Notícias do Brahman

São José do Rio Preto sedia EXPOBRAHMAN 2011

A 7a edição da mostra traz novidades, com palestras, programação educacional voltada às crianças e escolha democrática dos jurados

Patrícia Peixoto Bayão

O maior encontro anual dos brahmistas em território nacional acontece de 10 a 16 de outubro, excepcionalmente, no Parque Alberto Bertelli Lucato, em São José do Rio Preto/SP. Obras na pista de julgamento do Parque Fernando Costa fizeram com que a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) articulassem a transferência da edição 2011 da ExpoBrahman (Exposição Internacional da Raça Brahman) de Uberaba/MG para a cidade paulista. “Apoiamos e chancelamos a VII Expo- Brahman. No ano que vem, estaremos de novo com essa importante exposição no Parque Fernando Costa”, ressalta o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi. Para o presidente da ACBB, Wilson Roberto Rodrigues, a mudança excepcional de sede vai ao encontro de uma necessidade não só da ABCZ e da ACBB, mas de todos aqueles que utilizam o Parque Fernando Costa para suas feiras. “A ABCZ é a nossa casa mãe. O Parque Fernando Costa é o local onde está a sede da ABCZ e a nossa, ou seja, nosso lar de cada dia. As reformas na pista de julgamento serão grandes. Entendemos que seria importante compreender esta necessidade da ABCZ de colocar tudo em ordem para que em 2012 a pista venha a ser a mais completa do Brasil”.

Desde a primeira edição da Expo- Brahman, em 2005, a raça vem se destacando como uma das que mais crescem em números proporcionais no Brasil. Como consequência, a mostra brahmista vem despertando, ano após ano, interesse crescente entre pecuaristas.

Além dos já tradicionais julgamentos, que vão desde a categoria Baby até o campeonato Sênior e Matriz Modelo, a VII ExpoBrahman também contará com três leilões que ofertarão genética de qualidade da raça Brahman. A ACBB estima um faturamento em torno de R$ 2,5 milhões e participação de 500 animais. Outra atração é o Fórum de Palestras, que acontecerá no dia 12 pela manhã. O evento – aberto ao público – é voltado, em especial, aos criadores, estudantes e tratadores.

Mais uma novidade será o projeto “Crescendo com o Brahman”, que acontece no dia 15 de outubro, com o objetivo de estimular a participação das crianças durante o julgamento dos animais e de promover maior interação entre as crianças – principalmente os filhos dos criadores – e os animais da raça Brahman, desenvolvendo, assim, o interesse naqueles que poderão ser os futuros pecuaristas do país. Veja a programação completa da VII ExpoBrahman no site www.brahman. com.br.

A metodologia usada pela ACBB para a escolha dos jurados é outro diferencial desta ExpoBrahman. Dois dos três jurados de cada julgamento foram eleitos pelos expositores da feira. Para atingir plenamente o objetivo do procedimento, ou seja, a democratização do processo de escolha, a ACBB recebeu votos presenciais e por correspondência. No último caso, a associação enviou aos eleitores, via Correios, todo o material necessário ao procedimento. “Nosso associado é fator determinante e essencial na evolução da raça Brahman no Brasil”, explica Wilson Rodrigues.

Ainda durante a VII ExpoBrahman, acontece, no dia 14 de outubro, a eleição do novo Conselho de Administração e Fiscal da ACBB para o biênio 2012/2014, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. O associado que não puder comparecer à Casa do Brahman poderá votar por correspondência. Para isso, a ACBB enviou, via Correios, a todos associados, instruções e material necessários para realização do voto à distância. O mesmo material está disponível no link http://www.brahman. com.br/conteudo.php?areaid=103.