Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Gir Leiteiro

1a prova de gir leiteiro a pasto é lançada na feileite

A 1ª PGLP - Prova de Gir Leiteiro a Pasto -, iniciativa da APCGIL (Associação Paulista de Criadores de Gir Leiteiro) em parceria com a FMVZ/USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo), foi lançada durante 5ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, a Feileite 2011.

O Ponto de Encontro do Leite, que tinha o Espaço do Gir Leiteiro Paulista, foi palco do lançamento desse projeto pioneiro com o objetivo principal de elevar a melhor genética zebuína para a produção de leite a um novo patamar.

Carlos Alberto da Silva, presidente da APCGIL, fez a abertura da solenidade. Visivelmente emocionado, o criador agradeceu a presença de todos e fez uma menção honrosa aos pioneiros que acreditaram na evolução do Gir Leiteiro. Após as considerações iniciais, conclamou os parceiros envolvidos no projeto a participar da apresentação e dar seus depoimentos.

O professor Francisco Rennó, um dos idealizadores da prova e entusiasta no melhoramento da raça Gir Leiteiro, ressaltou a importância da parceria e também a iniciativa da APCGIL. “O Gir Leiteiro é hoje pungente na pecuária leiteira do Brasil e essa prova tende a valorizar ainda mais o crescimento da raça”.

Crozara entrevista Carlão na Feileite 2011

Leo Machado, Renan Antonelli, Carlos Alberto e Bruno Machado

Na sequência, Douglas Ribeiro, da Dow Agrosciences, uma das empresas patrocinadoras do projeto, destacou a importância da nutrição animal para o sucesso da prova. “Em pecuária, quando mencionamos alimentação animal, estamos diretamente falando sobre pastagem, e a Dow acredita e dará todos os subsídios necessários à realização desse projeto.”

O presidente da ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), Silvio Queiroz Pinheiro, considerou o lançamento “um momento histórico, não só para o Gir Leiteiro como também para o desenvolvimento da pecuária mundial”. Ele lembrou também que “todo trabalho de sucesso é fundamentado na construção de parcerias e a ABCGIL irá colocar seu corpo técnico e profissional à disposição para contribuir com esse projeto que, em um futuro próximo, irá compor o conjunto de pesquisas do PNMGL”, fazendo uma menção ao Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, um projeto da associação, e de caráter nacional.

Carlos e José Coelho Vitor

Carlos Alberto da Silva e o Governador Geraldo Alckmin

Fechando as apresentações de lançamento da 1ª PGLP, o professor Enrico Lippi Ortolanni, da FMVZ/USP, parabenizou os envolvidos no projeto que irá viabilizar a realização dessa prova e finalizou as declarações dizendo que “há 30 anos, o Brasil era um importador de leite e alguns visionários descobriram que a Ciência poderia mudar o cenário. Hoje, já existe a perspectiva de que, em 20 anos, seremos um dos maiores exportadores de leite do mundo. Ao ver o entusiasmo de todos aqui presentes e a credibilidade que existe nesse projeto, chegaremos a este patamar muito antes disso”.

Douglas Ribeiro, Silvio Queiroz, Carlos Alberto, Enrico Lippi Ortolani, José Antonio Visintin, Francisco Rennó e Rafael Villela Barletta

Ao final das apresentações e com o estande totalmente lotado, Carlão fechou o evento falando em nome de todos os envolvidos no projeto e também dos que, antecipadamente, já fizeram a inscrição para participar da prova. “Tínhamos 60 vagas disponíveis para registro num primeiro momento e 70 pré-inscritos. Isso mostra que todos estão conscientes da colaboração que essa raça maravilhosa que é o Gir Leiteiro pode dar para a pecuária tropical, não só no Brasil, como nos outros países que acreditam no melhoramento da genética leiteira.”

Público presente no Ponto de Encontro do Leite durante lançamento da PGLP

Carlos Alberto, Geraldo Alckmin, Maria Tereza e Dra. Dalila Galdeano

Mario Cesar de Moraes

Sobre a PGLP

A 1ª PGLP – Prova de Gssir Leiteiro a Pasto é uma iniciativa da APCGIL em parceria com a FMVZ/USP. Conta, ainda, com a coparticipação técnica da ABCGIL, da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e de empresas do setor privado. A Dow Agrosciences é uma das patrocinadoras da prova.

A PGLP é um projeto pioneiro que tem como objetivos avaliar a produção de leite das matrizes Gir Leiteiro, persistência de lactação, qualidade do leite, taxa de reconcepção das novilhas, entre outras características, no intuito de elevar a melhor genética zebuína para a produção de leite a um novo patamar.

Confirmados

Os pré-inscritos para a 1ª Prova de Gir Leiteiro a Pasto são Fazenda Brasília/Fazenda Calciolândia/José de Castro Rodrigues Neto- Marca FB/ Kinkão-Marca Campo Alegre/Leo Machado Ferreira/Eduardo Falcão de Carvalho/Bom Jardim da Serra/Daniel Mendes - Marca DCAD/Dra Dalila Galdeano Lopes/Condomínio Labry/ Silvio Queiroz Pinheiro/Adriano Vaz/ Adriano Maia/Rio Vale Agronegócios/ Agnaldo Lacerda/Antonio Lopes Batista/ Maria Tereza Lemos Costa Calil/ Adonias Souza Santos/Agropecuária Corona/Henrique Figueira /Adriano Okano/Pedro Seferian/ Mario Cesar de Moraes/Luiz Eutalio/José Luiz Neves Carvalho/Anibal Vercesi/Agropecuária Alambari/Getulio Vilela/José Rolanda e Julinho-Fazenda Oriente/ Lucio Rodrigues Gomes/Luiz Fernando Taranto Neves/Fazenda Matão/Fazenda Baixadinha/Geraldo de Oliveira Marques/Luiz Evandro Aguiar/Gerson Dias Filho/Fazendas do Basa- Evandro Guimarães/Paulo Ricardo Maximiano/ Carlos Wallauer/Francinir Antonio Sanches/ Emerson Teixeira Oliveira/Luciana Rezende/José Orlando Bordin/Paulo Roberto Andrade Cunha/Agropecuária Pitu-Perivaldo/Tropical Genética/André Monteiro/Eduardo Ambar.