Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Caindo na Branquiária

 

Reajustes de rota

Alexandre Zadra

Mas, após o bojador, os ventos alísios sopravam de Nordeste. Assim, as barchas e os barinéis (antigas naus portuguesas do século XV) eram submetidos a terríveis dificuldades na viagem de volta, no litoral Norte da África. Para navegar contra o vento, os lusos desenvolveram, então, um novo tipo de navio: a caravela de velas ladinas. Velas ladinas são panos triangulares, de borda rígida, capazes de gerar uma força propulsora na direção oposta ao vento – o que permitia a execução da manobra que, em linguagem náutica, chama-se “bolinar”. Tal “invenção” constituiu uma das maiores obras do engenho lusitano, abrindo uma nova era na indústria da navegação, revolucionando a economia mundial.

Esse parágrafo foi adaptado do livro de Eduardo Bueno “A viagem do descobrimento”, o qual trata com riqueza de detalhes esse momento especial da indústria de navegação portuguesa, tendo talvez sido aí o início da globalização do planeta.

Analisando esse texto, podemos verificar que os europeus somente conseguiram atingir seu objetivo de conquistar o mundo alterando o projeto básico das naus. Tal atitude arremete-nos a pensar na forma como conduzimos as fazendas de pecuária, nas quais o objetivo único é aumento de lucro na mesma área.

Um dos exemplos tácitos de mudança de rumo em uma fazenda acontece quando se muda do sistema de engorda para a cria, buscando-se aproveitar melhor bons momentos de preço do kg do bezerro.

Por trabalhar com vacas há quase 30 anos, tenho dito que a cria possibilita ao produtor ganhos excepcionais quando o mercado favorece o bezerro, no entanto, ganhos menos polpudos quando a relação de troca melhora para o invernista. Nesse caso, o criador deve repensar o que deve ser colocado no mercado, como a fazenda ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!