Brahman

PARCEIROS no topo da Raça

Brahman Canaã e Brahman Lince lideram ranking nacional da raça

Antes dominado pelos criatórios mais tradicionais, há alguns anos o ranking nacional da raça Brahman começou abrir espaço também para os criadores mais novos. Desta peculiaridade, nasceu uma forte parceria entre dois grandes selecionadores de São Paulo, que, atualmente, lideram as pontuações tanto do ranking de Melhores Criadores quanto o de Melhores Expositores. Trata-se de João Leopoldino Neto, à frente da Brahman Canaã, empreendimento que por sua vez integra a Agropecuária Leopoldino, e o empresário César Tomé Garetti, proprietário da Brahman Lince.

Sócios em animais com genética de ponta, como as doadoras Brahman Liberty 04, mãe de diversos campeões, e OMMB 59, que já se sagrou Grande Campeã na pista de Uberaba/MG, palco das mostras nacionais da raça Brahman (ExpoZebu e ExpoBrahman), a parceria entre os dois criadores teve início há três anos com a realização do Leilão Virtual Trio de Raça, que, na ocasião, também contou com a promoção da Arte Brahman. De lá para cá, os eventos em conjunto foram sucessivos. A consolidação desta parceria aconteceu no Leilão Essência Brahman, realizado em maio passado, durante a ExpoZebu 2011, onde foram vendidos os lotes mais valorizados da mostra.

Noel: uma das apostas da Brahman Canaã

“Sempre estamos juntos, seja em leilões ou em shoppings de animais. Nossa parceria é ótima e, como costumamos brincar, até os tratadores das nossas propriedades são irmãos”, conta César Garetti. “Esta parceria entre a Brahman Canaã e a Brahman Lince está sendo muito proveitosa. Ao todo fizemos seis remates juntos, inclusive um no Congresso Mundial da Raça Brahman, realizado ano passado, o qual foi bastante repercutido”, complementa João Leopoldino. Coincidência ou não, João foi presidente da Associação Paulista dos Criadores de Brahman, e ao fim de seu mandato repassou o cargo para César Garetti, hoje, o atual dirigente.

Brahman Canaã

Com sede em São Carlos/SP, a Brahman Canaã é a vitrine genética do gado POI da Agropecuária Leopoldino, criada em 1986, que ainda engloba um haras de cavalo árabe e a Fazenda Califórnia, de pecuária comercial, onde são confinados 50 mil cabeças de corte, com sangue Angus, Brahman e Nelore, além de 150 touros. Após intenso investimento em melhoramento genético, a propriedade sagrou-se o Melhor Criador e Melhor Expositor da Raça Brahman em 2010 e deve repetir o feito em 2011, posto a liderança isolada no ranking nacional da raça. A Brahman Canaã também possui uma parceria com o criador Julio Olaya, para trazer genética de nove campeãs nacionais da Colômbia. Os primeiros 170 embriões desta holding começaram a chegar ainda neste mês.

João Leopoldino deve conquistar o ranking de Melhor Criador mais uma vez

“Estamos em um momento muito especial. Desde o ano passado, vencemos todas as mostras em que participamos e mais uma vez deveremos ser o número um no ranking nacional”, comemora João Leopoldino. De acordo com ele, a própria raça Brahman está muito bem, especialmente os remates de touros, que estão valorizados e com demanda bastante aquecida. Todo o ano, a Brahman Canaã realiza em São Carlos a Brahman Special São Carlos, composta por uma exposição regional de Brahman e um remate da grife, que neste ano chegam a sua quarta edição. “A propriedade também é dos principais criatórios de Cavalos Árabes do Brasil e um dos mais importantes da linhagem egípicia no mundo”, destaca o criador.

Brahman Lince

Com genética de cavalos da raça Mangalarga reconhecida no cenário nacional, o proprietário do Brahman Lince, César Tomé Garetti, decidiu em 2001 adquirir o primeiro lote de novilhos meio-sangue Brahman. O desempenho do lote sobressaiu aos demais da propriedade e chamou a atenção tanto dos funcionários quanto do frigorífico, despertando a curiosidade do pecuarista pelas características da raça. Confiando no diferencial produtivo do Brahman, investiu no aprimoramento genético de gado criado a campo. Hoje, além do plantel elite, produz tourinhos, vendidos para cruzamento industrial. “O resultado do cruzamento meio-sangue Brahman é superior no abate, gerando bezerros mais precoces e com mais musculatura, o que garante alta lucratividade ao criador”, reforça César Garetti.

Lince 666: recordista nacional de preço pertence à Brahman Lince

Em 2007, a Chácara Lince, no município de Neves Paulista, no interior de São Paulo, tornou-se a vitrine genética da propriedade. Lá, realiza seu leilão anual Rainhas do Brahman. Durante a ExpoRio Preto, que comemora 50 anos em outubro deste ano, também realiza anualmente sua mostra ranqueada. “O momento é muito bom para a Brahman Lince, somos o segundo colocado do ranking nacional. Temos uma fêmea adulta liderando o ranking da categoria e um touro jovem na briga pelo título”, ressalta Garetti. Por enquanto, é da Brahman Lince o recorde nacional de preço do Brahman em 2011, com a venda de 50% dos direitos de produção da Lince 666 por R$ 242 mil, no leilão Essência Brahman.

César Garetti encosta na liderança do ranking e aposta na venda de touros