Notícias do Gir Leiteiro

1º Prova de Gir Leiteiro a Pasto

Fórum Paulista do Gir Leiteiro define diretrizes para prova que será realizada pela APCGIL com parceria técnica da FMVZ/USP

De 12 a 14 de agosto, a Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro (APCGIL), presidida por Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, promoveu o 1º Fórum Paulista do Gir Leiteiro, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. O objetivo do evento foi discutir e definir os parâmetros para a realização da 1ª Prova de Gir Leiteiro a Pasto, iniciativa da APCGIL que, na opinião de todos os participantes do encontro, representa um marco na história do Gir Leiteiro.

Estiveram presentes ao encontro um número importante de associados da APCGIL: Dalila Galdeano Lopes, Camila Almeida, Maria Tereza Lemos Costa Calil, Renata Okano, Adriano Okano, Eduardo Falcão de Carvalho, Agnaldo Pereira de Lacerda, Eduardo Ambar , Antonio Lopes Batista, além do presidente Carlão. O Fórum também contou com a participação de André Rabelo Fernandes, Gerente do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), e Aníbal Vercesi, criador e atual diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), que apoia a iniciativa. Na impossibilidade de comparecer ao evento em função da coincidência de datas com a ExpoGenética, o Superintendente Adjunto Técnico da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari, já hipotecou o apoio da entidade para a realização da Prova, especialmente no tocante ao controle leiteiro dos animais, uma prerrogativa da ABCZ.

Fomentar o desenvolvimento da raça Gir Leiteiro; propiciar condições de avaliação do desempenho da raça em sistema de produção com uso de pastagens na época das águas e suplementação na época seca; avaliar diferentes linhagens em condições iguais de manejo e criação; propiciar o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação e possibilitar a realização de pesquisas com a raça Gir Leiteiro foram alguns tópicos debatidos e aprovados durante o fórum.

Os presentes ao evento, que teve poder de Assembleia, decidiram que a prova terá âmbito nacional, com prioridade para os criadores paulistas associados da APCGIL, idealizadora e coordenadora do projeto. Através de seus representantes no evento, a ABCGIL hipotecou total apoio ao projeto, especialmente no sentido de buscar criadores para participarem da prova, além de fornecer sêmen de touros em teste de progênie para inseminação das matrizes no período de realização da prova. A entidade também dará apoio de divulgação para a realização dessa importante iniciativa.

De acordo com Carlão, os criadores autorizaram formalmente a diretoria executiva da entidade a celebrar o convênio com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), para a realização da prova, sob a responsabilidade do Profº Dr. Francisco Palma Rennó.

A prova terá a participação de até 60 animais, inscritos pelos próprios criadores com base nas categorias Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Vaca Adulta. A discussão e a formalização dos critérios finais da prova serão definidos por um Comitê Gestor, formado por cinco integrantes, dois dos quais da APCGIL – Eduardo Falcão e Carlos Alberto da Silva –, um da ABCGIL, André Rabello Fernandes, um da FMVZ da USP, Francisco Palma Rennó, e um representante da ABCZ, a ser designado pela entidade.

A primeira edição da prova começa em agosto de 2012, com os animais chegando ao campus da USP em Pirassununga/ SP no 7º mês de gestação, e termina em agosto de 2013, após 10 meses de controle leiteiro a pasto. Os resultados serão divulgados em outubro de 2013, na 7ª Feileite.

O Gir Leiteiro destaca-se como umas das raças em crescente expansão na pecuária leiteira nacional e está em um período de acelerado desenvolvimento, não só no estado de São Paulo e no Brasil, como em todo o mundo tropical. A prova fornecerá subsídios para orientar sobre a viabilidade econômica da raça, que será provada cientificamente.

APCGIL Em 19/01/2010, em São Paulo/SP, com a participação de 15 criadores da região, foi fundada a APCGIL. Os objetivos principais da entidade são fomentar a raça, unir os criadores em prol do desenvolvimento da raça no estado, congregá-los e representá-los, defendendo seus direitos e colaborando com os Poderes Públicos nas questões relacionadas à agropecuária, para aperfeiçoamento, preservação e desenvolvimento da raça; prestar colaboração aos associados em questões relacionadas à criação do Gir Leiteiro, manter intercâmbio com outras entidades, nacionais ou estrangeiras, no interesse da APCGIL; promover estudos e encontros para aprimoramento técnico dos criadores; promover feiras e exposições, designar representantes e líderes em cada região do estado.

Várias ações foram fundamentais para o reconhecimento e fortalecimento da APCGIL. Dentre elas, a realização do Primeiro Workshop Gir Leiteiro – Leite Sustentável na Feileite 2010 e o Lounge Paulista, em parceria com a ABCGIL, espaço visitado pelo governador Geraldo Alckmin, que concedeu entrevista com a marca da APCGIL; e o Leilão Virtual Chave de Ouro Paulista, realizado em dezembro de 2010.

Um ano e meio após a fundação, a APCGIL mais que triplicou o número de criadores associados, de 15 para 48 sócios efetivos, além de quatro sócios colaboradores, e ampliou o número de exposições paulistas ranqueadas de quatro para dez.