Espaço Pecuário por Roberto Vilhena

 

ABCM elabora estratégias para atender maior demanda por Marchigiana

O reconhecimento e a valorização do Marchigiana no cruzamento com matrizes zebuínas, devido às qualidades do produto ½ sangue – Branco no Branco –, tem aumentado significativamente a procura por reprodutores PO prontos para monta a campo, bem como sêmen. A central, que possui doses de sêmen de touro Marchigiana, verificou a redução do estoque e imediatamente solicitou o retornou do touro Deputado da Tamoio TE, filho de Mirino POI – o protótipo do Marchigiana no Mundo –, que já está em quarentena e iniciará a produção de novo estoque de doses. O jovem touro Giove da Unitas, filho de Pergolo POI, entrará em coleta brevemente e teremos mais uma opção para cruzamentos.

Em face à grande demanda por genética da raça Marchigiana, a ABCM delineou ações e ferramentas estratégicas no projeto anual para atender o mercado de forma eficiente.

A entidade montou um banco de genética disponível, ou seja, um arquivo contendo animais, sêmen e embriões para comercialização, devidamente controlados e registrados no Serviço de Registro Genealógico da raça Marchigiana da ABCM. Esse material será atualizado periodicamente e alimentará o novo sistema de pós-venda. Serão mapeados, também, os criatórios não associados, mas que registrem produtos (PO e cruzados).

A ABCM é uma entidade sem fins lucrativos e não pode realizar venda de animais. Porém, pode realizar a pesquisa da genética existente, triagem e promover o contato com interessados.

A ABCM deseja, ainda, acompanhar o desempenho desses animais e contribuir para um marketing de relacionamento sadio entre compradores e vendedores.


Presença marcante do Gir Leiteiro na 35ª GRANDEXPO

Honrado pelo convite do médico-veterinário e coordenador agropecuário da GRANEXPO ES 2011, em Vitória/ES, Dr. Vinícius Gumiero, para atuar como jurado único da raça Gir Leiteiro nesta exposição homologada pela ABCGil, saliento o importante e fundamental serviço realizado pela Dra. Ranielly da Silva Maciel, médica-veterinária e técnica responsável pela logística de pista e torneio leiteiro. Tive oportunidade de rever zootecnictas dos tempos da Universidade Federal de Viçosa: José Beijamin e Marcos Grossi e, ainda, ver amigos e conhecer pessoas apaixonadas pela pecuária seletiva de qualidade. Os criadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo apresentaram 86 animais para julgamento, sendo 25 machos e 61 fêmeas. A melhor Novilha foi Veneza FIV – EVPF 50, a Grande Campeã Fábrica FIV Brasília – RRP 5921 e o Grande Campeão Armário CAL – CAL 7970. Durante os dois dias de julgamento (12 e 13/08), tive a enorme satisfação de avaliar e classificar exemplares com muito tipo e força leiteira, harmônicos e equilibrados. Parabéns ao Gir Leiteiro pela alta qualidade apresentada em pista.


Visita zootécnica à fazenda São Beto (Parintins/AM)

O Dr. Aldemar Kimura, médico-anestesista na capital paulista e pecuarista da ilha de Parintins no Amazonas, recebeu minha visita zootécnica nos últimos dias 20 e 21 para controle, registro e acasalamentos direcionados de produtos PO Marchigiana. O selecionador investe, há mais de 12 anos, na raça Marchigiana por meio da aquisição de matrizes e reprodutores PO em São Paulo e Paraná e atualmente continua o trabalho de melhoramento genético descongelando, em Parintins/AM, embriões das melhores doadoras da raça com os touros provados na Itália, que possuem doses importadas pela Progênie Genética e Consultoria Ltda. Realizei, no primeiro dia trabalho, uma análise das matrizes para o acasalamento direcionado e checagem dos seus respectivos produtos. No segundo dia, pude verificar os produtos de TE (transferência de embriões) dos touros Ombroso del Conero e Lotar (ambos importados) e, realmente, a qualidade é superior.

Aproveitamos para registrar vacas meio-sangue para serem entouradas com o reprodutor Vagalume da S. Beto para produção de animais ¾. O interesse por touros Marchigiana continua intenso em todas as regiões brasileiras, e o Dr. Aldemar tinha vendido quatro reprodutores para um fazendeiro da região, que irá utilizar a forte genética e produzir bezerros com ganho de peso e conformação moderna de carcaça. Lembro que o amigo Dr. Kimura foi o ganhador do prêmio “The Best” em junho deste ano, oferecido por esta renomada revista, onde destacou-se como grande entusiasta da raça.