Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Brahman

Circuito Brahman de PGPs comprova qualidade da raça

Patrícia Peixoto Bayão

Lançado pela ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) faz quatro meses, com sete provas participantes, o 1º Circuito Brahman de PGPs é mais uma ação da Associação brahmista para disponibilizar ao mercado animais provados e testados. “Além de testar e disponibilizar ao mercado tourinhos com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado à produção de carne, essas provas possibilitam identificar, entre os animais participantes, aqueles de melhor desempenho no ganho em peso e servem, ainda, como um instrumento de seleção entre rebanhos, através do processo de avaliação posterior da fase de desmame”, esclarece o presidente da ACBB, Ary Marcos de Paula Bárbara.

As PGPs auxiliam nas avaliações e nos testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores em testes de desempenho individual, e possibilitam as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, através do acúmulo das informações zootécnicas.

Última prova a integrar o Circuito, a PGP Aberta Brahman Arrojo foi iniciada em 10 de agosto, com a entrada dos 23 animais participantes, todos nascidos entre 12 de outubro de 2011 e 10 de janeiro de 2012. A pesagem inicial da prova aconteceu em 19 de outubro, e as intermediárias acontecem em 14 de dezembro, 8 de fevereiro e 5 de abril. A prova será encerrada em 31 de maio do próximo ano, com a pesagem final dos animais.

Para o diretor agropecuário da Fazenda do Arrojo Brahman, João Cervoni, PGPs são ferramentas importantes para auxílio na identificação dos animais geneticamente superiores, uma vez que os participantes são submetidos ao mesmo ambiente – ou seja, alimentação, clima e manejo. “No Brahman Arrojo realizamos as PGPs a pasto. Selecionamos animais superiores nas condições em que a raça precisa se mostrar eficiente, ou seja, no campo”, avalia.

Integram essa primeira edição do Circuito, além da PGP Aberta Brahman Arrojo, a PGP a Pasto Brahman Estância Zebu (Uberaba/MG), o PGP MPX (PR) e o PGP Goiás (GO), o PGP Querença (MG), o PGP UberBrahman (MG) e o PGP Brahman Colina (SP), todas a pasto e já iniciadas. A ACBB estima que, nessa primeira edição do programa, cerca de 300 animais de genética diferenciada serão testados e provados.

Após cada PGP, os animais classificados como elite passarão por uma prova de eficiência alimentar de 100 dias, realizada por sistema GrowSafe. Os três primeiros classificados terão seu sêmen comercializado pela Alta Genetics, desde que apresente andrológico apto para congelamento ou monta natural ao final da prova, e estarão pré-inscritos para o PROBRAHMAN (Programa de Brahman de Avaliação de Touros).

LEILÃO DE TOUROS PROVADOS

Todos os animais classificados como elite e superior nas PGPs participantes do Circuito terão 49% de sua posse obrigatoriamente comercializada no 2º Leilão de Touros Provados Brahman, que será realizado durante a ExpoBrahman 2013. “O leilão de touros provados integra um amplo projeto da Associação para democratização da genética do Brahman brasileiro. Identificamos os melhores reprodutores por meio das provas do Circuito, testamos esses animais no PROBRAHMAN e comercializamos essa genética diferenciada no leilão”, explica o presidente da ACBB.

Destaque da oitava edição da ExpoBrahman, o 1º Leilão de Touros Provados aconteceu dia 14 de outubro e ofertou 106 lotes, com média de R$ 6.040. Mr Rojo 229, vendido por Brahman do Arrojo para Brahman Santa Bárbara, Rancho Brahman, Brahman Transmontana e Geraldo Vasconcelos, foi o lote de maior cotação. O maior comprador do remate foi Anildo Zollman e o maior vendedor, Querença Agropecuária.