Notícias do Angus

 

ABA e Embrapa Pecuária Sul iniciam 2ª prova de touros

Terminadas as inscrições para a 2ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores, a Associação Brasileira de Angus (ABA), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé/ RS, e apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus, iniciou os testes de campo dos 21 touros jovens, geração 2010. O objetivo é comparar a performance dos touros Angus e identificar animais superiores para produção em sistema de pastejo, oferecendo as mesmas condições de ambiente e alimentação.

Segundo Jean Carlos dos Reis Soares, assistente técnico da ABA, nos próximos oito meses os machos serão avaliados em características de desempenho e performance animal, de fenótipo, como conformação frigorífica, precocidade de terminação e musculosidade; além de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio.

Participam animais oriundos das principais cabanhas do Rio Grande do Sul, entre elas: Estância do Salso (Bagé), Estância do Baú (Bagé), Cabanha Acácia (Dom Pedrito), Agropecuária Albardão (Santa Vitória do Palmar), Fazenda da Barragem (Dom Pedrito), Estância Santa Amélia (Santa Vitória do Palmar), Cabanha dos Tapes (Tapes), Estância Santa Eulália (Pelotas), Reconquista Agropecuária (Alegrete), Cabanha Santa Nélia (Jaguarão), Estância Tradição (Santa Vitória do Palmar), Agropecuária Proteção (Rio Grande) e Cabanha Santa Joana (Santa Vitória do Palmar).


Parceria entre ABA e Portal BeefPoint cria espaço virtual para criadores

Desde agosto, os associados da ABA ganharam mais uma ferramenta para divulgação da raça: o espaço Angus Point, pensado para que criadores e empresas ligadas à entidade possam publicar conteúdos, fotos, vídeos e slides para todo o público do BeefPoint.

Segundo Fabio Medeiros, subgerente do Programa Carnes Angus Certificada, essa é mais uma forma de unir os criadores e usuários de Angus espalhados pelo país. “A ideia do BeefPoint é criar um espaço virtual exclusivo, uma rede social onde criadores e usuários do Angus possam ter seu próprio perfil no Angus “MyPoint”, para que haja troca de experiências e cases de sucesso”, explica.

Miguel Cavalcanti, diretor do Beef Point, esclarece que este será um site que vai reunir todo o conteúdo das fazendas, cabanhas e criadores de Angus ligados à associação. “E com MyPoint, este conteúdo todo será disseminado”, diz.

O Portal BeefPoint tem mais de 1,5 milhão de acessos mensais, 75 mil assinantes da NewsLetter semanal e alta credibilidade e reputação no mercado econômico. “A parceria da Angus com o Beef Point visa a reforçar a divulgação da raça pelo Brasil, prestigiando todos os criadores de Angus brasileiros, além de difundir o cruzamento industrial da raça nos pastos nacionais”, explica Medeiros.


Premiações do 6º Concurso de Carcaças Angus

As premiações especiais do 6º Concurso de Carcaças Angus já estão disponíveis para consulta dos pecuaristas. O anúncio foi feito pela ABA e o Grupo Marfrig Alimentos no início de agosto.

Segundo Paulo de Castro Marques, presidente da ABA, as premiações foram idealizadas para servir como estímulo maior à participação dos produtores nessa nova edição do evento, que se configura como uma oportunidade ímpar para os pecuaristas apresentarem a excelência de sua produção de novilhos para abate e para os selecionadores mostrarem o que sua genética é capaz de produzir.

“Participar desse concurso baliza a produção de genética Angus no Rio Grande do Sul. Com a participação dos produtores gaúchos, teremos um verdadeiro show de qualidade no Concurso de Carcaças Angus RS 2011”, completa o presidente.

Segundo Fábio Medeiros, subgerente do Programa Carne Angus Certificada, essa iniciativa tem como objetivo identificar o potencial da genética Angus para a produção de carne de qualidade. Todos os lotes participantes receberão uma premiação adicional de 5% e para os lotes campeões de categoria, essa premiação será de 10% acima da tabela do Programa Carne Angus Marfrig RS.

Diego Brasil, gerente de fomento da Marfrig, ressalta que essa premiação motiva o produtor a buscar excelência em animais com carcaça melhor acabada. “Esse concurso é uma via de mão dupla: enquanto a premiação gera estímulo de trabalho ao produtor rural, a tecnologia usada fica disponível para outros pecuaristas entenderem que é possível adequar seus animais à indústria, ao mercado e ao consumidor”.

Joaquim Melo, diretor de Carne da associação e participante do 6ª Concurso de Carcaças Angus, acredita que o evento sinaliza se a produção está no caminho certo quanto a manejo, sanidade e investimento genético. O abate técnico será feito na unidade de Alegrete/RS da Marfrig, em 23 de setembro, sendo realizado em categorias de animais definidos e cruzados de forma separada.


ABA participará de encontro com lideranças de Angus em Buenos Aires, Argentina

De 8 a 15 de outubro, a Asociación Argentina de Angus (AAA) promove o World Angus Secretariat Technical Meeting, em Buenos Aires, capital do país, com o intuito de reunir as mais diversas associações da raça para conhecer as novidades do Angus no mundo e debater, entre outros temas, os avanços na seleção genética por marcadores moleculares. Além do Brasil e da Argentina, já foram confirmadas delegações da Austrália, Canadá, Dinamarca, Escócia, Nova Zelândia, República Checa, EUA, entre outras.

