Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Charolês

 

EXPOLAGES CONFIRMA O MOMENTO POSITIVO DO CHAROLÊS EM SC

De 14 a 19 de outubro de 2014 foi realizada, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages/SC, a EXPOLAGES, que contou com expressiva representação da raça Charolês.

Os julgamentos de classificação foram comandados pelo criador Jorge Renato Campos Abreu, membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCC e titular da Cabanha do Cerrito, Júlio de Castilhos/RS. Ao final dos trabalhos, ele fez um resumo do que viu em pista: “Os criadores de Santa Catarina estão de parabéns pela qualidade dos animais apresentados. Os 4 Grandes Campeões, em especial a Suprema Campeã, são animais excepcionais e seriam bem classificados em qualquer exposição do país”.

Veja a seguir os dados e fotos dos campeões.

- Grande Campeã Mocha/Campeã de Honra (foto 1)
Estampa do Cedro
Exp. Sucessão Ignez Kruker – Brunópolis/SC.

Reservada de Grande Campeã Mocha
Kayowa da Santa Lucia
Exps. Edmilson Dall’oglio/Ligia Dall’oglio – Faz.
Raio de sol – Campos Novos/SC.

- Grande Campeão Mocho (foto 2)
AFS Trovão 915 da Lestada
Exps. Marcio Schlup/Daniel Schlup – Fazenda Lestada – Itaiópolis/SC.

Reservado Grande Campeão Mocho
AFS Tabaco 916 da Lestada
Exps. Marcio Schlup/Daniel Schlup – Fazenda Lestada – Itaiópolis/SC.

- Grande Campeã Aspada
Gabana do Cedro
Exp. Sucessão Ignez Kruker – Brunópolis/SC.

Reservada Grande Campeã Aspada
Catarina 025 Santa Luzia
Exp. Valmor Pires Pereira/Lauro Vinicius – Cabanha
Santa Luzia – Lages/SC.

- Grande Campeão Aspado
Ellus de Santa Luzia
Exp. Valmor Pires Pereira/Lauro Vinicius – Cabanha
Santa Luzia – Lages/SC.

Reservado Grande Campeão Aspado
General do Cedro
Exp. Sucessão Ignez Kruker – Brunópolis/SC.

Também esteve prestigiando o evento o Presidente da ABCCharolês, o criador Wilson Borges. Segundo ele, os contatos mantidos com os produtores catarinenses confirmaram as informações sobre o momento positivo que vive a raça no Estado. Os criadores relataram que a procura por reprodutores Charoleses e animais cruzados tem superado a oferta, fazendo com que os preços atinjam patamares compensadores para quem investe na raça.

Para Wilson Borges, a visita superou as expectativas: ”Encontramos em Lages um ambiente de muita receptividade. Viemos propor a realização de uma exposição ranqueada em SC e voltamos com 3 candidatas. Além de Lages, natural postulante ao evento, Chapecó e Fraiburgo também poderão sediar exposições ranqueadas em 2015. O mercado anda aquecido e a tendência é que o Programa de Carne Certificada Charolês ajude a alavancar ainda mais o desempenho da genética branca. Outro ponto positivo foi a existência de um campo muito fértil entre os jovens, o que nos fez propor a ideia de realização de um Curso Jovem Jurado já no ano que vem, com a parte teórica realizada à noite para propiciar a participação dos estudantes da UDESC, Universidade localizada ao lado do parque”.


CABANHA TESOURÃO É TETRA NO RANKING CHAROLÊS

Tendo por base um plantel com excelentes animais, uma eficiente equipe de colaboradores e uma enorme paixão pelo Charolês, acompanhado pelos seus colegas e amigos do Núcleo de Criadores de Charolês dos Campos Gerais, o selecionador Dr. Nelson João Klas arrebatou pela quarta vez consecutiva o título do Ranking Nacional Charolês, tanto como criador quanto como expositor.

Dr. Nelson João Klas ao centro com sua esposa Anna Maria Klas

Ao ser informado oficialmente do resultado, ele declarou: ”Ao tomar conhecimento de ter alcançado o galardão de tetra campeão da raça charolesa como criador e como expositor, não seria outra a natural alegria por ver a Cabanha Tesourão galgar outra vez o topo do pódio. É grande a satisfação vivida pelos meus familiares e em especial pelos meus funcionários, com os quais divido o mérito da conquista.”

Veja abaixo os resultados finais do Ranking Nacional Charolês 2014.

- Categoria Expositor:


(Na categoria Criador, a Agro-Mercantil Vila Rica Ltda aparece em 10º, enquanto que os expositores da 6ª colocação em diante sobem uma posição.)