Leite II

REFERÊNCIA DO SETOR

11a edição da Agroleite apresenta crescimento de 28% e recebe mais de 52 mil visitantes

A Agroleite 2011 não decepcionou e comprovou seu potencial com o crescimento de 28% nos negócios, além de bater recordes no número de expositores e visitantes.

A 11ª edição da feira, realizada no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro/PR, de 8 a 12 de agosto, reafirmou o evento como referência nacional da cadeia produtiva do leite, com público aproximado de 52 mil pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Áustria, Nova Zelândia, que vieram conhecer a capital brasileira do leite.

Durante cinco dias, a feira movimentou cerca de R$ 32 milhões, resultado da participação de 114 empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio. “O objetivo da Agroleite foi cumprido: aproximar a comunicação entre os elos da cadeia produtiva do leite. A feira se consolida como referência neste setor, desde a genética até o consumidor final”, disse o presidente da Castrolanda, Frans Borg.

A programação da feira contou também com debates e discussões com especialistas renomados do Brasil e do exterior, que apontaram tendências técnicas e de mercado. Um dos destaques foi o Fórum da Pecuária Leiteira.

Na área agrícola, o ponto alto foi a apresentação da infraestrutura e logística do Porto de Paranaguá/PR, bem como um debate sobre o Código Florestal Brasileiro, relatado pelo deputado federal Aldo Rebelo.

Em sua 10ª edição, o Troféu Agroleite contemplou diversas categorias do setor e também personalidades da área

Ovinocultores e suinocultores também participaram, com painéis técnicos. Já a 3ª edição do seminário internacional, em parceria com a Nutron, trouxe estratégias nutricionais em relação a cascos e melhorias para eficiência alimentar de vacas leiteiras. O Seminário contou com a participação de palestrantes dos Estados Unidos e Holanda.

Já as mulheres cooperativistas da Castrolanda tiveram uma agenda especial. Mais de 300 participantes foram recebidas por diversos expositores nos estandes do Parque. Realizou-se palestra sobre a liderança feminina.

Outra grande atração foi o Troféu Agroleite, o “Oscar do Leite”. Neste ano, o evento completou 10 anos premiando diversas categorias do setor, bem como personalidades da área. Nesta mesma noite as empresas Nutron e Tetra Pak foram homenageadas pela conquista dos 10 anos invictas no prêmio.

TORNEIO LEITEIRO

O torneio leiteiro, referência em produtividade nas principais feiras e exposições, atraiu inúmeros visitantes. O criador Hans Jan Groenwold faturou dois dos prêmios: o 1º lugar na categoria Novilha, com o animal Fini Toystory Nette 9250 (produção de 68,17 kg/dia), e o 1º lugar na categoria Vaca Adulta, com Fini Dramatic Heringa 5456, 89,45 kg/dia.

Na categoria Vaca Jovem, Selvaverde Miranda 3417, dos criadores Teunis J. Groenwold e John Herman Groenwold, conquistou a 1ª colocação, com a produção de 72,09 kg/dia. A vaca de maior produção de sólidos foi o animal Fini Dramatic Heringa 5456, com 9,07 kg de sólidos no leite por dia.

Outra premiação de destaque foi o título de estrela suprema, em comemoração aos 60 anos da Castrolanda. O agraciado foi Ubel Borg, com o animal Borg Encorina Lheros 842, da raça holandesa, que também conquistou seu bi-grande campeonato.

A feira movimentou cerca de R$ 32 milhões, resultado da participação de 114 empresas de diversos segmentos do agronegócio

Leilão

O Top Agroleite, o leilão mais aguardado, movimentou R$ 860 mil com a venda de 33 lotes em 11 de agosto – média de R$ 26 mil. Destaque para Rhoelandt 613 Leda Red-Marker Roy, comercializada por R$ 153,6 mil, recorde nacional do Holandês. O animal adquirido de Ronald Rabbers pela Agropecuária Boa Fé.

Festa

Dentro das comemorações do ano da Holanda no Brasil e dos 60 anos da Castrolanda, o Parque de Exposições recebeu uma decoração especial alusiva ao país baixo. As empresas também entraram no clima de festejo e receberam os visitantes com estandes voltados para a arquitetura holandesa e participaram de um concurso organizado pela Castrolanda para o estande mais bonito e atrativo.

O 1º lugar foi conquistado pela Kugler Veículos, revenda da Chevrolet. A comissão organizadora avaliou a capacidade do expositor de organizar o estande, levando em conta a habilidade na construção de personagens, exploração do tema, criatividade e originalidade.