Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Hereford e Braford

Carnes HEREFORD e BRAFORD ganham status internacional após acordo com a CNA

Oficializou-se no início de novembro um acordo de cooperação entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que viabiliza os Protocolos de Adesão Voluntária à Carne Certificada Hereford e Carne Braford Certificada, no Sistema de Gestão de Protocolos oficial do País. Trata-se de um feito histórico na promoção da pecuária brasileira, pois representa um grande passo na busca por mais qualidade e melhoria não só do rebanho, mas do produto final: a carne bovina. Nesta entrevista, Fernando Lopa, CEO da ABHB, fala mais sobre os impactos desse acordo na vida do criador e do consumidor.

AG – Qual o propósito do acordo firmado e qual sua operacionalidade?

Fernando Lopa: Este contrato de cooperação, firmado no dia 9 de novembro, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), viabiliza, em linhas gerais, a menção das raças Hereford e Braford na rotulagem dos produtos cárneos das empresas que cumprirem os requisitos dos referidos protocolos aprovados pelo Mapa. Sob a responsabilidade da CNA, o Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de adesão voluntária utiliza informações da Base de Dados Única (BDU) da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), para fazer o acompanhamento, verificação, validação e comprovação do cumprimento das regras ou requisitos estabelecidos nos protocolos. O pacto estabelece como será feito o envio de dados da certificação HB para o sistema da CNA.

AG – No que ele melhora a vida do criador de Hereford e Braford no Brasil?

Fernando Lopa: O status alcançado pela nossa certificação é a garantia de uma demanda crescente pelas carnes das raças HB, com isso, mais indústrias deverão aderir aos protocolos, o que abrirá para o criador novas opções de venda de animais para abate, com premiações que chegam até 10% acima do mercado, ou seja, criar HB trará maior rentabilidade ao produtor.

AG – E quais seriam as vantagens geradas, em termos de comercialização do produto?

Fernando Lopa: Para a nossa entidade, o aumento da demanda pela certificação, bem como a retirada do mercado de carnes com rótulos que mencionam as raças Hereford ou Braford e até mesmo raças britânicas que não estejam enquadradas nos protocolos CCH ou CBC será um dos principais benefícios.

AG – E com relação ao consumidor de carne bovina, de que maneira ele será beneficiado?

Fernando Lopa: O consumidor final será o maior beneficiário, pois terá disponível nas gôndolas dos mercados um produto de extrema qualidade e devidamente certificado pelo Serviço de Inspeção do Brasil, o qual observará todo o protocolo para identificar o produto como Carne Hereford ou Braford.