Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Charolês

Charolês é destaque no Concurso Cota 481 no Uruguai

Mais uma vez a importância do Charolês e suas cruzas ficou evidenciada no Concurso de Carcaças Novilhos Cota 481 Carne de Alta Qualidade. Oito dos dez primeiros prêmios contêm a genética da raça.

Cinco países fazem parte da cota, aprovada pela União Europeia para importação de carne bovina. Uruguai, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia podem exportar carne desossada que provenha de animais com menos de 30 meses e que, nos últimos 100 dias antes do abate, no mínimo, tenham sido alimentados somente à base de rações com um determinado nível de proteínas. Praticamente todo o ciclo produtivo da Cota 481 se faz sobre pastagens naturais (cria e recria) e se termina com ração durante os últimos 100 dias antes de ser enviado ao abate entre 500 a 550 quilos de peso vivo.

As maiores premiações dessa edição da Cota 481foram conquistadas pela família de Boismenú, do Uruguai, tradicionais criadores de Charolês do país vizinho. Confira abaixo as premiações:

Melhor rês do concurso, melhor rês de novilho e melhor rês cruza
(Charolês/Nelore):

Maria G. de Boismenú de Vejo


Rês de vaquilhonas (Charolês/Hereford)
Juan G. de Boismenú


Melhor rês de novilho cruza Angus (Angus/Hereford)
Juan G. de Boismenú


Melhor rês de vaquilhonas Angus
Juan G. de Boismenú


Melhor rês de vaquilhonas cruza Angus (Charolês/Angus)
Juan G. de Boismenú


Melhor rês de novilhos Hereford
La Lucha SG


Melhor rês Charolês
José J. de Boismenú


Melhor rês Limousin e rês de maior valor industrial
Jaime Mackinon


Lote de maior valor industrial
José J. de Boismenú


Cabanha Tesourão é tricampeã do Ranking Charolês

A Cabanha Tesourão, da cidade de Palmeira (PR), propriedade de Nelson João Klas, é a vencedora do Ranking Nacional Charolês pelo terceiro ano consecutivo. O tricampeonato veio após participação nas seis feiras que fazem parte do calendário oficial da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês).

O ranking em 2013 contou com exposições nas cidades de Londrina/PR, São Paulo/SP, Ponta Grossa /PR, Guarapuava/PR, Esteio/RS, Santa Maria/RS, tendo a Tesourão percorrido mais de 5.000 km com seus representantes.

O presidente da ABCCharolês, Joaquin Villegas, exaltou a conquista da Cabanha Tesourão, destacando o esforço dos proprietários durante o ano. "O Dr. Nelson e esposa estão mais uma vez de parabéns, apesar das dificuldades para estarem em todas as exposições, não abriram mão de prestigiar a raça, demonstrando a paixão que tem pelo Charolês.''

A conquista do ranking se deu na categoria criador e expositor. Entre os animais, a Cabanha Tesourão classificou dois dos cinco mais pontuados.

O Ranking por animais teve como vencedor Jacó 0498 da Estrela, de propriedade de Annemarie Pfann e Outros, de Guarapuava (PR), totalizando 562 pontos.