A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Soja

Exemplo de produção SUSTENTÁVEL

A SLC Agrícola, que faturou R$ 1,76 bilhão em 2015, vem conquistando para suas fazendas certificações ambientais e sociais


SLC Agrícola

• Sede administrativa: Porto Alegre/RS
• Fazendas com soja: 14
• Área de soja 2015/16: 212.586 ha (soja comercial + semente)
• Produção e produtividade 2015/16: Produtividade de 43 sc/ha; produção de 555 mil t
• Faturamento em 2015: R$ 1,76 bilhão


Quais são as definições da SLC Agrícola para a soja na safra 2016/17? A área será maior que na safra anterior ou não? O que levou a empresa a tomar essas decisões?

Aurélio Pavinato — Ainda estamos finalizando o planejamento agrícola, mas podemos afirmar que haverá expansão na nossa área de cultivo de soja, próxima de 10%, em linha com a nossa estratégia de crescimento, e também em parte devido à migração de áreas de algodão de primeira para segunda safra, como estratégia de maximização de rentabilidade, o que libera mais áreas para a soja.

E quais as projeções da empresa para a rentabilidade do cereal na safra?

Estamos otimistas com a próxima safra, pois, do ponto de vista climático, há boa probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña, que, historicamente, trouxe níveis de precipitação adequados para a nossa região de atuação (Cerrado). Além disso, nossos custos de produção em reais serão menores, dada à redução nos preços em dólar dos insumos e à menor taxa cambial. Em relação aos preços de venda, estamos conseguindo níveis superiores aos atingidos em 2016, tanto nos preços em dólar quanto no câmbio travado. Dessa forma as margens deverão expandir em relação ao que esperávamos para a safra 2015/16. A conjuntura é positiva.

...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!