hereford brasileiro, com base em pesquisas e trabalhos de renomadas instituições públicas que ajudam a balizar o trabalho realizado dentro da entidade através de seu Conselho Técnico, Programa de Carne Certificada Pampa® e Programa de Avaliação Genética para as Raças Hereford e Braford (PampaPlus).

As Provas de Avaliação a Campo já vêm testando e demonstrando os excelentes resultados há 6 anos para o Hereford e há 17 para o Braford. Assista no site do Canal Rural ou na seção Sala de Imprensa do site da ABHB (www.abhb.com.br) a matéria que traz conteúdo completo sobre a pesquisa.