A participação da ABA será por meio da delegação técnica escalada pelo presidente Paulo de Castro Marques para reunião do Secretariado Mundial, em 10 de outubro. “Será nesse encontro que iremos falar sobre o avanço da raça no Brasil e no mundo, fazendo um importante intercâmbio de experiências com outros países-membros do Secretariado, principalmente sobre uso de novas tecnologias, como a avaliação genômica” explica Juliana Brunelli, gerente da ABA.

Além da Reunião do Comitê, o Secretariado Mundial contará com uma extensa programação para os admiradores da raça, como visitas às principais propriedades de Angus da Argentina e ao mercado de Liniers, a 33ª Exposição Nacional Angus de Primavera, a 12ª Exposição Nacional do Terneiro Angus e a ExpoGenética Angus, oferecendo interessantes oportunidades comerciais por meio da venda de sêmen, embriões e reprodutores. Mais informações em www.wasargentina2011.com.


ABA divulga agenda das “Exposições de Primavera”

A ABA, em conjunto com os núcleos dos criadores de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, dá início à temporada das “Exposições de Primavera”, ranqueadas pela entidade com ampla programação de julgamentos e remates. “É importante lembrar que essas exposições, com a chancela da ABA, além de fazerem parte do calendário oficial da associação, contam pontos para o Ranking de Criadores e Expositores de Argola e Rústicos 2011”, explica Katiulci Santos, subgerente administrativa da ABA.

Confira a agenda das próximas exposições:

61ª FEAPEC - Cachoeira do Sul/RS - 30/09 a 02/10
85ª Expofeira de Pelotas - Pelotas / RS - 04 a 07/10
75ª Expofeira de Primavera - Uruguaiana/RS - 04 a 09/10
Expofeira de Camaquã - Camaquã / RS - 05 a 10/10
50ª Expo Rio Preto - São José do Rio Preto / SP - 07 a 17/10
69ª Exposição de Alegrete - Alegrete/SP - 10 a 16/10
Expofeira de Bagé - Bagé/RS - 12 a 16/10
Expofeira Livramento - Santana do Livramento/RS - 18 a 24/10
Expolages - Lage /SC - 18 a 23/10
45ª Exposição São Francisco de Assis - São Francisco de Assis/RS - 20 a 24/10
Expofeira de Dom Pedrito - Dom Pedrito / RS - 24 a 30/10
80ª Expofeita de Santa Vitória - Santa Vitória do Palmar/RS - 27 e 28/10
37ª Expofeira de Rio Grande - Rio Grande/RS - 09 e 10/11
Expovel - Cascavel/PR - Novembro


ABA participa da 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf)

A ABA apoia a realização da 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), principal evento no âmbito internacional voltado ao debate de temas relacionados ao Confinamento e Mercado da Carne.

De 13 a 15 de setembro, Goiânia/GO receberá 1.000 profissionais representando os diferentes segmentos da cadeia de produção da carne bovina, no espaço de eventos Oliveira’s Place. Os técnicos da ABA estarão presentes com o objetivo de interagir e promover relacionamento com o público presente, além de esclarecer dúvidas sobre o programa Carne Angus Certificada.

Fabio Schuler Medeiros, subgerente do programa Carne Angus Certificada, da ABA, destaca que o Angus possui características que o tornam interessante para o confinamento. “A associação entendeu a importância em apoiar a Interconf evento, que definitivamente entrou para o calendário da pecuária de corte brasileira”, argumenta o gestor. “Os novilhos Angus são hoje os mais valorizados do mercado e têm sido preferidos pelos confinadores pela facilidade de acabamento, excelente performance no confinamento, ampla liquidez e pela possibilidade de comercialização a preços diferenciados com os parceiros do Programa Carne Angus Certificada”.

Informações sobre a ABA acesse www.angus.org.br e informações sobre a Interconf em www.interconf.org.br.


Angus realiza encontro com produtores gaúchos

No dia 24 de setembro, a ABA realiza o 7º Encontro dos Produtores de Carne Angus Certificada, em Alegrete/RS. Esse encontro faz parte das atividades do 6º Concurso de Carcaças Angus, promovido em parceria com o Grupo Marfrig.

“Dentre os temas abordados, falaremos sobre manejo pós-desmama e seus impactos econômicos na qualidade de carne, e o uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como ferramenta de eficiência em rebanhos de cria”, explica Fabio Medeiros, subgerente do programa Carne Angus Certificada.

O encontro acontece na Querência Agropecuária e na Estância Bom Verde, ambas em Alegrete, com entrada franca e destinado a todos os produtores de Angus do Rio Grande do Sul. “Estamos preparando também uma inédita atividade dinâmica com apartação de novilhos para abate com ultrassonografia”, avisa Medeiros.

A programação completa do encontro e o mapa de acesso podem ser conferidos no www.carneangus.org.br. Para mais informações, ligue (51) 3328-9122.