Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Devon

 

Devon em busca de novos mercados e expansão

Pela terceira vez à frente da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), a criadora e bióloga Elizabeth Cirne Lima, eleita na última Expointer, tem como principal desafio a busca por novos mercados para a raça no Brasil, principalmente no Centro e no Norte. Nesta entrevista, a nova presidente da ABCD fala um pouco mais sobre suas ideias, planos e metas para manter – e aumentar – o crescimento da raça Devon no País.

Elizabeth Cirne Lima

Quais suas impressões sobre o ano de 2014 para o Devon, até o momento?
Elizabeth Cirne Lima –
A raça Devon tem vivido momentos especiais nos últimos anos. A partir de uma pesquisa de opinião que fizemos junto a associados, clientes e comunidade, há cerca de seis anos, definimos que nosso principal foco deveria ser a expansão de mercado. E isso vem acontecendo, graças à parceria dos criadores e à competência da nossa diretoria – anteriormente encabeçada por Gilson Hoffmann. O Devon está colhendo esses frutos. Um exemplo disso é que nas duas últimas edições da Expointer a raça foi a que obteve os maiores valores de comercialização nos leilões de rústicos.

O que mais lhe chamou a atenção nas ações realizadas neste ano?
ECL –
Podemos destacar o sucesso do 2º Leilão Virtual da raça, realizado em Gramado junto à Convenção Nacional de Criadores; o Leilão Top Devon, que aconteceu na Expointer; a intensa procura por doses de sêmen de Devon nas centrais; a destacada qualidade de carcaça apresentada na Vitrine da Carne Gaúcha, também na Expointer, e a grande repercussão da participação da carne Devon no cardápio dos restaurantes da rede Pobre Juan.

Essa presença no Pobre Juan sinaliza um crescimento do Devon no mercado de consumidores de carne Premium?
ECL –
Certamente. A rede Pobre Juan é uma referência nacional na oferta de carnes de altíssima qualidade. O fato de termos participado pelo segundo ano consecutivo e com sucesso demonstra que a carne Devon está à altura dos consumidores de carne de qualidade mais exigentes do país.

Quais ações estão programadas para 2015?
ECL –
A ABCD está fortalecendo um plano de apoio aos criadores, para que eles possam ingressar no programa de carne de qualidade da raça Devon. Com isso, poderemos ter um volume maior de produto com essa qualidade, para ocupar esse mercado Premium no qual o Devon já se faz presente.

O que será feito a partir do ano que vem?
ECL –
Faremos um recredenciamento de técnicos; novos Dias de Campo; maior interação com universidades e cursos técnicos agrícolas; maior presença em feiras agropecuárias do Centro e no Norte do País, para abertura de novos mercados, além de trabalhar para fortalecer as conquistas já alcançadas.

Qual deve ser a marca da sua terceira gestão à frente da ABCD?
ECL –
A expansão do Devon para o Centro e Norte do País, que considero um enorme desafio.

Quais suas metas para a raça nesses próximos dois anos?
ECL –
Oferecer maior suporte e acompanhamento técnico para nossos associados, aumentar a oferta de touros Devon em centrais de comercialização de sêmen e conquistar novos mercados para o Devon.