Notícias do Brahman

Criadores mostram evolução durante a ExpoGenética

Com animais Brahman participantes de dois programas de melhoramento genético, o PMGZ e o PMGRB, criatórios da raça ampliaram participação na feira deste ano

A raça Brahman ampliou sua participação durante a ExpoGenética 2011. Na feira deste ano, a raça foi representada por aproximadamente 35 animais oriundos de tradicionais criatórios, dentre eles, a Fazenda Querença, a Fazenda Sant’anna e o grupo Uberbrahman, todos eles participantes do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e do PMGRB (Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman), promovido pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).

O grupo UberBrahman participou do evento com 22 animais, que sintetizam o forte trabalho de seleção iniciado em 2005. As Provas de Ganho em Peso (PGPs) foram adotadas pelo Uberbrahman como ferramenta para seleção dos machos e identificação de famílias mais produtivas. “Além de agregar soluções ecologicamente corretas e economicamente viáveis, aponta animais com genética de alta eficiência para produção de carne em um ciclo cada vez mais curto e com um produto final de qualidade superior”, afirma Aldo Valente, um dos titulares do Grupo Uberbrahman.

Durante a ExpoGenética, o estande da ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil), juntamente com os criatórios participantes, esteve aberto para receber criadores, congressistas e público em geral. A equipe técnica do Uberbrahman esteve presente para receber e apresentar os trabalhos realizados na raça e, ainda, os resultados obtidos nos experimentos, apresentando o que vem obtendo através das múltiplas provas. Durante a Expogenética, o UberBrahman também disponibilizou material genético aos interessados.

A Fazenda Sant’anna também mostrou aos visitantes da ExpoGenética um pouco do investimento que tem sido feito na raça ao longo dos últimos anos. Participante do PMGZ desde o ano 2000, quando foi iniciada a seleção de Brahman, a fazenda Sant’anna conta ainda com o suporte do PMGRB, que também esteve presente no evento.

O trabalho pioneiro de seleção da Fazenda Querença, que deu início à seleção de Brahman em 1994, também pode ser visto na feira. Participante do PMGZ e do PMGRB, a Querença investe há anos na identificação de animais superiores, com ênfase na realização de Provas de Ganho em Peso na própria fazenda. “Cem por cento dos nossos machos passam por PGP. Queremos identificar e disponibilizar ao mercado animais de alto mérito genético, uma vez que já percebemos uma forte cobrança do mercado por informação”, afirma o diretor da Querença, Moisés Campos.

Pôster

Vários trabalhos sobre a raça Brahman também foram expostos na Sessão Pôster do 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, que aconteceu paralelamente à ExpoGenética. A ExpoGenética foi realizada entre os dias 13 e 21 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.